Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Micro inverssor de frequencia


circuit

Posts recomendados

Esse circuito do vídeo ta mais pra controlador PWM que inversor; veja que o motor usado parece um motor de arranque de carro... e a fonte de corrente chega ate desarmar pois um motor desse pede mais de 100A...

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-695578092-controlador-de-velocidade-motor-12v-20a-pwm-0-a-100-_JM

 

voce teria que ver o tipo de motor que voce pretende controlar, AC, DC ou universal e ai ver o tipo de controle que vai usar PWM, inversor de frequencia, fonte de tensão variavel...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o motor e este mesmo é um motor de arranque de moto estrada 200 por exemplo  o qual  com  carga total não passa de 50 rpm e  esta sendo  controlador  por um micro inversor veja que o motor consegue disparar e atingir uma velocidade   bem superior eu diria  uns 1000 rpm  um circuito pwm  ele  controla apenas  o ciclo  o que na realidade se  ele entregar a carga total  ao 100% de ciclo ativo  motor daria  o seu rpm de fabrica normal 50rpm ok portanto  este circuito  é um circuito  inversor de frequencia  o qual  entrega  ao motor uma frequencia superior e desta forma acaba dando uma turbinada  no motor é lógico que perde potencia etc.. o que não vem ao caso

obs: é um motor  de escova DC 12volts  50A _>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma coisa, inversor de frequencia se aplica a motores de Corrente alternada, onde o numero de polos x frequência da rede de alimentação, determina rotação nominal do motor; em motores CC a rotação esta diretamente ligada a tensão...

 

Nenhum motor DC tem rotação tão baixa como 50 rpm... seriam necessários muitos polos internos e o motor se tornaria muito pesado... vide os motores de drive de disquete, que tinham 36 polos e rodavam na faixa dos 300 RPM e mesmo motores de passo, que também são motores CC tem rotação de pelo menos 100RPM...

 

Esses motores de arranque são motores com engrenagens redutoras que o fazem desenvolver os 50RPM na saída, em geral a rotação interna de um motor CC de arranque é sempre acima de 15000 RPM quando sem carga. por isso escuta-se o zumbido dele em funcionamento.

 

Logo se quiser mais rotações deles só há duas saídas, a mais lógica seria ver uma forma de remover/modificar a relação da caixa redutora e usar o motor diretamente...

 

A segunda seria aumentar a tensão de alimentação, limitando de alguma forma a corrente, mas esse método se torna inviável para aumentos muito grandes. maiores que uns 20% da RPM nominal. esses motores DC de arranque geralmente trabalham em sobrecarga e não são apropriados para trabalhar por mais que alguns segundos...

 

Mesmo motores industriais CA trifásicos, o aumento conseguido com um inversor não vai tão longe assim, por exemplo um motor 2 polos e rotação de 3450RPM, com um inversor chega a no máximo uns 6000 RPM... mais que isso a indutância das bobinas mais a velocidade de magnetização do núcleo ( relutância magnetica) pode fazer o motor superaquecer, vibrar e travar, ou os próprios rolamentos já podem sofrer desgaste mais rápido...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no caso deste motor ele não tem redução  ele é direto no eixo   eu mesmo ja desmontei vários    se fosse o de biz 100 ou cinquentinha  ate teria  mas no caso deste não .

outra coisa  ele  não tem  estator pra ser modificado  pois o induzido dele é fixo  de fabrica  e ímã na carcaça "estou falando deste do vídeo" portanto creio  que seja  um micro inversor ate  pelo barulho  você nota que  os transistor  fazem  o  ruído de  trabalho de um micro inversor  de frequencia   a menos que  esteja  sendo controlado por pwm e  colocaram  um tensão maior  mas  se for  pela descrição  do vídeo 12 volts  se ligar ele diretamente na bateria ele  não roda desta velocidade  te garanto

OBS: eu não estaria  abrindo um tópico aqui se eu não conhecesse  este motor

veja como ele é por dentro a redução ja fica na carcaça da moto  para poder dar aproximadamente uns 50rpm  o motor em si da en torno de  no máximo 300 rpm  diferente do video anterior que  chega zunir veja 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no caso deste motor ele não tem redução  ele é direto no eixo   eu mesmo ja desmontei vários    se fosse o de biz 100 ou cinquentinha  ate teria  mas no caso deste não .

outra coisa  ele  não tem  estator pra ser modificado  pois o induzido dele é fixo  de fabrica  e ímã na carcaça "estou falando deste do vídeo" portanto creio  que seja  um micro inversor ate  pelo barulho  você nota que  os transistor  fazem  o  ruído de  trabalho de um micro inversor  de frequencia   a menos que  esteja  sendo controlado por pwm e  colocaram  um tensão maior  mas  se for  pela descrição  do vídeo 12 volts  se ligar ele diretamente na bateria ele  não roda desta velocidade  te garanto

OBS: eu não estaria  abrindo um tópico aqui se eu não conhecesse  este motor

veja como ele é por dentro a redução ja fica na carcaça da moto  para poder dar aproximadamente uns 50rpm  o motor em si da en torno de  no máximo 300 rpm  diferente do video anterior que  chega zunir veja 

 Tudo bem amigo. Você conhece o motor. Mas você desconhece o principio dos inversores.

 

Impossível motor DC funcionar com inversor. Nem gira.

Aquece até queimar.

É a mesma coisa que ligar um motor DC em corrente alternada. 

É mais provável que o cara tenha usado tensão bem maior e um PWM para variar a potência. 

Posso até citar a freqüência do chaveamento do PWM dos mosfets só de ouvido:

Aproximadamente 4,36Khz. Por isso que você consegue ouvir aquele barulhinho. 

Aquilo não é inversor. É um PWM com freqüência baixa. 

Veja como um inversor funciona neste vídeo abaixo, a partir dos 1 minuto e 30 segundos:

 

 

O inversor alimenta o motor com corrente alternada. Por isso se chama inversor. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

...se ligar ele diretamente na bateria ele  não roda desta velocidade  te garanto...

Melhor ligar direto por alguns segundos antes de garantir!

Se a velocidade for alta, certeza que é PWM.

Aliás aquela placa do post #1 tem um circuito muito simples pra ser inversor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor ligar direto por alguns segundos antes de garantir!

Se a velocidade for alta, certeza que é PWM.

Aliás aquela placa do post #1 tem um circuito muito simples pra ser inversor.

ja fiz isso liguei não so  por alguns segundos mas por  mais de um minuto _xyko_ em uma bateria de 12 volts 70A  gira   mas lento

a única resposta que encontrei  é uma resposta coerente  é  a tensão  maior como já  foi dito pelo F4b10  mas eu  reparei isso  o circuito muito pequeno o que leva a crer que foi feito em uma tensão maior para girar muito mas rápido  talvez tenha sido  em 24 volts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aprendi bastante  inclusive   que AC  não se mistura com CC mas   vamos  deixar  aberto para  quem quiser  postar um circuito com lógica  para controle de  um motor bi fase  quem sabe  não consigo  um motor  "AC é claro !"  e acabo animando e monto o circuito a nível  didático se bem que   motor tri fase  eu tenho  AC  mas acho mais fácil de entender  o funcionamento  bi fase

http://www.escoladavida.eng.br/mecfluquimica/planejamento_12009/Inversores_de_Frequencia.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é muito comum, ou talvez nem exista inversor para motor bi ou monofásico, motores monofásicos/bifásicos precisam de gambiarras para partir, como capacitores e/ou enrolamentos de partida, que são dimensionados para uma determinada frequência... mesmo em redes monofásicas, o mais comum é um inversor com alimentação monofásica/bifásica mas que na saída fornece tensão trifásica...

 

Se quiser saber mais a respeito de motores CA eu recomendo esse artigo:

 

http://dicasdozebio.com/2014/12/31/dica-conheca-e-conserte-os-ventiladores-de-teto/

 

apesar do titulo, o cara acaba explicando o funcionamento de diversos tipos de motores, unipolares de fase sombreada, bipolares de fase dividida com e sem capacitor de partida...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo artigo  muito  rico  cheio de informações parabéns !

gostei  muito da parte  do osciloscópio também 

não esta  neste artigo mas  eu tinha  em mente   o seguinte eu achava que  os motores  brushless " tipo aero modelo e HD" eram micro motores de indução tri fase o que na realidade não deixa de ser  mas eles são cc diferente desses  motores grandes  da weg que são usados  com inversor eu achava que a mesma lógica de  acionamento  de um serviria no outro apesar de tamanho etc.. mas achava que trabalhavam com a mesma lógica  e  nos últimos dias  dei uma repassada e vi que não tem nada ver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...