Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Zotac 960x Não reconhecida pelo sistema (standard vga adapter)


Ir à solução Resolvido por Flávio Nóbrega Catarino,

Posts recomendados

Olá. Gostaria de ajuda com minha nova placa de vídeo.

Recentemente comprei uma Placa de Vídeo Zotac Nvidia GeForce GTX960 2GB GDDR5 PCI-Express 3.0 ZT-90301-10M

 

Chequei antes de comprar pra ver se tinha os pre-requisitos e os tenho de fato(creio eu)

Operating System
            Windows 7 Ultimate 64-bit SP1
        CPU
            Intel Core i3 2120 @ 3.30GHz  
            Tecnologia Sandy Bridge 32nm
        RAM
            8,00GB Dual-Channel DDR3 @ 666 Mhz (9-9-9-25)
        Placa mãe
            ASUSTeK COMPUTER INC. P8H61-M LX3 R2.0 (LGA1155)   
        Gráficos
            SyncMaster (1360x768@60Hz)
            1024MB NVIDIA GeForce 9800 GT (EVGA)   
        Storage
            931GB Western Digital WDC WD10EZEX-00RKKA0 ATA Device (SATA)  
            465GB Western Digital WDC WD5000AAKX-00U6AA0 ATA Device (SATA) 
        Drives óticos
            MagicISO Virtual DVD-ROM0000
            ATAPI iHAS122 W ATA Device
        Áudio
            VIA High Definition Audio

 

(a placa mostrada na lista é a placa antiga ) Meu monitor atual é um samsung com entrada apenas em VGA. A placa de vídeo zotac gtx960 não possui saída vga então usei um adaptador vga-DVI

 

   O problema é que o sistema não reconhece a placa de vídeo nova mesmo após fazer a instalação. EM gerencidor de dispositivos>adaptadores de vídeo Ele mostra apenas como "standard vga adapter" O computador liga, ele mostra imagem(em 800x600), mas a placa em si não é reconhecida, logo não consigo entrar em nenhum jogo nem fazer qualquer outra operação que necessita de uma placa de vídeo mais potente do que uma que seria onboard. O driver de instalação está instalado corretamente, já tentei fazer pelo CD, baixar o mais recente da internet e nada.

   Me parece que o problema é mais físico do que de software. Depois levar em vários técnicos de informática, me disseram que a placa deve ter vindo com defeito de fábrica. Ela foi testada em 3 outros computadores diferentes com o mesmo problema ocorrendo.

   Decidi então enviar a placa de volta à loja(megamamute.com) que prontamente efetuou a troca da placa por uma outra nova do mesmo modelo. Efetuei a instalação correta da placa como de costume, reiniciei o sistema. E o mesmo problema continua ocorrendo.

 

Passou pela minha cabeça que o problema poderia ser devido à falta de suporte analógico. Uma vez que o monitor só suporta VGA e estou tentando rodar com o DVI. Os outros computadores que foram testados na loja foram tambem usados com monitores que suportam apenas VGA, feitos com o adaptador DVI.

 

Alguem tem alguma ideia de como consertar este problema, ou passou por problemas similares no passado? Pesquisei bastante na internet e não achei nenhum problema similar, pelo menos não um que ocorresse com diferentes computadores. Será um outro problema de fábrica? Mas quais seriam as chances de uma placa de vídeo defeituosa ser trocada por outra com o mesmo problema?

 

Contatei o suporte da Zotac por e-mail para pedir ajuda. Aguardo resposta ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Entre em modo seguro.

2 - Desinstale todos os drivers de vídeo que estiverem instalados.

3 - Instale o driver que veio com ela, ou direto do site do fabricante.

 

Caso não resolva faça como o amigo acima sitou abra o GeForce Experience e veja se tem atualização de driver´s.

 

Esqueci de dizer.

 

Este Standard VGA que aparece no seu gerenciador é o driver de vídeo generico que o Windows instala automaticamente e que tem que ser substituido pelo driver do fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de instalar a nova placa, primeiro remova todos os drivers da antiga, aí instale os da nova placa.

 

 

1 - Entre em modo seguro.

2 - Desinstale todos os drivers de vídeo que estiverem instalados.

3 - Instale o driver que veio com ela, ou direto do site do fabricante.

 

Caso não resolva faça como o amigo acima sitou abra o GeForce Experience e veja se tem atualização de driver´s.

 

Esqueci de dizer.

 

Este Standard VGA que aparece no seu gerenciador é o driver de vídeo generico que o Windows instala automaticamente e que tem que ser substituido pelo driver do fabricante.

 

Humn. Da ultima vez que levei ao técnico ele disse que fez exatamente isso. Com a outra placa. Um amigo recentemente me recomendou usar um software chamado DDU(display driver uninstaller) pra fazer a instalação completa dos antigos drivers de sistema.

Será que devo fazê-lo?

Então eu entraria em modo seguro, desinstalaria os drivers de video, instalaria a outra placa, ligaria o pc e instalaria os drivers dela?

Mais uma coisa. Usando o geforce experience ele diz que todos os drivers foram instalados corretamente mas ainda mostra como standard vga adapter no sistema e não funciona corretamente.

 

Muito obrigado pelo feedback. Farei um update do status mais tarde. Se funcionar espero que este post possa ajudar outros com problemas similares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Humn. Da ultima vez que levei ao técnico ele disse que fez exatamente isso. Com a outra placa. Um amigo recentemente me recomendou usar um software chamado DDU(display driver uninstaller) pra fazer a instalação completa dos antigos drivers de sistema.

Será que devo fazê-lo?

Então eu entraria em modo seguro, desinstalaria os drivers de video, instalaria a outra placa, ligaria o pc e instalaria os drivers dela?

Mais uma coisa. Usando o geforce experience ele diz que todos os drivers foram instalados corretamente mas ainda mostra como standard vga adapter no sistema e não funciona corretamente.

 

Muito obrigado pelo feedback. Farei um update do status mais tarde. Se funcionar espero que este post possa ajudar outros com problemas similares.

 

Sim, o DDU vai remover todos os traços dos drivers da Nvidia, aí vai ter que remover o Geforce experience também, não pode ficar um software. Ao executar o DDU ele já te guia, e vai lhe recomendar e perguntar se quer que reinicie e que entre no modo de segurança, ai ao entrar no modo de segurança, abra o DDU de novo e faça a remoção do software da Nvidia, vai reiniciar e ao voltar ao normal, instale o driver da outra placa que deve funcionar normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Tudo funcionando 100% Finalmente.

A placa foi reconhecida e o driver está instalado. Já testei rodando 3 jogos em alto desempenho.

 

Passos seguidos para consertar o problema:

1- desinstalei todos os programas relacionados à Nvidia.

2- reiniciei o computador em modo de segurança e rodei o DDU(display driver uninstaller) selecionando a opção para trocar de placa de vídeo e desligar o pc.

3- desliguei o sistema e troquei a placa de vídeo anterior pela atual "zotac gtx960", conectando o cabo VGA no adaptador vga-dvi

4- liguei o sistema e esperei o windows instalar automaticamente a placa (apareceu como "standard VGA adapter")

5- baixei o driver de instalação no site da zotac para a placa específica que estou usando: http://www.zotac.com/en/products/graphics-cards/geforce-900-series/gtx-960/product/gtx-960/detail/geforce-gtx-960-zt-90310-10m/sort/starttime/order/DESC/amount/10/section/downloads.html

mais especificamente este link de download: http://www.zotac.com/en/downloadlightbox.html?ltype=1000&link=http%3A%2F%2Fus.download.nvidia.com%2FWindows%2F355.60%2F355.60-desktop-win8-win7-winvista-64bit-international-whql.exe&uid=68066

6- instalei o driver e reiniciei o sistema uma ultima vez e o sistema agora reconhece a placa totalmente e usa seus atributos 100%

 

segue um print:

u0rICIX.png

 

Muito obrigado à toda comunidade do Clube do Hardware. Em especial aos que me ajudaram neste post com dicas e ideias para resolução do problema. "You guys are the real MVPs"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...