Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
dragonflox

Placa mãe ou fonte?

Recommended Posts

Boa tarde pessoal do Clube do Hardware, estou com o seguinte problema de quedas de fps , por exemplo , uma hora está tudo rodando lise a 60 de fps , após alguns minutos ou o fps cai para +- 20 , e após algum tempo jogando ainda , o fps volta a ficar em 60 .

Minha dúvida é , pode ser problema na placa mãe que é bem velhinha , ou a minha fonte não está aguentando?

PROC : Phenom x6 1100T .
MOBO : M4N68T LE V2
FONTE : IceAge 500w 
RAM: 8 GB
PV : GTX 760

Lembrando que a placa mãe já tem 2 slots de memória pifados , e a mesma já foi lavada com água por causa de crostas de pó e etc.

OBS: Acredito que seja a placa mãe , mas gostaría apenas de tirar essa dúvida.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já experimentou formatar e reinstalar tudo de novo?

Compartilhar este post

Link para o post

Além da sugestão do Sr.NASCARBR, verifique a temperatura ao jogar, atualize os drivers, directX, otimize o sistema, descarte estabilizador caso use. A queda é tanto em jogos leves quanto os pesados?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Tarde , já havia formatado o pc no início deste mês e o problema ainda persiste , todos os drivers estão atualizados , e a temperatura da cpu fica entre 40 - 55 °C , e a placa de vídeo em 60+- °C , não utilizo estabilizador ou afins. O Problema é que essa queda começou na época que eu havia trocado a placa mãe (pois a boa havia queimado e só tinha esta atual velhinha no armário) e a placa de vídeo , por isso estou em dúvidas se é a fonte que está dando gargalo ou se a placa mãe estava ruinzinha.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse Phenom é forte, acredito que seria "pouco gargalo". Tente OC nele ou troque o Kit se tiver condição.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite , agradeço as rápidas respostas , realizei um teste utilizando o 3D Mark , as temperaturas estão ainda OKs ficando :

CPU : 40-50 °C

GPU : 45-70 °C(levei em consideração que aqui em SP está chovendo lava)

Em relação as voltagens também está tudo OK ficando assim :

CPU : 141.6W

GPU : 0.950W com os clocks ficando 135MHz (stock) , +- 1GHz(teste)

Agora é que ficou a dúvida , o que diabos deve estar causando essa queda e volta repentina de FPS , sendo que eles ficam altos e mega baixos jogando independente do gráfico que eu coloco(low , medium , high).

Rodei o 3D Mark junto com o MSI AfterBurner , em relação ao uso de CPU e GPU está tudo normal , apenas algumas quedas entre as trocas dos testes . Já em relação a tensão não consegui ver algo em relação a isso nos logs.

Compartilhar este post

Link para o post

Se não for pico de consumo de energia ou pico de temperatura é "provável" gargalo CPU x GPU

Instale :
CPU-Z
GPU-Z
AINDA Extreme
MSI Kombustor 3
Open Hardware Monitor

Por Hora

Espero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite , realizei alguns testes no Dead Rising 3 tudo no high com o Aida64 aberto , durante 10 minutos em nenhum momento foi utilizado nem 60% da cpu , mas como antes , após um tempo de jogo acontece as quedas de fps de vai e vem :(

Compartilhar este post

Link para o post

Minha sugestão:

Dentro do AIDA64 Extreme.
Aba “ferramentas”
Acesse “Teste de Estabilidade do Sistema”
Marque todos menos “Stress local disks”
Rode por 15minutos e monitor o gráfica.

Depois rode o MSI Kombustor 3 e monitore com o Open Hardware Monitor; CPU-Z e o TechPowerUp GPU-Z aba de “sensors”

Você vai poder constatar se é excesso de temperatura; falta de tensão ou simples mente gargalo.

Espero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia pessoal , chegando do serviço irei realizar mais testes , mas por enquanto irei descrever o que percebi hoje de manhã , quando eu tentei forçar o desligamento do PC pressionando o botão de power , o mesmo só conseguiu ligar após eu tirar da tomada e esperar alguns segundos , caso contrario o bichinho não ligava de jeito nenhum , mesmo com os LEDs da placa-mãe e placa de video acesas

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Noite pessoal , apenas dando uma atualizada , após ficar jogando por um tempo com o Aida64 aberto , percebi que o clock do processador caia muito nas horas que o fps abaixava.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Noite pessoal , apenas dando uma atualizada , após ficar jogando por um tempo com o Aida64 aberto , percebi que o clock do processador caia muito nas horas que o fps abaixava.

Desativa o Cool 'n Quiet na bios.

Compartilhar este post

Link para o post

O “Cool n´quiet” ativado permite que o seja ajustado o relógio (frequência) do CPU e a VID (tensão) para reduzir a saída de calor e/ou consumo de energia.
Desativa-ló é uma boa alternativa.

Melhor seria descobrir o que de fato esta acontecendo, aposto do gargalo CPUxGPU.

Sugestão

Se possivel for, instale os programas indicados, rode os teste de benchmark, e publique no tópico os ressultados.

Por Hora

Espero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite . primeiramente desculpe a demora , desliguei o cool n quiet na bios e o problema ainda continua , temperaturas tudo em OK , uso da CPU e GPU tudo em OK sem nenhuma das duas sendo forçadas ao 100% , e mesmo assim o clock do processador está caindo de 3Ghz para 1Ghz :(

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite . primeiramente desculpe a demora , desliguei o cool n quiet na bios e o problema ainda continua , temperaturas tudo em OK , uso da CPU e GPU tudo em OK sem nenhuma das duas sendo forçadas ao 100% , e mesmo assim o clock do processador está caindo de 3Ghz para 1Ghz :(

Tem uma N68 da AS Rock que vive dando esse tipo de problema..

Tem algum programa instalado aí que monitore a tensão na CPU?? Tipo AMD Overdrive??

Se, clock e Vcore caem juntos, é coisa da placa-mãe mesmo..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais