Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Bisão1976

TECLADO HID USB COM AVR

Recommended Posts

Ola Galera gostaria de montar um teclado hid usb de 14 teclas comunicando com pc.Gostaria de saber se eu usar microcontrolador ATMEGA 8 ele tem suporte para comunicação USB ou tenho que baixar algum drive?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Genilsonsa,

Existem vários projetos semelhante na Internet. O Atmega8 não tem suporte nativo USB, então voce tem de fazer no software mesmo, isto é, "na marra", uma porta virtual USB. E isto só vai funcionar usando um cristal de 12 Mhz.

Começe por aqui :

http://www.mcselec.com/index.php?option=com_content&task=view&id=322&Itemid=57

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado por me responder _xyko_ e Paulo.Muito obrigado por disponibilizar esses excelentes sites.Eu uso muito microcontroladores PIC e os 18f2550 ou 4550 tem suporte para USB,porém fiquei na dúvida se os microcontroladores da ATMEL teriam suporte para USB iguais aos da MICROCHIP.Minha pergunta é já que tenho que criar o software na "MARRA" para usar virtual usb então posso utilizar outros microcontroladores de 20 pinos AT 90 OU ATTINY .Me perdoe se a pergunta for muito *****,pois é a 1ª vez que tenho que fazer um projeto com os AVR

Compartilhar este post

Link para o post

@Genilsonsa,

Boa pergunta .... olha, voce pode usar os Attiny ou os Atmegas. Já o AT90 pode ser que não funcione. 

Vou tentar explicar melhor o "na marra" kkkk !

Existem alguns ATmegas que possuem sim suporte nativo USB. Mas já são mais caros e mais difíceis de se encontrar aqui no Brasil.

Já se você usar o Bascom, que é de onde veio esse exemplo aí de cima, existe uma biblioteca que te ajuda muito a fazer isso, e simplifica o software. Mas existe uma restrição sobre a velocidade, voce tem mesmo de usar um cristal de 12 Mhz ou não vai funcionar. Pode usar em quase qualquer Atmega comum. Mesmo assim, eu ainda acho meio complicado..... experimente baixar os fontes, estão disponíveis ao final do link que te passei, e dê uma olhada, ok ?

Agora, se tivesse de escrever o acesso USB via HID na marra , tipo sem usar nada pronto, pode acreditar que você ficaria louco hehehe !

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@aphawk

Confesso que não abri o seu link e postei a mesma imagem que tem no seu.

Mas serve como reforço... hehe

Quanto a velocidade, pra este caso é irrelevante. O USBASP até que funciona muito bem com o ATmega8...

Quanto ao clock, será que só funciona com 12MHz ?

Eu também pensava, mas estava lendo isto hoje.

• Can be clocked with 12 MHz, 15 MHz, 16 MHz 18 MHz or 20 MHz crystal or from a 12.8 MHz or 16.5 MHz internal RC oscillator.

https://www.obdev.at/products/vusb/index.html

Na sua opinião, o que deixa mais louco: Ethernet (TCP/IP) ou USB ?

@Genilsonsa

Mais sobre..

https://www.obdev.at/products/vusb/prjall.html

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais