Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como contratar para eletricidade predial?


Posts recomendados

  • Membro VIP

As atribuições das profissões técnicas são definidas pelo CREA conforme as disciplinas cursadas. Os Engenheiros Eletricistas ou Engenheiros Eletrotécnicos podem fazer projetos elétricos. Tecnólogos não podem. O Técnico de Eletrotécnica, que é um curso do ensino médio, pode fazer projetos até 800 kVA em certos casos, definidos pelo CREA de cada estado. Não existe uma formação exigida para eletricista, mas existem bons cursos como o do Senai. Mas os eletricistas não podem fazer projetos.

Vejamos se entendi os tipos de profissionais:

  • Engenheiro Eletricista ‒ formação em curso do ensino superior; pode fazer projeto elétrico
  • Engenheiro Eletrotécnico ‒ formação em curso do ensino superior; pode fazer projeto elétrico
  • Técnico de Eletrotécnica ‒ formação em curso técnico do ensino médio; pode fazer projeto elétrico de até 800 kVA, em certos casos, de acordo com especificidades do CREA de cada estado
  • Eletricista ‒ formação autodidata, em cursos particulares, ou do SENAI

"Eletrotécnico" seria um termo genérico e flexível para os últimos três tipos da lista acima.

Os dois primeiros tipos de profissionais, na lista acima, talvez sejam a mesma coisa.

O que seria um Engenheiro Elétrico?

Como um particular — como eu ou você — vai achar (buscar) quem atualize com reprojeto sério uma instalação elétrica predial? O melhor ponto de partida é consultar a concessionária de energia e o CREA, em busca de um elenco de profissionais de profissionais?

Presumo que ao interessado convém ir em busca de pelo menos dois profissionais: um eletrotécnico (projetista) e um eletricista (executor). É esse o linguajar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engenheiro Eletricista é o nome consagrado. Engenheiro Elétrico soa meio estranho. Engenheiros Eletricistas podem atuar em eletrônica e telecomunicações também, além da área de eletrotécnica. Tudo depende da grade curricular que foi cursada na universidade. O CREA analisa o currículo e define as áreas em que poderá atuar.

 

Para atualizar uma instalação, o chamado retrofit, o recomendado é contratar uma empresa ou profissionais habilitados. O CREA informa essas empresas e profissionais. A concessionária de eletricidade não tem nada com isso. Pode também consultar o sindicato dos condomínios e outras dessa natureza e pedir referências.

 

Num caso assim deverá ser feito um projeto e depois a execução desse projeto, por um eletricista, supervisionado pelo Técnico ou Engenheiro. As empresas tem equipes para isso que trabalham de forma harmônica. O porte da obra vai definir a quantidade de profissionais necessários.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!