Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ESP8266 - A Pequena Maravilha para Comunicação WIFI


aphawk

Posts recomendados

@Papibakigrafo  Vamos supor que você queira gravar na eeprom  SSID e senha a partir da serial. Pois como você não ta usando mais o protocolo webserver, então fica meio complicado eu te orientar por lá ashushuas

int i=0
int o=70
char leitura2[50]="";
char identificador;
#include <EEPROM.h>

  
  
  
void setup(){
Serial.begin(9600);
EEPROM.begin(512);
pinMode(d1,OUTPUT);
pinMode(D2,OUTPUT);
pinMode(D4,OUTPUT);
}
void loop(){
  digitalWrite(D4,HIGH);
  String leitura1="";
char leitura= Serial.read();
 if (leitura=="s"){
  Serial.println("faça o cadastro da senha");
  digitalWrite(D4,LOW);
  while(leitura!='\n'){
  leitura1+=leitura
  }
  digitalWrite(D4,HIGH);
  Serial.print("Senha escrita,gravando na EEPROM:")
  Serial.println(leitura1);
  leitura1.toCharArray(leitura2,50);
  for(i=0;i<sizeof(leitura2);i++){
  EEPROM.write(i,leitura2[i]);
   }
 i=0;
 leitura1="";
  }
  if (leitura=="l"){
  Serial.println("faça o cadastro do login");
  digitalWrite(D4,LOW);
  while(leitura!='\n'){
  leitura1+=leitura
  }
  digitalWrite(D4,HIGH);
  Serial.print("login escrito,gravando na EEPROM:")
  Serial.println(leitura1);
  leitura1.toCharArray(leitura2,50);
  for(i=0;i<sizeof(leitura2);i++){
  EEPROM.write(i+70,leitura2[i]);
  }
  i=0;
  leitura1="";
  }
  if(leitura=="E"){//para ler a senha
  identificador= char(EEPROM.read(i);
  if( identificador!='\0'){
  while(identificador !='\0'){
  identificador=char(EEPROM.read(i);
  leitura1+=identificador;
  i++;
  }
  }
  Serialprint("senha guardada é");
  Serial.prinln(leitura1);
  leitura1="";
  i=0;
  }
  if(leitura=="D"){//para lero login
  identificador= char(EEPROM.read(o);
  if( identificador!='\0'){
  while(identificador !='\0'){
  identificador=char(EEPROM.read(o);
  leitura1+=identificador;
  o++;
  }
  }
  Serialprint("login guardado é");
  Serial.prinln(leitura1);
  leitura1="";
  o=70;
  }
  
  

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia povo, vim so pra agradecer ao Intrudera. A biblioteca Tkiter ou sei lá o que serviu para o meu proposito de timer.... So que to  usando ela pra resetar meu node que ele engasga e desligando ele no código de tempos em tempos ele pra de engasgar kkkkkkkkk

 

Me surgiu outra duvida. Tem como salvar valores na eeprom? números para ler depois? por que se sim, daria pra implementar uma espécie de relógio antes do esp resetar... kkkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucianolcoa

Tem, mas você tem que tomar cuidado para não gastar as 100 mil escritas permitidas (tem documentação que diz que é só 10 mil), pois se você escreve demais com o programa de forma automática pode ser que estoure as 100 mil escritas rapidamente (ou 10 mil considere o pior caso). Eu já vi exemplos de código para escrever no flash do ESP8266, se não me falha a memória a pouco posts atrás, simulando uma EEPROM, mas no meu caso eu estou usando uma plaquinha com um DS3231, que além de fornecer um RTC muito preciso ainda posso utilizar os 4KBytes da EEPROM AT24C32, e que além de tudo, elas são garantidas até 1 milhão de escritas. E se por um acaso pifar algum dia no futuro distante é só trocar, o que no meu caso custou só 0,75 USD cada a plaquinha com o DS3231 + a EEPROM AT24C32 (quase de graça).

 

E é possível escrever na memória RAM do ESP8266 numa área especial que não é perdida nem em caso de reset, apenas o corte de energia apaga ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Intrudera6 Hum, isso agora me interessou essa área especial. Eu também tava pensando nisso, configurei o timer da Titker *acho que é isso* em 20 minutos, mas vou diminuir pra 5, aqueles engasgos tavam me deixando loco, ter que desligar o trocio na tomada direto, agora problema soluciado, caso engasgue. No máximo em 20 minutos ele desengasga* 5 quando eu recompilar kkkkkkkk*

 

Eu tenho uns módulos rtc mas to com receito de alimenta-los com fonte externa, eles chupinham quantos volts? e como é a ligação nos pinos? a pessoa define??? que eu queria um timer pra acionar comandos configurável por pagina de web, com essa biblioteca que você me mostrou, é so andar pra frente, e os segundos são realmente precisos, mais que o BASCOM

 

*na época que testei o bascom fiquei assustado com a precisão também, demora pra perder o calibre*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O DS3231 funciona com 3,3 ou 5V (tensões abaixo de 3,3V também), mas a plaquinha que eu tenho usa uma bateria recarregável de lítio, então eu alimento com 5V (para sempre manter a bateria 100% carregada) e uso um conversor de nível para colocar para falar com o ESP8266 por I2C.

 

O meu ESP8266 de desenvolvimento, nos meus testes, está com um erro no cristal de -6,7ppm (o que é excelente para um cristal comum) comparando com um DS3231 calibrado, não testei com outros ESP8266 mas certamente terão erros diferentes (piores ou melhores), e os meus DS3231 estão calibrados e consigo precisão melhor que +/-0,1ppm (a precisão de um DS3231 sem o devido ajuste fino é +/-2,0ppm, os meus chegam em algumas situações a +/-0,05ppm, tenho vários DS3231 para testar, brincar e até detonar ele em caso de barbeiragem, já danifiquei um conectando errado na pressa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos!

Estou com um probleminha, e queria ver como vocês se sabem resolver: Fiz um Webserver, com o SPIFF (dados na memória interna do nodeMCU). Está funcionando perfeitamente, carrega bem rápido até.

 

Pois então, eu gerei o .bin e atualizei o meu outro nodeMCU, e infelizmente as 2 imagens não apareceram.

Fiz algo errado, ou é assim mesmo, já que não passei pelo processo de "adicionar" as imagens nesse outro módulo?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lucianolcoa disse:

@Papibakigrafo  Essa é aquela qe o renato Aloi usa neah???

A Intrudera, valeu pela biblioteca ,valeu mesmo. Implementei um relógio e um timer com ela, dois dias ligado e até agora não atrasou 1 minuto.

Vai demorar um bom tempo para ter um erro de 1 minuto, mesmo sem utilizar um RTC. Pela minha estimativa pode demorar mais de 3 meses para isto acontecer (pelo menos é assim no meu ESP8266). No seu caso pode ser mais rápido ou até demorar mais, mas no meu ESP8266, ele está com um atraso de 6,7ppm. Estimo um atraso menor que 0,6 segundos por dia se a precisão ficar parecida com o meu de teste.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal preciso de umas idéias e, acredito que aqui possa ser o lugar certo.

 

Com a biblioteca tckiter eu implementei a hora com a seguinte sintaxe:

void conta(){
count++;
if(count>=60){
count=0;
minut++;
}
if (minut>=60){
minut=0;
hora++
}
if( hora>=24){
hora=0;
}
if(hora<0){
  hora=23;
            }
if(minut<0){
minut=59;
}

e funcionou lindamente. Só que queria fazer uma versão 2.0 disso dahe, queria fazer um timer que, ligasse numa hora pre determinada, ficasse ligado durante um tempo pre determinado, desligasse e voltasse a ligar depois de passado o tempo...

 

Tipo assim

a cada 3 horas ele liga 15 minutos,(exemplo)

Mas to meio perdido quanto a sintaxe, alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Papibakigrafo  Hum, fale mai da sua automação por favor, meu cunhado ta mexendo com maracujá e fiquei de dar umas idéias pra ele.

-----------------------------

Esse rele de estado solido, você liga direto no arduino ou tem que ligar outro rele nele?

precisava de um de 40 amper, mas não to achando no google, só de 25 amper. Você tem link de um?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucianolcoa A sogra do meu irmão é cadeirante, e ela mora na casa sozinha (a casa é adaptada) e um filho mora na outra casa quase ao lado.

 

Usei o meu sistema de Automação Residencial (Aplicativo Android + NodeMCU) para ela poder ligar/desligar a bomba para encher o poço na madrugada (pois a energia é muito mais barata) ou programando um horário determinado para ligar/desligar.

 

Como a bomba é ligada num disjuntor de 30A, comprei o SSR de 40A.

 

Ela gostou bastante, e já indicou para várias pessoas lá por perto! =)

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...