Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre link dedicado ou compartilhado

galegotp

Posts recomendados

Pessoal, estou em um projeto to montando um provedor comunitario pra ter uma renda extra pois só meu salário não ta dando conta do recado (:

minha dúvida é a seguinte, quanto de link dedicado ou compartilhado "aberto a sugestões" eu preciso para ter em média 15 a 20 clientes com planos de 5Mb ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Dê uma olhada nos tópicos, tem alguns sobre compartilhamento/provedores wireless e como leis (Anatel por exemplo) funcionam.

Mesmo sendo comunitário provavelmente seria interessante verificar para não lhe prejudicar pois você deseja auferir ganhos, logo é uma atividade comercial.

Se não me engano existe uma necessidade de um link dedicado para tal, assim você consegue identificar quem é o "dono" do link mais facilmente. (Ex: Quando você fizer um tracert www.galegotp.com.br vai aparecer um IP que esteja atribuído a sua empresa por exemplo)

Quanto ao links, depende de qual a velocidade deseja fornecer. Se cada cliente for ter 2 /0,5 MBps (download/upload) podem ser necessários mais links porque a tecnologia ADSL é Assíncrona. (Se um link for 5 / 1, você precisaria pelo menos de 10 links para suportar 20 clientes com este perfil, no caso o upload é que limitaria a velocidade.) Agora existem acessos síncronos, mas são mais caros.

• Curtir 2
Link para o comentário

Boa tarde, completando a resposta de nosso colega: se estiver montando um provedor Wireless não esqueça da licença SCM da Anatel para não ter problemas futuros

http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalPaginaEspecial.do?codItemCanal=1330&codCanal=346

Espero ter ajudado

• Curtir 1
Link para o comentário

valeu pelas informações ajudaram bastante, vou procurar pelo sebrae, pelo que pesquisei lá eles ajudam nessa parte de liçenciamento, só contínuo com uma dúvida sobre o link. com um link de 2mb full quantos clientes em média eu consigo atender sabendo que vou disponibilizar pacotes de 5mb "uma resposta clara (não tecnica) me ajuda bastante"

Link para o comentário

Boa tarde, se você tem um link de 2mb não irá conseguir disponibilizar 5mb pois seu link é menos que 5mb.

O que tem que levar em consideração é o que seus clientes vão usar... por exemplo:

- 20 clientes... mas desses geralmente três usarão os 5mb ao mesmo tempo... então precisa de pelo menos um link de 15mb

Obs: Se as pessoas vão usar geralmente a navegação a sites (nada de jogos, Torrent, Netflix, etc) você pode otimizar bastante o link colocando um servidor Proxy (por exemplo o Squid).

Espero ter ajudado

• Curtir 1
Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!