Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual Channel aumenta desempenho em jogos?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Acabou de sair um artigo do Rafael Coelho sobre isso.

 

Como muitas discussões acaloradas foram geradas por isso, deixo o link do artigo para todos lerem e pararem de achar que dual channel faz diferença em jogos....

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/memoria-em-dois-canais-faz-diferenca-no-desempenho-em-jogos/3163/1

 

 

Agora, fica a dica para quem puder, testar o dual channel em computadores que possuem somente placa de video onboard...

 

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu PC não tem vídeo onboard, contudo a vida toda tive um rendimento abaixo do esperado para a configuração.

Quando eu comprei memória RAM extra (sai de 2x4 GB para 2x4 GB + 2x8GB) meu computador não aceitou rodar os dois pares em dual channel.

Então tirei o dual channel e deixei os quatro pentes de memória como memórias isoladas e tudo rodou perfeito.

Mesmo quando eu uso apenas 2x4 GB(sem estar em Dual Channel) o PC tem um rendimento melhor.

Porquê? Sei lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

se dual channel nao faz diferenca, o clock da  memoria tb nao influencia

uma memoria barata faz o mesmo que uma carrissima

Exato, você está correto e temos alguns testes lá na seção memórias sobre isso.

Eu também quero ver os testes com gráfico onboard, principalmente em APUs.

Resposta:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/memoria-em-dois-canais-faz-diferenca-no-desempenho-do-video-integrado/3176

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 meses depois...
  • 6 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Eu rodei PES 2012 numa Z77 da Gigabyte e senti diferença numa coisa: Dual Channel é pra acesso e escrita aleatória em dispositivos (re)graváveis. Eu tinha 2x 4 GB 1600Mhz e não conseguia rodar o jogo, travava muito e ficava com poucos FPS. 1x 8GB 1866Mhz rodou na boa com fps baixo com o jogo no máximo. Isso tudo só com a onboard da placa. 

Quem trabalha com banco de dados e produtividade em si, precisa muito dos índices de acesso e transferência de dados muito alto o tempo inteiro (latências).  Quem joga vai depender da placa de vídeo e de onde o jogo tiver instalado (SSD ou HD em RAID ou não)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...
  • 3 meses depois...
  • 6 meses depois...
  • 3 meses depois...

Bom Dia

E claro que dual channel melhora o desempenho.

Mas ocorre vários fatores que podem contribuir para que o mesmo não funcione !

1_ A memoria dos canais tem que ter a mesma velocidade de clock .

por que se um canal tiver mais velocidade de clock que a outra , isso pode causar uma instabilidade nos canais . alem disso o channel que estiver com menor clock .

esse que o computador irá usar , e o de maior clock será inutilizado ."o pc baixará seu clock até ficar compatível com a de menor clock" : Porque ?  é simples por o é mais fácil tirar o que se tem, do que dar o que não tem, não acha?

2_  A placa-mãe tem que suportar essa velocidade de clock " Do pente de memoria "

3_ O sistema tem que ser 64 bits a partir de 4 de ram 

4 _ Tem algumas config também que são feita na bios , Mais ai cada bios e diferente nao teria como eu citar as config para vcs

etc 

Mais com certeza eu nunca vi um pc usar mais que 16gb de ram ddr 4 

o cara tinha 124gb de ram no seu pc 

valeu gente espero ter ajudado

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/10/2018 às 10:31, BielSoftTec disse:

Bom Dia

E claro que dual channel melhora o desempenho.

Mas ocorre vários fatores que podem contribuir para que o mesmo não funcione !

1_ A memoria dos canais tem que ter a mesma velocidade de clock .

por que se um canal tiver mais velocidade de clock que a outra , isso pode causar uma instabilidade nos canais . alem disso o channel que estiver com menor clock .

esse que o computador irá usar , e o de maior clock será inutilizado ."o pc baixará seu clock até ficar compatível com a de menor clock" : Porque ?  é simples por o é mais fácil tirar o que se tem, do que dar o que não tem, não acha?

2_  A placa-mãe tem que suportar essa velocidade de clock " Do pente de memoria "

3_ O sistema tem que ser 64 bits a partir de 4 de ram 

4 _ Tem algumas config também que são feita na bios , Mais ai cada bios e diferente nao teria como eu citar as config para vcs

etc 

Mais com certeza eu nunca vi um pc usar mais que 16gb de ram ddr 4 

o cara tinha 124gb de ram no seu pc 

valeu gente espero ter ajudado

 

 

 

Só tem um detalhe sobre a primeira parte que você citou:

"

1_ A memoria dos canais tem que ter a mesma velocidade de clock .

por que se um canal tiver mais velocidade de clock que a outra , isso pode causar uma instabilidade nos canais . alem disso o channel que estiver com menor clock .

esse que o computador irá usar , e o de maior clock será inutilizado ."o pc baixará seu clock até ficar compatível com a de menor clock" : Porque ?  é simples por o é mais fácil tirar o que se tem, do que dar o que não tem, não acha?"

 

No caso sua lógica está errada, o clock da memória é igualado para as duas trabalharem em dual channel, não é questão de tirar da qual está sobrando, isso depende do seu processador e até qual velocidade ele consegue controlar a memória ram.

 

Exemplo: Intel Core i3 2120 3.3ghz, consegue controlar até 1333mhz de memória e apenas 2x 8Gb DDR3, sendo assim, caso uma memória seja 1600mhz e outra 1333mhz, o mesmo irá trabalhar na frequência da mais baixa pois é até onde ele suporta.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BielSoftTec Sem problemas amigo, peço desculpas se caso algo que eu tenha escrito possa ter lhe chateado.

 

Retiro o que eu disse da sua lógica estar errada, não estava errada só faltou detalhar. Mas estamos ai, no que precisar e o importante é compartilhar informações e experiências!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Carlini

beleza MANO 

lembrando pessoal que não somos técnicos "pelo menos eu "

E que estamos aqui primeiramente para aprender com todos os posts eu leio, videos , debates , o cotidiano, com vcs etc ......

e depois pra ensinar o pouco que aprendemos então agradeço a todos desse blog pelos feedbacks "retorno" de vcs que é assim que aprendemos .

TMJJJJJJ @Thiago Carlini  E todo Clube do Hardware......

:)

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...