Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento ?


Posts recomendados

Alguém pode me ajudar? Meu PC agora tem reiniciado sozinho as vezes, ai decidi ver as temperaturas.
Meu processador fica em torno de 60° e a placa de vídeo 55° (Forçando ao máximo)
Normal, processador e placa de vídeo ficam com 39° e 41° respectivamente
 

Processador: AMD FX-8350 8-Core Black-edition
Placa de vídeo: AMD Radeon HD 6570 2GB

Meu gabinete é o aerocool strike-x com 5 Fans no total, o cooler é o do box do FX.

A causa do reiniciamento pode ser superaquecimento mesmo ?
Se sim, o que fazer ?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se essa temperatura de 60C for com o processador ocioso, verifique se realmente o cooler box não possui folgas.

O mal contato do cooler box com o processador poderia causar problemas de aquecimento.

 

70C seria o limite recomendado para os cores do processador.

Com o processador em carga baixa, a temperatura deveria ser mais baixa.

 

Caso seja necessário reinstalar o cooler box, recomendo que limpe a pasta térmica e aplique uma nova.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal me ajude, meu pc está esquentandopost-782666-0-70755900-1443802025_thumb., olhem essa imagem sem nada aberto no pc, meu pc tem um amd 8120, um watercooler h55 corsair, uma gtx 970 g1 gibabyte, no programa da corsair como mostra na imagem ele está a 36,2C, no programa da asus a temperatura mostra 50, quando estou rodando BF4 ele vai a 65+ no programa asus, no programa da corsair ele se mostra comportando entre 50c, tenho queda de FPS e travamento depois que comprei a gtx 970, processador atinge fácil os 90% de uso da CPU, o que está acontecendoSerá que o medidor de temperatura da asus está com problema? Será que meu H55 não da conta do resfriamentoTenho um cooler de 12cm frontal do gabinete, será que comprando mais 3 coolers de 12cm vai resolver? Se comprasse ia colocar um na tampa lateral, e 2 na parte superior. (acho que esse medidor de temperatura da asus deve ter problema ou não), recomendado é 61graus.

 

 

 

http://imagizer.imageshack.us/a/img912/4329/1VvNAO.png

 

Placa-mãe Asus M5a97 Le R2.0 Am3+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

...

 
Experimente instalar o AMD Overdrive, segue o link aqui.
 
O utilitário mostra o Thermal Margin que são os graus faltantes para atingir o limite de temperatura.
Quanto maior o Thermal Margin, maior é a folga com relação ao limite de temperatura.
 
Qual é a fonte que você tem?
Se o Thermal Margin estiver normal, imagino que a fonte possa ser a causa das instabilidades em jogos.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Se essa temperatura de 60C for com o processador ocioso, verifique se realmente o cooler box não possui folgas.
O mal contato do cooler box com o processador poderia causar problemas de aquecimento.
 
70C seria o limite recomendado para os cores do processador.
Com o processador em carga baixa, a temperatura deveria ser mais baixa.
 
Caso seja necessário reinstalar o cooler box, recomendo que limpe a pasta térmica e aplique uma nova.

 

O uso de um watercooler resolveria o problema com mais facilidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte OCZ 600w Modxstream PRO.

 

Instale o AMD Overdrive e verifique o Thermal Margin.
 
Recomendo também instalar o HWMonitor e veja se ele não mostraria as temperaturas cores ou package.
 

O uso de um watercooler resolveria o problema com mais facilidade?

 

Sim, o wc seria uma opção melhor do que o cooler box.

 

Mas de qualquer forma acho mais importante verificar a causa do aquecimento antes de gastar com um wc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

baixei o programa, margem termica de no minimo 20C fica na casa dos 30c.. agora a placa mãe atinge sempre acima de 65C, ela foi a 68C e dropando a porcentagem de uso da GPU caindo para 18%

 

Essas temperaturas seria com o processador em idle?
Elas parecem normais.
 
Já executou alguma vez algum teste de stress como o Prime95, Asus Realbench ou AIDA?
Baixe um deles e execute o teste por alguns minutos.
 
Fique de olho no Thermal Margin, e aborte o teste se a margem ficar muito baixa.
 
Se o H55 estiver funcionando devidamente, não deverá ter problemas durante o teste.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mention Então, fiz o teste com o processador a 100%, ficou como especifiquei acima, acho que provavelmente é uma má refrigeração interna, pensando em trocar o gabinete templarius ferrum branco mid tower, para um 

Full Tower, dae não gasto com fan, uso os que tenho aqui, pois o gabinete já vem com 4 fans inclusos, acho que pode ser apenas um aquecimento da placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VirtualMaster, se ele em 100% está em 65º, acho que está muito bom com esse calor que tem feito.

 

O meu é um i3 4150, que deveria ser mais frio, com um cooler Antec H2O 650, que segundo testes que vi está próximo do H70 ou H75, e passo fácil dos 70º com underclock rs (e jogando Combat Arms, não BF4), mas deve ter alguma coisa na pasta térmica que usei, pois não era tão ruim no começo rs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mention Então, fiz o teste com o processador a 100%, ficou como especifiquei acima, acho que provavelmente é uma má refrigeração interna, pensando em trocar o gabinete templarius ferrum branco mid tower, para um 

Full Tower, dae não gasto com fan, uso os que tenho aqui, pois o gabinete já vem com 4 fans inclusos, acho que pode ser apenas um aquecimento da placa mãe.

 

Já podemos dizer então que o H55 está funcionando normalmente, com boa margem térmica.

Já realizou um teste de stress da placa de vídeo?

Recomendo que faça um teste com algum utilitário como o Furmark, que pode ser baixado aqui.

Deixe o teste rodando por alguns minutos ou pare se a temperatura da placa estiver passando dos 80C.

----

Se você não notar nenhum problema durante o teste, recomendo que faça algum teste com outros jogos para ver se as quedas de fps e travamentos ocorreriam também.

Se o processador e a placa de vídeo passarem dos testes não vejo eles como sendo a causa do problema.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode parecer bobo mas você colocou pasta térmica no Water Cooler 

sim coloquei pasta térmica, como falei, o processador não passa dos 50c, ,mais o programa da asus fica acusando temperatura acima de 65c chegando a 68 e mandando msg de que está quente.

 

Outra coisa que pensei, você tem SSD? Tem um modelo da PNY que dava muito isso, o xlr8, se for o caso coloque o jogo em um HD e veja se resolve.

tenho ssd da samsung 840 evo 250GB, vou fazer um teste aqui, primeiro vou deixar o gabinete aberto, depois vou voltar a antiga placa de video para o lugar para ver se resolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dudaskank @EdsonSM

acabei de fazer os teste aqui, gente fica fácil agora de vocês me ajudarem, mexi nas configurações de video tudo possivel, abri o gabinete deixei a lateral aberta, pronto resultado. cara tirei a gtx970 e voltei a placa hd7850,

na placa hd7850 rodei de boa por alguns minutos a mais, notei uma coisa, ele sempre usava o processador a menos de 80% e GPU travado em 99% o tempo todo, tava sempre na media temperatura 40c e no programa asus 60-61c, quando o processador atingiu 85% depois de alguns minutos de game a temperatura foi 45c e no programa da asus 63-64 aee veio as travadas de jogo e e processamento que sempre tava 99% da GPU caiu muito, veio a 20% e game travando. agora ficou fácil com essa explicação, provavelmente minha placa mãe não segura o desempenho, ou gargalo do conjunto placa-mãe e processador?

Lembrando que na GTX970 as travadas e o uso de menos de 20% da GPU ocorre com menos tempo de uso, processador tambem vai 100% mole CPU, chegando a 68C.

 

Placa-mãe Asus M5a97 Le R2.0 Am3+

Fonte OCZ 600w Modxstream PRO

FX 8120

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, então é temperatura mesmo, ou a placa mãe não aguentando. Vi que o VRM dela é 4+1, mas deveria não ter problemas... veja se não tem alguma atualização de BIOS para ela.

Acho que também vale fazer um teste colocando o fan do seu gabinete soprando em cima da placa mãe, para tentar diminuir um pouco mais as temperaturas.

Mais uma coisa pra fazer, seria um undervolt, que é diminuir um pouco a temperatura do vcore ou vcc no BIOS, diminui bem as temperaturas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa-mãe Asus M5a97 Le R2.0 Am3+

Fonte OCZ 600w Modxstream PRO

FX 8120

 

Verifique o conector de 24-pinos da fonte está bem conectado.
 
-------
 
Um outro palpite é que acho que os problemas que você está tendo possa ter começado quando instalou o kit Asus Suite.
 
Creio que os sensores da Asus por não lerem corretamente as voltagens podem acabar causando os problemas de travamento.
 
Veja se não resolveria o problema desabilitando na bios as opções de monitoramento do VCORE Voltage, 3.3V, 5V, 12V, VDDA 2.5V.
Creio que pelo Asus Suite você consiga fazer isso.
 
------
 
Se achar necessário, recomendo que mantenha a bios atualizada.
Você pode encontrar as atualizações no próprio site da Asus aqui.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...