Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
VitorGamer

Melhor resistor para potenciômetro

Recommended Posts

Galera seguinte: projetei e construi uma esteira portátil,eu cortei um tupo pela metade pra fazer papel de engrenagem e colei com supercola tiras de caixa de leite tetra park nos tubos(eu calculei que se usasse só os tubos,eles iam deslizar com a esteira então coloquei as tiras da caixa pra dar aderencia e fazer a ewsteira girar)furei-os com ferro de solda e coloquei um parafuso neles e depois furei dois coolers e prendi as metades do tubo neles(a fim de que os tubos girassem conforme os coolers girassem) e os liguei no sinal de um potenciometro,a esteira rodava na base do "8 ou 80"ou girava no máximo ou não girava,eu meio que contornei esse problema colocando um resistor para diminuir a velocidade do potenciometro e também pode-lo controlar melhor,FUNCIONOU,mas eu noto que o resistor esquenta demais (ele é um 180 ohms de 1\8 de w)o potenciometro é um b20k,alguem sabe me dizer o melhor resistor para este potenciometro?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Troque-o por um resistor de 180Ω e 1W. Por ter uma área superficial maior e consequentemente mais rapidez em dissipação de calor, o aquecimento dele será menos intenso.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Compartilhar este post

Link para o post

Não só do resistor mas a potência do potenciometro deve ser aumentada pra 1W ou +. Alternativamente podes usar um pot mais frutinha tipo assim

Ajustedebrilho.jpg

(originário do amigo @faller)

Bateria=sua fonte. Lâmpada=motor.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais