Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida PCI Express 2.0 vs. 3.0


Ivo Morais

Posts recomendados

Gabriel Torres, me tira uma dúvida, a questão do "Clock" que você citou que acredito que seja o clock de memória, é realmente utilizado no máximo nas placas de vídeo, existe alguma ferramento de análise para isso? Pois estou interessado em uma placa mãe AMD, mas só existe um modelo no mundo com barramento PCIe 3.0 x16, a maioria é PCI 2.0 x16, isso na prática está fazendo diferente ou essa velocidade da largura de banda é mais para que faz overclock?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A largura de banda do barramento PCI Express vai fazer diferença na prática apenas se a sua placa de vídeo estiver chegando no limite de transferência do PCI Express 2.0. Para a maioria dos usuários, na prática, usar 3.0 ou 2.0 não faz diferença pois placas de vídeo "populares" não "saturam" a largura de banda disponível. Faz mais diferença para o usuário querendo colocar duas ou mais placas de vídeo topo de linha trabalhando em paralelo (SLI ou CrossFire), mas mesmo assim é questionável. Há na internet várias análises sobre o tema. Vou deixar os usuários mais avançados responderem melhor... Por exemplo, o amigo @Evandro

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ivo Morais Antes que o @Evandro se pronuncie, vou te dizer

 

muito "modismo" na linha de pcs está acontecendo.

 

E enquanto isso, talvez, o modismo brasileiro está pegando, dizendo que o barramento está preparado, mas sem divulgar as linhas miúdas quando tem um (*)

 

eu tomo o exemplo da m4a88td-evo usb3, que tinha dois barramentos pci-E 16X... salvo nas letras miúdas que, ao utilzar ambos o barramento iria a 4X

 

porque um deles era 4 e o primeiro 16

 

O que falo do modismo é que, existem muitas gambiarras, e não falo do brasil, para funcionar o trem a full... embora baixando a velocidade.. Qual seja... primeiro cumpre verificar se de fato a máquina a montar exige tudo isso

 

2) qual a placa mãe que dá tudo isso

 

 

o @Gabriel Torres e a equipe de testes tem feito várias análises quanto a uso total do hardware, uso total dos núcleos frente a um jogo X, dentre outros

 

fato é que... pra muito modismo que hoje existe, não tem um sistema operacional que suporte ele em completo e sempre é bom investigar. TEm gente investindo em um i7 parrudo, e não vai usar plenamente ele, visto que jogos usam 4 núcleos de modo sofrível... não os novos, mas os jogos "coqueluche" do momento

 

 

Pra te dizer... eu consigo um uso eficiente de raid, baseado em SCSI (veja os tutoriais do GdH quanto tempo tem o SCSI) em linux, que eu não tenho em windows... porque windows não tem driver, baseado em hardware raid. mas está entre o tempo de um hd sata e o tempo de um raid em SSD. 

 

Estimo em 10 anos da tecnologia SCSI, pra você ver

 

o custo de implementação de um sCSI não é alto, mas 10% dele é em refrigeração, porque um hd scsi chega a 70graus

 

Então:

  • Quais serão os aplicativos a rodar?
  • o sistema operacional?
  • O SO e aplicativos, são otimizados a utilizar todo o potencial de hardware, incluindo a PV?

 

Daí sim... teríamos uma atitude/convicção salutar a pensar.

 

CAra, eu tenho visto muitos aqui gastando boas quantidades de R$ em uma mobo top de linha, que pega 16X no primeiro slot, mas 8X no segundo, e que usam SLI e não reclamam...

 

detalhe é que, gastariam uns 200 pratas a menos, pegando uma 8/8

 

então te digo, meu caro... hoje a busca por um bom hardware, eu digo, requer um mes de busca, e outro para "eliminar hipóteses"... ainda mais que placa de imagem não é boa com jogos, e placa de jogos, não trabalha bem com coreldraws da vida

 

qual seja... 'tudo vareia"

não dá pra emitir um juízo, unico, de valor

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu, usuário avançado nisso ? :huh:

To por fora gente. ;)

 

O último teste que eu lembro de ter visto sobre o assunto foi este:

 

http://www.techpowerup.com/reviews/NVIDIA/GTX_980_PCI-Express_Scaling/

 

Página 21 tem um resumaço, e vai entrar na mesma linha dos testes de gargalo de processador.

Em jogos, isso só vai fazer diferença quando a placa de vídeo estiver sobrando MUITO.

 

--

 

Mais um review recente, que achei no oráculo:

 

http://www.guru3d.com/articles-pages/pci-express-scaling-game-performance-analysis-review,1.html

 

Este tem uma análise bacana com o "dentro de um segundo", que mede a cadência dos quadros, fator extremamente importante para a percepção final do jogador sobre qualidade do gráfico.

 

Talvez a maior banda dos PCI-Es mais novos seja importante para uso de GPGPU intenso, mas nunca vi testes sobre o assunto (fica a dica pro patrão @Gabriel Torres e pro Mestre @Rafael Coelho :D ) além da parte de SLI ali do teste do Guru3D que passa perto disso (No SLI tem bastante comunicação de entrada e de saída com as duas placas, enquanto com uma placa normal, tem só de entrada).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse link da techpowerup foi show @Evandro, deu pra compreender perfeitamente, li todas as páginas e era o que eu estava imaginando, por isso eu tava achando estranho porque que as placas mãe da Asus e MSI para AMD não tinha PCIe 3.0, na verdade até saiu um modelo que já esgotou a muito tempo, mas como não era algo tão necessário eles não migraram no momento. Obrigado pessoal, vocês são show.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse link da techpowerup foi show @Evandro, deu pra compreender perfeitamente, li todas as páginas e era o que eu estava imaginando, por isso eu tava achando estranho porque que as placas mãe da Asus e MSI para AMD não tinha PCIe 3.0, na verdade até saiu um modelo que já esgotou a muito tempo, mas como não era algo tão necessário eles não migraram no momento. Obrigado pessoal, vocês são show.

 

Ivo, aí é um problema da AMD, que esperamos que eles resolvam com a próxima geração de processadores e placas-mãe (não arrisco falar chipset pois eles tem reciclado os seus faz tempo), ano que vem, quem sabe.

 

Mas, volta ao caso, o processador topo de linha AMD vai limitar o sistema antes da banda do PCI-E acabar, então, isso é secundário. ^_^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...