Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

IGNITOR ELÉTRICO PARA FOGOS DE ARTIFICIO


j_serep

Posts recomendados

Galera,vi alguns videos de ignitores sem fio, usando apenas uma bateria, então fiz um porém usei 2 fontes de 12 v, uma para um modulo relé como este (link:  http://imgur.com/Z3NG9Jy ) e outra para própria ignição que consiste em fechar curto circuito em uma palha de aço, o que a faz incandescer, porém queria usar uma bateria que sustentasse o circuito e uma maneira de usar uma fonte de energia para o circuito inteiro, pois tentei usar uma para o sistema todo e quando fecha o curto da ignição o modulo relé desliga, aguardo sugestões e ajuda, grato desde já! 

post-783609-0-49967300-1443912545_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você pode se inspirar ou (até mesmo usar) num acendedor de cigarro

54f22395d72e77dc4458cd84d9918ab0.jpg

Também pode desmontar um ferro de soldar 127V e usar a décima parte do fio da resistência em 12V

Também pode manter a palha de aço. Não a deixe muito compactada e coloque um resistor chute 22R 10W em série

Tudo eu pra pensar pow!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode se inspirar ou (até mesmo usar) num acendedor de cigarro

54f22395d72e77dc4458cd84d9918ab0.jpg

Também pode desmontar um ferro de soldar 127V e usar a décima parte do fio da resistência em 12V

Também pode manter a palha de aço. Não a deixe muito compactada e coloque um resistor chute 22R 10W em série

Tudo eu pra pensar pow!

 

 

 

OK, o problema não é a forma de se obter a ignição, incandescência, mas como eu disse, uso duas fontes de alimentação, uma para um modulo e outra apenas para a igniçao, se eu usar junto, qunado inicia a igniçao o modulo desliga, então queria uma solução para usar apenas 1 fonte de alimentação ou até mesmo uma bateria. Aguardo respostas

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

no meu . de vista é tão óbvio que achei que nem precisava comentar.. sua fonte não tem capacidade de corrente a contento. Use uma de mais corrente.

Na sequência, subentendi que a palha de aço provocara uma corrente excessiva no entanto chegava a queimar, por isso a dica do resistor. Mas pode não ser suficiente se tua fonte é fraca. Um contorno, caso não queiras ou não tenhas outra fonte, é colocar um grande capacitor de alguns milhares de uF (talvez com diodo e outro cap pro módulo) no circuito da ignição. Teoricamente a palha de aço agirá como fusível e se abrirá antes do grande capacitor descarregar totalmente. Poderias tentar até mesmo com tensão maior...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no meu . de vista é tão óbvio que achei que nem precisava comentar.. sua fonte não tem capacidade de corrente a contento. Use uma de mais corrente.

Na sequência, subentendi que a palha de aço provocara uma corrente excessiva no entanto chegava a queimar, por isso a dica do resistor. Mas pode não ser suficiente se tua fonte é fraca. Um contorno, caso não queiras ou não tenhas outra fonte, é colocar um grande capacitor de alguns milhares de uF (talvez com diodo e outro cap pro módulo) no circuito da ignição. Teoricamente a palha de aço agirá como fusível e se abrirá antes do grande capacitor descarregar totalmente. Poderias tentar até mesmo com tensão maior...

Desculpe pela explicação confusa, no caso sairia da fonte para o módulo junto a um capacitor, depois passaria por um diodo e iria para para outro capacitor e ignição? Certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na mosca! só que ao contrário...

[fonte]---[supercapacitor]---[ignitor]

[fonte]---[diodo|]---[grande capacitor]---[módulo]

Tenho alguns capacitores aqui, de 1000uf 10v, 330uf 200v de uma fonte de PC velha, tem utilidade? Posso usar uns 3 na ignição, ou não? E voce tem alguma ideia a respeito do uso de baterias ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok. os de 1000 você coloca no módulo depois do diodo. Os de 330 dava pra fazer como "disparo" das malhas de aço. Podes usar quanto desejar. Se fizesse uma outra fonte de tensão bem maior, daria uma descarga mais brutal e abrupta na palha. De fato não sei como funciona esta ignição. Coloque fotos pra gente ver...

 

Fonte de pc tem boa corrente em 12V e ainda mais em 5 e 3V. Eu (eu) meio que arriscaria (quase) dando um curtinho com a palha no 3V3. De fato colocaria um lâmpada de farol (p.ex.) em série

 

Baterias dão uma boa corrente. Por segurança ligue com lampada de farol em série. Não precisa ser uma pra cada relé. Pode ser ligada no comum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok. os de 1000 você coloca no módulo depois do diodo. Os de 330 dava pra fazer como "disparo" das malhas de aço. Podes usar quanto desejar. Se fizesse uma outra fonte de tensão bem maior, daria uma descarga mais brutal e abrupta na palha. De fato não sei como funciona esta ignição. Coloque fotos pra gente ver...

 

Fonte de pc tem boa corrente em 12V e ainda mais em 5 e 3V. Eu (eu) meio que arriscaria (quase) dando um curtinho com a palha no 3V3. De fato colocaria um lâmpada de farol (p.ex.) em série

 

Baterias dão uma boa corrente. Por segurança ligue com lampada de farol em série. Não precisa ser uma pra cada relé. Pode ser ligada no comum

Certo, se eu usar duas baterias 6V destas do anexo, em série funcionaria legal? Não precisaria usar um resistor no módulo que é de 1A? Estou cogitando o uso de uma fonte de PC, em breve posto fotos dos testes! E o qual seria a função da lampada nos relés?

 

link da bateria citada: http://www.c-battery.com/photo/pl8121805-patrocine_a_bateria_acidificada_ao_chumbo_recarreg_vel_6fm4_de_f187_4ah_6v_para_luzes_de_emerg_ncia.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

com bateria funcionaria sim (lembrando que não conheço o módulo nem o sistema). Ela dá uma boa corrente por isso deves usar um fusível (chute 5A) e/ou a lâmpada cuja função é evitar curto circuito (muito mais agora com uso de bateria)

Me fez lembrar.. certa feita acabou a luz por aqui e não tinha nem fosforo. A solução.. acendi um bombril com uma pilha, queimou um papel e depois umas velas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com bateria funcionaria sim (lembrando que não conheço o módulo nem o sistema). Ela dá uma boa corrente por isso deves usar um fusível (chute 5A) e/ou a lâmpada cuja função é evitar curto circuito (muito mais agora com uso de bateria)

Me fez lembrar.. certa feita acabou a luz por aqui e não tinha nem fosforo. A solução.. acendi um bombril com uma pilha, queimou um papel e depois umas velas

certo, mas este fusivel não atrapalharia, lembrando, a base da minha igniçao é o curto circuito? são duas baterias daquelas do link, testarei amanha, estão carregando...

 

se eu usar uma fonte atx de pc, a corrente é bem alta, para ligar os led's do circuito, um resistor de 1k serve, certo? Mas e o módulo precisa de algum resistor?

 

ps: mesmo usando bateria, o uso dos capacitores é interessante ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok. Se é um curto-circuito este deve durar bem pouco tempo - chuto da ordem de centésimos de segundo - (relembrando que não conheço o sistema). Neste caso, os capacitores - e digo mais : resistores para carrega-los - são necessários. Portanto sim: o módulo "potência" precisaria resistor. Já o de "controle" não. Apenas a jogada de diodo-capacitor pra não resetar no disparo.

 

1k você pode ligar leds no 5V

 

Bateria.. sim. capacitor com resistor em série é interessante. Algo como.. carrega devagar, descarrega rápido.

Talvez a partir deste momento passe a ser interessante desenhar mas estou sem papel e lápis. Desenha você aí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok. Se é um curto-circuito este deve durar bem pouco tempo - chuto da ordem de centésimos de segundo - (relembrando que não conheço o sistema). Neste caso, os capacitores - e digo mais : resistores para carrega-los - são necessários. Portanto sim: o módulo "potência" precisaria resistor. Já o de "controle" não. Apenas a jogada de diodo-capacitor pra não resetar no disparo.

 

1k você pode ligar leds no 5V

 

Bateria.. sim. capacitor com resistor em série é interessante. Algo como.. carrega devagar, descarrega rápido.

Talvez a partir deste momento passe a ser interessante desenhar mas estou sem papel e lápis. Desenha você aí

Uso alguma resistencia no modulo? Qual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Paciência.. é meu nome do meio. O módulo você pode alimentar direto com um diodo/capacitor e ....Vamos tentar a receita completa da magia...

Digamos que você vai acionar 1 disparo por vez. Tente assim...Ligue todos os COMs em comum. reserve. Seu módulo você liga o gnd (-) da fonte direto. O VCC (+) da fonte você passa por 1 diodo 1n4001 com catodo pra entrada vcc dele. Também coloque um capacitor entre vcc e gnd do módulo. Este deve garantir o valor vcc durante alguns segundos e o diodo não deixa retornar. Chuto 2200(ou+)/16(ou+). Se necessários coloque alguns em paralelo.

 

O VCC da fonte que digamos seja de 1A (bareria é bem mais) você liga num resistor de 15Rx10W. O outro lado do resistor no ponto comum onde deve estar o (+) de um capacitor ou capacitores em paralelo.  O (-) você liga no gnd da fonte. reserve. O que vai acontecer quando ligar a fonte na tomada? A corrente vai fluir lentamente pelo resitor 15R e carregar o capacitor. Deixe em banho maria por 2 segundos. Considerando que sua palha de aço está conetada entre o NO e gnd (-) da fonte/bateria, ao disparar o relé fecha e flui uma corrente relativamente alta advinda da carga recem adquirida pelo(s) capacitor(es). Mesmo se este(s) zerar(em), o mesmo não acontece como o do módulo pois o diodo não deixa (por algum tempo). Eis o pulo do gato. Aguarde 1 ou 2 segundos pro próximo disparo.

 

Não sei se ja disse mas não conheço este seu treco. Não sei se a palha deve explodir = a um flash ou só incandecer. O que você leu acima são só Conjecturas Hipotéticas Universais Tecnicas ExplicativaS de uma mente com éter. Eternamente é ter na mente éter na mente (aff...)

Consegue dar alguns passos a partir de agora? posta fotos ou video preu ver!

E cuidado...como dizia minha avó, criança que brinca com fogo faz xixi na cama! kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu faria com fio de micromo bem fino e uma fonte de corrente constante de pelo menos 1A. Poderia fazer uma experiência enrolando umas 3 voltinhas numa cabeça de palito de fósforo.

Terá que testar uma corrente que deixe o fio incandescente por um tempo o suficiente para disparar o "pavio" antes que ele (o fio) se abra.

Imagina quantos SKIBs (disparadores de fogos) poderiam ser feitos com 10 metros de micromo.

http://lista.mercadolivre.com.br/energia-eletrica-fios/micromo-80%2F20-fio-do-aquecimento-de-resistencia-eletrica

Outra dica:

Um fusível de 100mA a 250mA pode funcionar perfeitamente e custa alguns centavos. Se for necessário é só desmontar e aproveitar o "fio" interno como disparador. Já viu como eles ficam quando literalmente queimam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@_xyko_ , num dos posts passados o amigo @Julio César_782864 menciona não ter problemas com a forma de conseguir a ignição e sim com a forma de disparar a palha de aço por isso sugeri um pico de corrente supondo (talvez erroneamente) que a palha dará continuidade a incandescência ou queima depois da ausência da corrente. De novo mais uma vez, foram suposições pois desconheço 100% o sistema.

 

Mas a sua ideia de um fiozinho se avermelhando foi boa. No caso o amigo deve lançar mão de algo um pouco menos simples do que um capacitor disparando a palha. Como você mesmo disse, uma fonte de corrente +- alta. Esta também pode ser simples: desenrole o secundário de um trafo duns 20W e enrole um fio flexível com maior diâmetro possível. Creio que umas 10 voltas de um fio 2.5mm2 pode dar mais de 1 volt que pode chegar a mais de 10A o que é capaz de incandescer até uma agulha p.ex. No seu caso, um fio de arame fino qualquer

 

Ops!me excedi. esqueci que "o problema não é a forma de se obter a ignição, incandescência,..." Mas me deu vontade de por pra fora.. dá licença?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei das ideias vou testar o fio micromo... Isadora testei com fonte de maior potencia e, o curto circuito faz com que meu modulo relé desligue, o que faz com que pare o curto e isso fica em um ciclo infinito, então eu tenho que usar alimentações independentes, usando uma fonte para cada, o problema? Queria tornar portátil usando uma bateria, só que como isso depende do "curto" também ocorreria o mesmo problema, desligaria o modulo com a ignição...

 

ps.: levando em consideração esse micromo  se assemelha a um "bombril"? Pois com o bombril testei e ele se rompe antes mesmo de ocorrer ignição, ai que optei pela palha de aço, mais grossinha...

 

@Isadora Ferraz a ignição a a palha atual que uso dura 2 segundos até alcançar a ignição, porém como expliquei a cima ela desliga o modulo..

 

caso eu usasse 2 baterias 12v 7 amperes, acredito que chegaria a meu resultado desejado, PORÉM, é um investimento muito grande...

 

vendo este video link: 

, ele usa uma bateria suficiente para o modulo apenas, pois utiliza no lugar da palha de aço, SKIBS industrializados, que pedem uma pequena corrente, porém em minha cidade não há estes skibs para eu fazer o teste, então tenho que improvisar mesmo, mas   pelo fato dele utilizar uam bateria de 1A para alimentar TODO sistema, acredito, que a ignição destes Skibs peça pouca corrente.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok. 1ª vez que aparece o termo "portátil". Neste caso você deve pesquisar por regulador chaveado. Este é capaz de reduzir de 12 pra 1V quase que mantendo a potência. Algo como 12Vx2A sua saída pode em tese fornecer 1Vx24A. Isto é suficiente pra incandescer um araminho qualquer (não conheço o tal skib que provavelmente consome pouca corrente).

Também me lembro vagamente de lhe 'pitaquear' o fio de um soldador ligado no 12V mesmo. Mas você disse que não tinha problema com a ignição e agora se aproxima de meu mundo usando o termo "improvisar"... well... well come

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok. 1ª vez que aparece o termo "portátil". Neste caso você deve pesquisar por regulador chaveado. Este é capaz de reduzir de 12 pra 1V quase que mantendo a potência. Algo como 12Vx2A sua saída pode em tese fornecer 1Vx24A. Isto é suficiente pra incandescer um araminho qualquer (não conheço o tal skib que provavelmente consome pouca corrente).

Também me lembro vagamente de lhe 'pitaquear' o fio de um soldador ligado no 12V mesmo. Mas você disse que não tinha problema com a ignição e agora se aproxima de meu mundo usando o termo "improvisar"... well... well come

Vou ver o que faço, quem sabe conseguir algumas baterias pra teste ou tentar este regulador, e volto aqui, muito obrigado por enquanto! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...