Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quedas bruscas de FPS em jogos.


Posts recomendados

Boa Noite!

 

Atualmente tenho sentido um problema em jogos no meu PC. De uma maneira geral, o FPS é bom em todos os jogos, consigo jogar de boas, mas as vezes ocorrem quedas de fps... Estou jogando a sei la, 60 fps, cravado, e ai do nada, o fps cai pra tipo, 18, 30 e depois de 1 segundo volta pros 60 normal... E com exceção do The Wticher 3 (que eu sei que minha GPU tem uma certa dificuldade em rodar bem devido ao jogo ser pesado), os demais jogos deveriam rodar 100% (inclusive o dragon ball xenoverse, que não usa nem 50% da GPU, e ainda sim, consigo essas quedas, que tiram toda a concentração no jogo.).

 

Tenho monitorado meu pc com o MSI Afterburner, e as temperaturas, tanto da CPU quanto da GPU tem se mantido boas, tenho um cooler da cooler master que não deixa de jeito nenhum meu PC chegar a temperaturas altas. E não possuo peças com poeira nem nada, estão todas limpas. Sempre executo os jogos com tudo fechado também.

 

Segue minha configuração:

 

Windows 10 64 Bits;

Processador Core i7 4790 3,60GHz

GTX 960 2Gb Zotac

8Gb Ram

Fonte de 850w C3 Tech

Placa Mãe Asus B85M-E/BR

 

Diferente de algumas reclamações que possam ser semelhantes, eu não possuo diferença de desempenho entre windows 8 e 10 (que muitos relatam, onde o fps era maior e com o 10 caiu, prq isso se trata do fps constante.).

Os jogos, em si, rodam bem, mas estas quedas de FPS me tiram a alegria de jogar.

 

Estou aceitando sugestões, dicas, do que fazer, pra resolver isso.

 

E desde ja, agradeço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até pode ser, porém isso não se aplica a apenas um jogo, apenas mencionei o dragon ball xenoverse como exemplo por ter baixo uso da GPU. E além do mais, tenho um amigo com um pc semelhante, que não tem estas quedas.

 

Você por acaso atualizou o drive da placa de vídeo ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte bomba vagabunda, jogue fora essa C3 TECH e compre uma da Corsair, EVGA, Seasonic, garanto que não entrega nem 400w.  

 

Pode ser a C3 TECH causadora das quedas de FPS, testou outra fonte BOA no pc ? 

 

http://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-corsair-430w-modular-cx430m-certificado-80-plus-bronze-pfc-ativo-cp-9020058-ww-box

 

Qual a marca e o modelo da memória ? 

 

Não adianta nada ter componentes bons se a fonte é vagabunda, podendo até arriar nos jogos.... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até pode ser a fonte, não vou dizer que não, só que eu pesquisei bastante antes de postar o problema aqui, e as pessoas que tinham problemas com a fonte, apresentavam varios outros problemas, além de quedas bruscas que afetavam apenas durante os jogos... Não possuo outros problemas com o pc, apenas estas quedas bruscas, que fica tipo, 1 segundo e volta ao normal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até pode ser a fonte, não vou dizer que não, só que eu pesquisei bastante antes de postar o problema aqui, e as pessoas que tinham problemas com a fonte, apresentavam varios outros problemas, além de quedas bruscas que afetavam apenas durante os jogos... Não possuo outros problemas com o pc, apenas estas quedas bruscas, que fica tipo, 1 segundo e volta ao normal...

 

Tem certeza ? Quais eram as marcas das fontes que davam quedas de FPS nesse "pesquisei bastante" ? Se a C3 TECH estiver entre elas teste outro fonte e tire a prova a real.

 

Recomendo que deixe o pc ligado rodando um teste com o programa Prime95: http://www.mersenne.org/download (quanto mais tempo rodar o teste, mais preciso o resultado) Não sei se essa fonte pode arriar... o prime95 puxa muita energia da fonte. 

 

Marca e o modelo da memória por favor. Testou elas com o MemTest86 ? É um kit dual channel 2x4gb ou 1 pente normal ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem certeza ? Quais eram as marcas das fontes que davam quedas de FPS nesse "pesquisei bastante" ? Se a C3 TECH estiver entre elas teste outro fonte e tire a prova a real.

 

Marca e o modelo da memória por favor. 

 

Mexa no hardware por último se aceitar a dica, sugiro que deixe o pc ligado rodando um teste com o programa Prime95: http://www.mersenne.org/download/

Esse programa encontra problemas de hardware e salva em logs que devem ser postado aqui no tópico. 

 

é uma markvision de 8gb DDR3 1333MHz. (1 pente de 8Gb).

Eu possuo esta fonte a bastante tempo, alias, é o unico componente que eu não troquei nos ultimos anos, e nunca me apresentou problemas, ja usei uma GTX 650 Ti, e nunca tive este problema, apesar de ser em um pc completamente diferente do atual.

 

Estarei fazendo o teste que o Matrix postou o link, e reporto os resultados assim que estiverem prontos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A memória Markvision possui CHIPS de baixa qualidade e principalmente, você roda esse jogos pesados e ela superaquece e você nem sabe, futuramente troque-a para evitar travamentos em jogos. Fonte e memória são items que também não se pode economizar dinheiro na hora de comprar um pc. 

 

Aposto que também pode ser a memória causadora das quedas de FPS, teste a memória com o MemTest86 (Ferramenta presente em qualquer live/distribuição Linux ubuntu, lubuntu ou por meio do Hirens boot -> Dos programs -> test tools -> memtest86)

 

Qual o histórico de trocas de peças do seu pc ? Teve problemas com memória ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca tive problemas com o pc, que exigiram troca de peças, apenas troquei a placa de video duas vezes, mas pela necessidade de atualizar para rodar os jogos recentes.

 

Mas me pergunto: se caso fosse, tanto a fonte, quanto a memória, haveria a possibilidade de elas causarem apenas este tipo de problema? Prq, o pc, em geral, funciona perfeitamente, não trava nem nada, nunca tive tela azul, ou algum erro, que pudesse me gerar preocupação.

 

é só estas quedas bruscas de fps em jogos, que me incomodam. As vezes acontece com 5 mins de jogo (ou seja, o pc nem chega de fato a aquecer muito).

 

Não estou descartando o fato de que a fonte ou a memória possam estar me causando problemas... Só que antes de cogitar a troca das peças, gostaria de ter certeza, para que não aconteça de, após a troca, ver o problema não ser resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fonte bomba vagabunda, jogue fora essa C3 TECH e compre uma da Corsair, EVGA, Seasonic, garanto que não entrega nem 400w.  

 

Pode ser a C3 TECH causadora das quedas de FPS, testou outra fonte BOA no pc ? 

 

http://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-corsair-430w-modular-cx430m-certificado-80-plus-bronze-pfc-ativo-cp-9020058-ww-box

 

Qual a marca e o modelo da memória ? 

 

Não adianta nada ter componentes bons se a fonte é vagabunda, podendo até arriar nos jogos.... 

Só porque ela é bomba não quer dizer que irá trazer problemas de desempenho. Fonte é que nem energia, se ela falha na entrega, o teu PC "pisca", ou seja, desligaria, reiniciaria, travaria...

Não é fonte.

 

Também votaria na Fonte.. Os Demais componentes são decentes e não deveria estar tendo tais problemas em diversos Jogos..

Ninguém olhou para o Windows 10 e nem para o HD...

 

 

 

A memória Markvision possui CHIPS de baixa qualidade e principalmente, você roda esse jogos pesados e ela superaquece e você nem sabe, futuramente troque-a para evitar travamentos em jogos. Fonte e memória são items que também não se pode economizar dinheiro na hora de comprar um pc. 

 

Aposto que também pode ser a memória causadora das quedas de FPS, teste a memória com o MemTest86 (Ferramenta presente em qualquer live/distribuição Linux ubuntu, lubuntu ou por meio do Hirens boot -> Dos programs -> test tools -> memtest86)

 

Qual o histórico de trocas de peças do seu pc ? Teve problemas com memória ? 

 

 

Nunca tive problemas com o pc, que exigiram troca de peças, apenas troquei a placa de video duas vezes, mas pela necessidade de atualizar para rodar os jogos recentes.

 

Mas me pergunto: se caso fosse, tanto a fonte, quanto a memória, haveria a possibilidade de elas causarem apenas este tipo de problema? Prq, o pc, em geral, funciona perfeitamente, não trava nem nada, nunca tive tela azul, ou algum erro, que pudesse me gerar preocupação.

 

é só estas quedas bruscas de fps em jogos, que me incomodam. As vezes acontece com 5 mins de jogo (ou seja, o pc nem chega de fato a aquecer muito).

 

Não estou descartando o fato de que a fonte ou a memória possam estar me causando problemas... Só que antes de cogitar a troca das peças, gostaria de ter certeza, para que não aconteça de, após a troca, ver o problema não ser resolvido.

 

 

Ricardo, tu tens algum programa que utilize com frequência o HD ? Tipo, Google Drive, One Drive, etc ? Como fica o uso da memória RAM durante os jogos ? Qual directx você utiliza nos jogos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só porque ela é bomba não quer dizer que irá trazer problemas de desempenho. Fonte é que nem energia, se ela falha na entrega, o teu PC "pisca", ou seja, desligaria, reiniciaria, travaria...

Não é fonte.

 

Ninguém olhou para o Windows 10 e nem para o HD...

 

 

 

 

 

 

 

Ricardo, tu tens algum programa que utilize com frequência o HD ? Tipo, Google Drive, One Drive, etc ? Como fica o uso da memória RAM durante os jogos ? Qual directx você utiliza nos jogos ?

 

Então, eu uso o Directx que veio com o windows 10 mesmo (que é o 12, se não me engano). Tenho o One Drive ativo aqui no pc (isso seria um problema?), e os jogos não usam memória muito alta, de uma maneira geral... As vezes eu do uma controlada com o MSI Afterburner, pra ver se ta tudo normal, e nunca notei nada muito fora do normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É, Temos que levar em consideração que algumas placas de videos não estão rodando bem no windows 10. Quanto tu configuraste o game, marcou para usar o directx 10/11 ?

 

OneDrive, GoogleDrive fazem sincronismo de arquivos. Logo, se tu tiveres uma pasta a ser sincronizada no mesmo disco onde está o jogo, gerará lag no game, pois pode consomir tempo de I/O do processador. Apesar de que tua CPU tem 8 cores.....

 

Enfim, é por eliminação. Eu já li vários tópicos de pessoas reclamando do desempenho do windows 10 em jogos. Parece que ainda não está bem otimizado...

 

Tem como testar com o windows 7 ou 8 ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, Temos que levar em consideração que algumas placas de videos não estão rodando bem no windows 10. Quanto tu configuraste o game, marcou para usar o directx 10/11 ?

 

OneDrive, GoogleDrive fazem sincronismo de arquivos. Logo, se tu tiveres uma pasta a ser sincronizada no mesmo disco onde está o jogo, gerará lag no game, pois pode consomir tempo de I/O do processador. Apesar de que tua CPU tem 8 cores.....

 

Enfim, é por eliminação. Eu já li vários tópicos de pessoas reclamando do desempenho do windows 10 em jogos. Parece que ainda não está bem otimizado...

 

Tem como testar com o windows 7 ou 8 ?

 

Pra mim é meio impossivel testar com outro windows... Os jogos, quando tem opção, eu coloco pro directx 11 sempre. Testei com o One Drive fechado e segue as quedas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Eu vou tentar jogar em resoluções menores (jogo geralmente em Full HD) e posto se o problema for resolvido até a noite.  :D

 

 

Faça todas as tentativas por software, se não resolver, parta para o hardware. Se o problema continuar mesmo com a resolução baixa pode ter certeza, fonte ou memória, @Ricardo Miguel Fribbe por favor insisto se não fez o teste de memória faça e o  resultado no tópico, mesma lógica para a fonte, se puder abrir a tampa e postar uma foto (focada, local bem iluminado) no tópico agradeço, assim os usuários experientes do fórum podem fazer uma inspeção visual da mesma e matar a charada. 

 

Poste também uma foto de dentro do gabinete. 

 

@anjoed Por que usar multicitação na parte dos CHIPS ? Tenho cara de palhaço é isso ? Como descarta a possibilidade não ser a fonte se ela não foi testada ? Não crie fantasias sem testa-las.  :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

 
 

 

Faça todas as tentativas por software, se não resolver, parta para o hardware. Se o problema continuar mesmo com a resolução baixa pode ter certeza, fonte ou memória, @Ricardo Miguel Fribbe por favor insisto se não fez o teste de memória faça e o  resultado no tópico, mesma lógica para a fonte, se puder abrir a tampa e postar uma foto (focada, local bem iluminado) no tópico agradeço, assim os usuários experientes do fórum podem fazer uma inspeção visual da mesma e matar a charada. 

 

Poste também uma foto de dentro do gabinete. 

 

@anjoed Por que usar multicitação na parte dos CHIPS ? Tenho cara de palhaço é isso ? Como descarta a possibilidade não ser a fonte se ela não foi testada ? Não crie fantasias sem testa-las.  :rolleyes:

 

Calm down Colega, ninguém aqui está ofendendo, tu estás muito nervoso.

 

Não, como lhe falei, mesmo a fonte não garantir a qualidade, não é ela a causadora do problema dele. Simples assim. Os maiores problemas de fonte de baixa qualidade são os recursos técnicos para filtragem, controle e durabilidade. Nada referente ao problema dele. 

 

E deixamos as fantasias para os animes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baah, calma ai galera KKK

 

Eu infelizmente não possuo outras fontes, para testar, mas eu comprei uma memória de 8gb (uma Hyper X Fury 8gb 1600MHz, como não fui eu que comprei a memória, não havia dado bola, até agr, pra ela). Assim que ela vier, e eu instalar eu tiro a prova, e vejo se era a memória.

 

Quanto a fonte, ficara como opção, caso a troca da memória não resolva o problema, e se for o caso, eu vou trocar no futuro. Eu passei antivirus, ccleaner, desfragmentei, exclui algumas coisas qe estavam só ocupando espaço, fiz verificação da integridade dos arquivos (via steam) dos jogos que apresentam isso, e nada resolveu.

 

Como eu não possuo nenhuma memória extra, nem uma fonte que suporte a placa, para fazer testes, eu vou esperar vir a memória para ver o que acontece, e estarei postando o resultado, seja ele bom ou ruim, para que o tópico seja encerrado :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Baah, calma ai galera KKK

 

Eu infelizmente não possuo outras fontes, para testar, mas eu comprei uma memória de 8gb (uma Hyper X Fury 8gb 1600MHz, como não fui eu que comprei a memória, não havia dado bola, até agr, pra ela). Assim que ela vier, e eu instalar eu tiro a prova, e vejo se era a memória.

 

Quanto a fonte, ficara como opção, caso a troca da memória não resolva o problema, e se for o caso, eu vou trocar no futuro. Eu passei antivirus, ccleaner, desfragmentei, exclui algumas coisas qe estavam só ocupando espaço, fiz verificação da integridade dos arquivos (via steam) dos jogos que apresentam isso, e nada resolveu.

 

Como eu não possuo nenhuma memória extra, nem uma fonte que suporte a placa, para fazer testes, eu vou esperar vir a memória para ver o que acontece, e estarei postando o resultado, seja ele bom ou ruim, para que o tópico seja encerrado :)

Faça um teste simples, baixe a qualidade dos jogos e veja o que acontece. Não acho que teu problema será resolvido com uma memória nova e nem com uma fonte nova. 

 

Às vezes, é preciso ir por eliminação. Reinstalação completa do S.O. e drivers. Depois, faça um teste somente com o jogo que estava engasgando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo você usa o Windows 10 certo? por acaso você usa um  programa de baixar legendas, o "LegendasBr", meu computador estava igual ao seu dando freezings em todos os jogos e ate na área de trabalho, eu já estava pensando em ate acionar a garantia da minha placa de vídeo nova pensando que o problema era ela, mas acabou que o problema era incompatibilidade com o LegendasBr e o Windows 10, talvez o seu problema não seja esse, mas fica ai a dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vim reportar depois de um tempo:

 

Formatei o meu PC, reinstalando tudo certinho, troquei a placa de video para uma GTX 970 (não por isso, mas por querer um desempenho melhor) e o problema persiste.

 

Fiz um teste no HD com o HD Tune Pro, e deu 100%, logo não é o HD. Placa de video também não é, pois troquei e segue dando essas quedinhas. O pente de memória foi trocado recentemente, e também não é. O processador é bem novo, e fiz testes de stress com o Aida64 e também usando o MSI Afterburner durante jogos, e a temperatura se mantém dentro dos padrões bem tranquilinho, assim como seu desempenho. Fica mesmo entre a fonte e a placa mãe.

 

Aqui eu ja não sei muito bem o que fazer. Minha placa mãe Asus B85M-E/BR é meio nova, tem ai uns 2~3 meses, enquanto a fonte C3 tech 850W é a única peça antiga no meu PC, ja tendo mais de 3 anos. Porém uma coisa que não chega a ser um problema, mas ocorre, é a demora na inicialização, que veio ao pegar a placa mãe nova. Isso não aparenta afetar o desempenho do PC, mas acontece. E se por acaso é um problema na fonte, eu também não saberia dizer, pois eu jogo os jogos as vezes no ultra, ou no alta, e eles rodam bem, só mesmo estas quedas que encomodam.

 

Alguma ideia? Falo tudo isso partindo do pressuposto de que o problema é em alguma das duas peças, pois formatei e reinstalei tudo, e o problema persiste, o que dificulta ser problema de software, certo?

 

E não, eu baixo legendas pelo legendas.tv hahah mas valeu pela dica :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...