Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indutor de freqüência para velocidade de motor

Ir à solução Resolvido por Mega Blaster,

Posts recomendados

Senhores,

Como seria o controle de velocidade de um motor com trocas por teclas usando um INDUTOR de FREQÜÊNCIA?

Um fornecedor nos informou que um determinado equipamento para processamento de alimentos não tem mais troca de velocidade mecânica (alavanca com polias) e passa a ser eletrônica com indutor de freqüência. Então, nós questionamos: Não seria um INVERSOR de freqüência? Ele confirmou que não, é realmente um indutor. Então, como seria isso?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já é um equipamento pronto que revendemos. Queremos entender como funciona o indutor.

Ou um PWM usado em motores DC, ou é um inversor de freqüência, usado em motores AC.

Indutor é indutor.

É só um componente passivo (Outrora chamado de passativo). Não tem capacidade de controlar velocidade de nada.

Há não ser que seja um Magnetic amplifier, mas neste caso em desuso a mais de 40 anos.

Hoje em dia se usa inversores de freqüência para motores AC e circuitos PWM para motores DC. 

• Curtir 1
Link para o comentário

Ou um PWM usado em motores DC, ou é um inversor de freqüência, usado em motores AC.

Indutor é indutor.

É só um componente passivo (Outrora chamado de passativo). Não tem capacidade de controlar velocidade de nada.

Há não ser que seja um Magnetic amplifier, mas neste caso em desuso a mais de 40 anos.

Hoje em dia se usa inversores de freqüência para motores AC e circuitos PWM para motores DC. 

Exato. Esse foi nosso questionamento. Não recebemos nenhum e não podemos abrir para ver, pois violaria a garantia. Estamos curiosos, aguardando para ver o manual. De qualquer forma, não creio ser DC, já que é industrial e são ligados em tomadas comum AC. Não faria sentido e ficaria muito caro ser DC.

Link para o comentário

Exato. Esse foi nosso questionamento. Não recebemos nenhum e não podemos abrir para ver, pois violaria a garantia. Estamos curiosos, aguardando para ver o manual. De qualquer forma, não creio ser DC, já que é industrial e são ligados em tomadas comum AC. Não faria sentido e ficaria muito caro ser DC.

Curiosidade:

Um dia destes eu estive dando uma olhada num manual de motor DC industrial Weg que não tinha imã permanente.

Eu nunca tinha visto motores DC sem imã permanente.

Se bem que motores universais, aqueles de furadeiras, aspirador de pó e de liquidificadores, funcionam também em DC e não tem imã.

Link para o comentário

Penso que haja um filtro elétrico indutivo que controla a tensão de saída aplicada no motor a partir da frequência da tensão de entrada. A frequência de controle, obviamente, seria variada de forma discreta através das teclas mencionadas.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário

Penso que haja um filtro elétrico indutivo que controla a tensão de saída aplicada no motor a partir da frequência da tensão de entrada. A frequência de controle, obviamente, seria variada de forma discreta através das teclas mencionadas.

Não faz sentido. 

Um motor é controlado pela freqüência, embora que se diminuir a tensão até diminui a velocidade, mas perde torque.

Porque fazer tanta traquitana se pode simplesmente usar um inversor?

Para que serviria o filtro, já que o motor funciona é pela freqüência? 

Nem mesmo o motor DC necessitaria de filtro. 

• Curtir 1
Link para o comentário

Bom, então indutor não é. Está claro. Vamos aguardar a chegada de um equipamento. Vou tentar confirmar a forma construtiva. Achava que um motor DC não fazia sentido, mas faz. Se a fábrica consome muitos, deve ter um custo reduzido, creio. Do lado da assistência, acho que teremos mais ganhos de serviços de manutenção.

Link para o comentário

@albert_emule

Só haveria perda de torque se houvesse perda de corrente, o que pode ser evitado com um filtro elétrico ativo. Além disso, eu não disse que o motor seria alimentado por tensões de frequências da mesma ordem das frequências de controle F5Rua4D.gif.

Um inversor não é simples de projetar, visto que o mesmo tem que ter altíssima eficiência além de ser um oscilador. Já um circuito de controle, nos tempos da Eletrônica Digital, é mais fácil e personalizável de várias maneiras, o que significa que o projetista pode mesmo ter optado por isso.

Link para o comentário

• Membro VIP

@Dom Bonilla

Me explica o que é um INDUTOR de FREQÜÊNCIA?

Pode ser em poucas palavras.

Esse é o objetivo do tópico, @_xyko_. Não sei. Para eu, não faz sentido indutor, mas sim, inversor.

@rjjj, um inversor recebe AC, converte em DC, reconverte em AC na modulação da freqüência desejada. Há perda de eficiência, mas há ganho de controle.

(http://www.danfoss.com/Latin_America_portuguese/BusinessAreas/VLT+Drives/Frequency+Converter/VLT+2800+Series.htm)

Mestres @faller e @Bcpetronzio, Podem ajudar a por mais luz no assunto? Concordo com @albert_emule, mas ignoro eletrônica avançada. Fico no mais básico.

Obrigado.

Link para o comentário

@albert_emule

Só haveria perda de torque se houvesse perda de corrente, o que pode ser evitado com um filtro elétrico ativo. Além disso, eu não disse que o motor seria alimentado por tensões de frequências da mesma ordem das frequências de controle F5Rua4D.gif.

Um inversor não é simples de projetar, visto que o mesmo tem que ter altíssima eficiência além de ser um oscilador. Já um circuito de controle, nos tempos da Eletrônica Digital, é mais fácil e personalizável de várias maneiras, o que significa que o projetista pode mesmo ter optado por isso.

Me mostre um exemplo de controle deste tipo.

Se você diminuir a tensão de alimentação de um motor de indução e não ajustar a frequencia de forma proporcional, o motor até diminui a velocidade. porém perde torque, pois irá aumentar o escorregamento do rotor.

• Curtir 1
Link para o comentário

@albert_emule

Em nenhum momento foi afirmado que o motor em questão é um motor de indução. Eu também não disse que o comportamento do indutor seria regido pela frequência de operação do motor, mas sim que seria regido por frequências de controle F5Rua4D.gif.

Mas se vocês querem acreditar que é inversor em vez de indutor, fazer o quê ?

Link para o comentário

• Solução

@albert_emule

Em nenhum momento foi afirmado que o motor em questão é um motor de indução. Eu também não disse que o comportamento do indutor seria regido pela frequência de operação do motor, mas sim que seria regido por frequências de controle F5Rua4D.gif.

Mas se vocês querem acreditar que é inversor em vez de indutor, fazer o quê ?

Não sei o que é @rjjj. O objetivo é entender a afirmação do representante da fábrica, que confirmou ser um indutor e não um inversor, que seria o mais lógico. Dependendo da forma construtiva e do tamanho, um indutor pode armazenar energia, mas daí que controle tensão, corrente ou freqüência é que é a questão. Se sim, como?

ÚLTIMO EDIT:

Mistério resolvido: É falta de preparo do representante comercial da fábrica. É um INVERSOR de freqüência. Recebemos o manual e o book machine dos produtos e o dito cujo refere-se ao inversor de freqüência. Agradeço a todos que tentaram ajudar elucidar o mistério.

http://gpaniz.com.br/produtos/detalhes/BATEDEIRA-PLANETARIA/BP-12-RP/caracteristicas

Obrigado.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!