Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera!

Preciso de ajuda com o seguinte caso...

Estou com um amplificador Staner 1200 T na bancada, ele é usado em som ambiente de um supermercado...quando chegou ele estava com algumas saidas queimadas, fiz a troca e o mesmo voltou a funcionar normalmente...porém como ele é usado em som ambiente, precisam ser ligados os transformadores de tronco...e quando ligo as saidas queimam! Os transformadores estão em perfeito estado...alguem já teve esse problema ou pode me ajudar?

Postado

Boa noite Bcpetronzio...como eu falei...o amplificador esta funcionando normalmente...isso antes de ligar o trafo de tronco na saida...quando coloco o trafo na saida ele entra em curto...pode o trafo q fica dentro do amplificador estar ruim mesmo com o amplificador funcionando direito sem o trafo de tronco? Os trafos já estão testados...sao novos!

• Coordenador
Postado

Se o amplificador fornece som para um falante diretamente sem dar problemas, pode ter ligação errada nos trafos do tronco.

Postado

O trafo esta ligado corretamente...ele é de 4 e 8 ohms...eu posso estar tendo problemas com a impedancia do amplificador? Ela pode estar alterada? E por isso estar fechando curto?

• Coordenador
Postado

Essa potência suporta 8 ou 4 Ohms na saída!, isso não tem como alterar.

Meça com um multímetro, o que o trafo de tronco esta apresentando em sua entrada.

Postado

Ela é de 8ohms e o trafo tem ligacao pra 4 e 8ohms...ok vou testar! Isso q tá acontecendo...esse curto pode estar sendo causado por algum capacitor da fonte? Lembrando q ela funciona normal sem o tronco...

• Coordenador
Postado

Ela é de 8ohms e o trafo tem ligacao pra 4 e 8ohms...ok vou testar! Isso q tá acontecendo...esse curto pode estar sendo causado por algum capacitor da fonte? Lembrando q ela funciona normal sem o tronco...

É difícil afirmar com certeza absoluta, justamente porque ela esta funcionando normal sem o tronco...

Postado

Testei os capacitores da fonte e estão ok! Um dos canais n entra em curto com o transformador de tronco...então fiz a troca da placa do canal bom para o canal q entra em curti e vice versa....e ficou constatado q o defeito esta na placa das saidas de audio...alguem tem uma ideia do q possa ser?

• Membro VIP
Postado

capacitor quando "esvazia" não pode dar aquele efeito de curto? derrubando o amplificador?

Aliás... esse ampli não tem proteção de curto não?

voltando! Se o capacitor, sendo grande, esvaziar por algum motivo, ele pode dar efeito de curto, pelo que já presenciei (já desliguei algumas fontes fazendo isso ehehehehe). Se isso pode ser possível, é bem possível que, ao ligar o trafo, ele esvazie o cap de saída, devido a "puxar" potencia, e daí derrubando o amplificador.

é algo a ver, se os capacitores estão bons mesmo.

• Curtir 1
Postado

Entendi..eu tava nessa duvida tb..mas esse amplificador tem dois canais..um deles esta bom..então eu troquei as placas dos canais q sao identicas e com fontes distintas...e o canal q apresentava o defeito...ficou bom depois da troca das placas...isso quer dizer q o problema é na placa das saidas de audio e n na fonte! Mas tá bem difícil achar o defeito pois sem o tronco ela funciona normalment.

• Coordenador
Postado

Coloque umas fotos dessa placa, identificando onde é a saída dela, para analisarmos como é feito o acoplamento na saída dela...

• Coordenador
Postado

É colega! Infelizmente não tenho ideia do que pode esta acontecendo ai!!!...

Tópico Movido para a Eletrônica...

Talvez algum colega já tenha pego um defeito semelhante!... 

• Membro VIP
Postado

Realmente é deprimente quando se troca peças e estas voltam a queimar. Passava por isso quando trocava o tsh de tv e funcionava por 10 minutos. Caro, só tinha um, vontade chorar kk

Bem...Desculpe mas estou chutando...Queimam todos? ou só alguns? Os que não queimam funcionam? Sai som? este é um amplificador tipo classe D? Chaveado? Os a.f. formam uma ponte ou algo assim? Ou é o trafo o tal tronco - ponte? Acho melhor você tentar conseguir o esquemático

Se for ampl. linear mesmo, verifique os excitadores. Ligue sem som algum e veja se aquece. Talvez tenha que fazer algum ajuste de corrente nas bases para polarizar os transistores. De novo, Conclusões Hiptéticas Universais Técnicas Explicativas

Postado

Kkk...verdad Isadora, dah vontade mesmo d chorar! Eles n queimam todos n...apenas um par e quando queimam o canal entra em curto e queimam os fusíveis parando assim d funcionar! Postei algumas fotos acima da placa...e o q mais me intriga é q sem o tronco ele funciona normalmente...n aquece nem nada! Ah...o transformador de tronco sao externos...usados em som ambiente!

• 2 anos depois...
Postado

Amigo estive vendo alguns comentário e decidi te responder, espero que ja tenha solucionado o problema, cheguei atrasado, veja se a impedância do trafo tronco é  compativel com a saída do amplificador. A impedancia do trafo tronco tem que ser maior que a do aplif. Ex, Saida do amplificador 150w o trafo tronco tem que ser no mínimo 200w. trafo com impedância menor queima a saída do amplificador. e a saida do saída do amplif. tem que ser ligado no primario do tronco.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!