Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
joaopompeu

Arquivo dnsapi.dll não aceita ser reinstalado

Recommended Posts

Após remover um trojan com o "Windows Defender" no "Windows 10 Pro 64bits", meu computador acusou a falta do arquivo dnsapi.dll.  Ou melhor, apareceu um aviso de que este arquivo está aberto em outro programa e precisa ser reinstalado.  Baixei este arquivo da "Internet" e ao reinstala-lo o mesmo aviso apareceu, concluindo eu que este arquivo não está podendo ser reinstalado.  A falta deste arquivo faz com que alguns programas não operem perfeitamente e com que alguns programas não possam ser instalados.  Como exemplo o MinhatecaBox (programa que envia arquivos para a Nuvem Minhateca) não está operando.  O "uTorrent" parou também.  Programa de atualização de "drivers" não aceita ser instalado.  Os programas que corrigem erro de .dll não corrigiram este problema.  Corrigiram muitos problemas de .dll que haviam no meu computador, mas na hora de reinstalar dnsapi.dll falharam.  Um agente da Comunidade da Microsoft me sugeriu inicialização limpa, limpeza de unidade (arquivos temporários) e restauração de sistema para ponto anterior ao problema.  Não deu certo porque não tem ponto de restauração anterior ao problema no meu computador, pra complicar mais ainda.  Se fosse no "Windows 7" acho que seria resolvido com o "CD-ROM" do sistema pela instalação de restauração, quando os arquivos em falta são repostos e os aplicativos e arquivos pessoais são mantidos.  Mas no "Windows 10" não tem mais isso.  O disco de recuperação de sistema do "Windows 10" reinstala o sistema e isso não quero.  Porque é complicado acreditar (lógico que posso estar enganado) que por causa de um arquivo .dll, que nas outras vezes baixei da "Internet" e o reinstalei na pasta do sistema sem problema algum, agora eu tenha que formatar a máquina do zero.  Estou ainda me recusando a acreditar nisso e acho que estou certo, acho que deva ter um jeito de corrigir esta .dll e reinstala-la simplesmente.  Digitei "dnsapi.dll" no buscador do sistema para saber em que outro programa está instalada e não apareceu nenhum outro programa.  Quer dizer, pela lógica de até agora, o aviso que esta .dll está aberta em outro programa é falso, caso contrário eu teria a achado ao procura-la no buscador do sistema.  Ou então o buscador recusou-se a fazer esta busca, sei lá, já estou especulando todas hipóteses para tentar decifrar o que está acontecendo.  Alguém tem alguma ideia de como posso reinstalar este arquivo dnsapi.dll na pasta Windows - System32 de modo que não seja rejeitada?  De modo efetivo então.  Obrigado desde já a todos participantes do Clube do Hardware, sempre e nesta minha estreia aqui postando algo, já que leitor daqui já sou há tempos, já achei muitas soluções para os problemas do meu computador aqui e já recomendei o CdoH que eu me lembre a pelo menos três pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiquei com esperança de resolver o problema, ao perceber que o arquivo problemático em questão dnsapi.dll não conseguia ser reinstalado porque sua pasta original não é Windows-System32 e sim Windows-SysWOW64 (já que meu sistema é Windows 10 Pro 64).  Reinstalei o arquivo então, com sucesso, mas os problemas no computador continuaram.  A restauração de sistema do meu computador está inoperante, retirando por completo a chance de corrigir este problema a partir daí.  Nenhum tipo de restauração está funcionando no meu computador.  Limpeza de unidade pelo DOS já fiz.  Registrei novamente .dll e não foi possível fazer isso também.  Removi vários arquivos maliciosos com três programas recomendados pela Comunidade da Microsoft e não resolveu o problema.  Como pretendo instalar três sistemas operacionais no meu computador, para poder jogar jogos antigos e pequenos que tenho, acho que solucionarei este problema com esta instalação tripla.  Instalarei "Windows 98SE", XP e 10 Pro 64.  Obrigado e até mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais