Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
RANunes

Antena piora o sinal

Recommended Posts

Olá,

Depois de ter construido este circuito, colocando uma antena de 17,2cms piora o sinal, é a primeira vez que vejo uma antena a piorar o sinal.

Já testei com 3 recetores diferentes, condensadores diferentes e o resultado é sempre o mesmo com antena o sinal fica pior.

Recetores testados, RXB6, XY-MK-5V, RWS-371 como o resultado é sempre o mesmo indiferentemente dos recetores, juljo o problema ser talvez de condensadores.

Também já testei com três emissores diferentes KXD10036, FS1000A, TWS-BS

Sem antena, os leds em vez de se manterem sempre ligados, piscam de vez em quando.

Com antena estão sempre a piscar.

O que eu queria, é que mantivessem ligados enquanto o sinal do pir estivesse a emitir +/- 5segundos

Peço a vossa ajuda.

Esquemas.jpg

Editado por RANunes

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@RANunes,

Deve existir algum outro sinal forte que está interferindo. Esses receptores não possuem nenhum tipo de pré-seletor de RF, então eles são fácilmente saturados por um sinal forte, mesmo sendo de outra frequência.

Eu trocaria por modelos de outra frequência, tipo 800 Mhz ou 915 Mhz, e testaria novamente.

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado,

Lá vou ter que comprar novos Rx/Tx :(

Editado por RANunes

Compartilhar este post

Link para o post

@RANunes,

kkkkkkk , isso acontece de vez em quando.... vou te dar uma dica : os modelos mais baratos sempre são os de pior performance, então olhe o "jeitão" do hardware e evite os mais baratos. Pode ser que se você comprar um modelo intermediário ele tenha uma filtragem melhor e esse problema não aconteça. Eu já tive muita experiência com RF, então sempre compro produtos mais caros, evitando os mais baratos.

Esses sistemas de 433 Mhz, existem dezenas de variantes, os melhores são os que usam o CI SI4463, muito simples de se usar, e com uma performance fantástica, com 100 canais diferentes para voce selecionar a sua comunicação, indo desde 430 Mhz até 470 Mhz, e funciona a mais de 300 metros com 10 miliwatts, mas pode sair com até 100 miliwatts se voce programar, e nesse caso passa de 1 Km !. Eles são conheçidos como "RF Serial Modem", de tão simples de se usar ! São bem imunes a sinais próximos, e podem ser usados vários bem perto uns dos outros, separando bem os canais utilizados por cada conjunto. Eu diria que são produtos profissionais, a um custo muito bom.

Veja uma foto de um módulo, e veja que interessante a antena ( se quiser usar uma profissional tem um conector na placa para isso ! ) :

SI4463.JPG

No Ebay tem uma quantidade enorme de modelos diferentes, eu comprei 10 deles por cerca de R$ 15,00 cada um !  Acho que voce não vai encontrar eles no Brasil, mas não custa procurar....

Paulo

Editado por aphawk

Compartilhar este post

Link para o post

Ok,

Já comprei na ebay o Hc-12 o problema agora vai ser ligar.

Tenho 6 sensores e um recetor. Ligo como está no esquema? É preciso configurar alguma coisa?

Obrigado pela ajuda.

Esquemas_hc12.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@RANunes,

Infelizmente para esta sua aplicação, com mais sensores, não vai funcionar. Eu não sabia que voce iria usar vários deles ! Se tivesse algum microcontrolador, tudo bem, mas deixando o Holtek controlando, esquece. Poderia usar um Attiny qualquer, mas teria de programar...

Tem de usar um módulo que não trabalhe com serial. E no seu caso é ainda pior, pois todos tem de trabalhar exatamente na mesma frequência ! Vai ter de ser na tentativa e erro.....

Tente achar algum desses tipos :

http://www.ebay.com/itm/433MHZ-Transmitter-Receiver-Module-SYN115-SYN480R-ASK-Wireless-Module-/351350062982?hash=item51ce187f86

http://www.ebay.com/itm/RF-OOK-Remote-Modules-Control-Transceiver-RX-TX-ASK-modules-AM-Modules-433MHZ-/280909354931?hash=item41678097b3

Paulo

Editado por aphawk

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado,

Mas esses são muito identicos aos que já tenho :(

Vou continuar a tentar.

Compartilhar este post

Link para o post

@RANunes,

Não sei se voce sabe programar, mas o que pode ser feito é substituir esses HT's por um microprocessador pequeno, aí sim voce poderia usar módulos mais poderosos como o HC-12.

De qualquer maneira, boa sorte, e se conseguir solucionar, poste aqui a sua solução, ok ?

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

O problema é que não sei programar :( 

Acho que me vou ficar pelo RXB6.

O único problema, é que de vez em quando, os leds piscam.

Se houvesse uma maneira de evitar essas falhas...

Tentei usar um condensador electrolítico de 1000mf nos leds, na esperança de me livrar dessas quebras, mas de nada adiantou.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais