Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Widelux

Qual placa de vídeo comprar com este valor para esta configuração?

Recommended Posts

Boa tarde galera.

No inicio do ano participei mais ativamente do fórum e montei um pc com a configuração que está na minha assinatura com a ajuda da galera daqui.

Tinha em mente comprar uma R9 270x ou uma GTX 760, mas vi que os valores excederam fortemente devido à alta do dólar.  :(

Hoje, estou querendo gastar em média uns 600 reais numa placa de vídeo para jogar os games da atualidade. Não precisa ser no Ultra, talvez no High para o Medium já seria de bom tamanho. (jogar de boa, sem lag)

Levando em consideração a minha configuração atual (na assinatura), qual placa de vídeo fecharia esta configuração, com um Custo x Benefício satisfatório ?

Desde já, obrigado.  B)

[ ] ' s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Imakuni , obrigado pela indicação.

Uma questão em cima desta.

Vi que a R9 270x está em média 200 reais a mais da R7 265. O desempenho adicional da R9 270x comparado ao desempenho da R7 265 é "gritante"?

Se o desempenho for MUITO acima da média da R7 265 e esses 200 reais adicionais for realmente um investimento que valha a pena no resultado, eu invisto esses 200 a mais e vou de R9 270x.

Fico no aguardo. Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

@Imakuni , obrigado pela indicação.

Uma questão em cima desta.

Vi que a R9 270x está em média 200 reais a mais da R7 265. O desempenho adicional da R9 270x comparado ao desempenho da R7 265 é "gritante"?

Se o desempenho for MUITO acima da média da R7 265 e esses 200 reais adicionais for realmente um investimento que valha a pena no resultado, eu invisto esses 200 a mais e vou de R9 270x.

Fico no aguardo. Obrigado!

Bem, o que eu posso dizer......

Se puder pagar esses 140 R$ a mais, a diferença em jogos é essa: http://www.anandtech.com/bench/product/1043?vs=1127

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, o que eu posso dizer......

Se puder pagar esses 140 R$ a mais, a diferença em jogos é essa: http://www.anandtech.com/bench/product/1043?vs=1127

De acordo com este comparativo, em questão de FPS achei bem interessante. Em contrapartida pude ver também que a R9 270x esquenta bem comparada à R7 265. Creio que quanto a isto não tenha grandes problemas, espero. Penso que a arquitetura dessas placas de video já são previstas para operar à temperaturas elevadas conforme teste do Furmark - chegando a 84º Celsius (a R9 270x), já a R7 265 chegando a 61º Celsius.

Quanto a esta questão da temperatura, tem alguma experiência quanto a isto? Isso é tranquilo?

Vou ponderar melhor. Obrigado pela opinião proposta.

[ ] ' s

Compartilhar este post

Link para o post

De acordo com este comparativo, em questão de FPS achei bem interessante. Em contrapartida pude ver também que a R9 270x esquenta bem comparada à R7 265. Creio que quanto a isto não tenha grandes problemas, espero. Penso que a arquitetura dessas placas de video já são previstas para operar à temperaturas elevadas conforme teste do Furmark - chegando a 84º Celsius (a R9 270x), já a R7 265 chegando a 61º Celsius.

Quanto a esta questão da temperatura, tem alguma experiência quanto a isto? Isso é tranquilo?

Vou ponderar melhor. Obrigado pela opinião proposta.

[ ] ' s

Furmark é um péssimo exemplo para servir de base. É um programa feito unica e exclusivamente para esquentar a placa e testar o sistema de refrigeração (que varia de fabricante para fabricante). Em jogos, a temperatura vai ser BEEEM menor.

E isso sem mencionar que, até 80ºC, você pode ficar totalmente tranquilo. Até uns 83ºc, fique de olho para a temperatura não subir muito mais, mas também não há problema.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Furmark é um péssimo exemplo para servir de base. É um programa feito unica e exclusivamente para esquentar a placa e testar o sistema de refrigeração (que varia de fabricante para fabricante). Em jogos, a temperatura vai ser BEEEM menor.

E isso sem mencionar que, até 80ºC, você pode ficar totalmente tranquilo. Até uns 83ºc, fique de olho para a temperatura não subir muito mais, mas também não há problema.

Valeu pelas informações.. Então creio que a R9 270x também é uma forte candidata à fechar a minha config.

Estava de olho na época na GTX 760 que já tinha o valor um pouco mais elevado comparada à R9 270x, e pelo visto continua na frente ainda. E este dólar também não ajuda. =/

Obrigado @Imakuni 

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pelas informações.. Então creio que a R9 270x também é uma forte candidata à fechar a minha config.

Estava de olho na época na GTX 760 que já tinha o valor um pouco mais elevado comparada à R9 270x, e pelo visto continua na frente ainda. E este dólar também não ajuda. =/

Obrigado @Imakuni 

Abraço.

Rapaz, eu lembro de quando eu fui planejar meu PC. O i5 4440 custava 700 R$. A minha Gtx 970 da gigabyte (a versão windforce) eu paguei 1250R$. Vai dar uma olhada nos preços hoje.....

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, eu lembro de quando eu fui planejar meu PC. O i5 4440 custava 700 R$. A minha Gtx 970 da gigabyte (a versão windforce) eu paguei 1250R$. Vai dar uma olhada nos preços hoje.....

Exato!! Eu comprei as peças separadas e montei o meu, e comprei em janeiro. Paguei 415 reais no i3 4160 na Pichau na época, hoje ele está 200 reais mais caro, um absurdo. Isso sendo valor à vista ainda, se for parcelar quase cai na casa dos 800. Daria para montar quase 2 máquinas que montei se fosse cotar hoje. Estava com dó de comprar na época a GTX 760 por 700-800 reais (média), agora lascou mesmo.

Bom, já era previsto isto também, agora é torcer para o dólar abaixar um pouco mais e isto refletir rápido no nosso bolso. Duvido, mas vamos que vamos.

Valeu bro!

Compartilhar este post

Link para o post

@Imakuni , uma última questão, se puder me ajudar:

GTX 960 PNY

http://www.kabum.com.br/produto/63018/placa-de-video-vga-evga-geforce-gtx960-2gb-sc-ddr5-128-bits-pci-e-3-0-02g-p4-2962-kr/?tag=gtx%20960

GTX 960 EVGA

http://www.kabum.com.br/produto/62672/placa-de-video-vga-pny-geforce-gtx-960-2048mb-gddr5-pci-e-3-0-vcggtx9602xpb/?tag=gtx%20960

Estava vendo essas duas placas e o feedback da galera me chamou muito a atenção. Entre as duas, tecnicamente falando, qual seria a diferença? O valor, vale?

Percebi que tem placas com 256 bits, e essas são de 128 bits. Faz muita diferença?

Editado por Widelux

Compartilhar este post

Link para o post

@Imakuni , uma última questão, se puder me ajudar:

GTX 960 PNY

http://www.kabum.com.br/produto/63018/placa-de-video-vga-evga-geforce-gtx960-2gb-sc-ddr5-128-bits-pci-e-3-0-02g-p4-2962-kr/?tag=gtx%20960

GTX 960 EVGA

http://www.kabum.com.br/produto/62672/placa-de-video-vga-pny-geforce-gtx-960-2048mb-gddr5-pci-e-3-0-vcggtx9602xpb/?tag=gtx%20960

Estava vendo essas duas placas e o feedback da galera me chamou muito a atenção. Entre as duas, tecnicamente falando, qual seria a diferença? O valor, vale?

A diferença entre elas é a seguinte: se você puder pagar, você não compra nenhuma das duas, você vai atrás da r9 280x, que tem o mesmo preço, mas é ~8% mais poderosa. Hoje parece que acabou, mas dia sim dia não a Kabum tem essa placa em estoque para comprar. Alternativamente, uma r9 380 4gb, por 50R$ a mais, também teria esses 8% a mais de desempenho, se puder esticar ainda mais 50 R$.

Mas para responder sua pergunta, o modelo da PNY usa um blower, que um cooler mais fraco (e barulhento) que o da EVGA. E isso que esse modelo da EVGA é um cooler bem simples, com apenas 1 fan. Por um preço menor, você pega o modelo da Zotac, que será melhor que os dois: http://www.kabum.com.br/produto/62233/placa-de-video-vga-zotac-geforce-entusiasta-gtx-960-2gb-ddr5-128-bit-zt-90301-10m/?tag=gtx%960

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

A diferença entre elas é a seguinte: se você puder pagar, você não compra nenhuma das duas, você vai atrás da r9 280x, que tem o mesmo preço, mas é ~8% mais poderosa. Hoje parece que acabou, mas dia sim dia não a Kabum tem essa placa em estoque para comprar. Alternativamente, uma r9 380 4gb, por 50R$ a mais, também teria esses 8% a mais de desempenho, se puder esticar ainda mais 50 R$.

Mas para responder sua pergunta, o modelo da PNY usa um blower, que um cooler mais fraco (e barulhento) que o da EVGA. E isso que esse modelo da EVGA é um cooler bem simples, com apenas 1 fan. Por um preço menor, você pega o modelo da Zotac, que será melhor que os dois: http://www.kabum.com.br/produto/62233/placa-de-video-vga-zotac-geforce-entusiasta-gtx-960-2gb-ddr5-128-bit-zt-90301-10m/?tag=gtx%960

Show! Vou continuar estudando  as possibilidades. Estou entre a R9 270x, R9 280x e esta GTX 960 da Zotac que por sinal teve um feedback muito positivo da galera. Sem dúvida será uma dessas. Agora só vou colocar na balança o custo/benefício.

Grato!!!

Editado por Widelux

Compartilhar este post

Link para o post

@Imakuni , como você tinha comentado, a R9 280x por vezes fica em estoque na Kabum

http://www.kabum.com.br/produto/49453/placa-de-video-vga-powercolor-radeon-r9-280x-oc-3gb-ddr5-384-bits-pci-e-3-0-axr9-280x-3gbd5-t2dhe-oc-/?tag=280xx

Entrei lá agora e está como disponível em estoque.

Agora a questão é: essa ou a GTX 960?

Estou com aquela dúvida ainda. Dá pra ir nessa R9 280x sem medo? Para a minha fonte, segura de boa mesmo? Em teoria sei que segura, mas é tranquilo se pegar esta?

Power Color, nunca vi nenhum tipo de feedback desta marca (desculpe a minha ignorância, talvez esteja por fora, mas não conheço esta marca).

Edit: entrei agora novamente na URL e já não está mais disponível.. oloko! Deve ser bem cobiçada mesmo hem... se soubesse já pegaria logo.. kkkkk.. vou ficar no aguardo novamente, vamos ver.

Editado por Widelux

Compartilhar este post

Link para o post

Edit: entrei agora novamente na URL e já não está mais disponível.. oloko! Deve ser bem cobiçada mesmo hem... se soubesse já pegaria logo.. kkkkk.. vou ficar no aguardo novamente, vamos ver.

Acho que você mesmo á descobriu como a R9 280x da powercolor é uma opção muito superior à Gtx 960...

Mas só pra reforçar, pode ir na fé sim. Assim que tiver em estoque.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que você mesmo á descobriu como a R9 280x da powercolor é uma opção muito superior à Gtx 960...

Mas só pra reforçar, pode ir na fé sim. Assim que tiver em estoque.

Hoje para a minha surpresa, entrei no site da Kabum e estava disponível a R9 280x. Não me aguentei e COMPREEEEI !!!!!!

Comprei junto o Watch Dogs para já fazer um teste com este game!

Agora é só aguardar essa belezura chegar!!!

Obrigado @Imakuni pelas dicas. Eu retorno dando um feedback depois que testá-la.

Shoooow!

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

@Imakuni

A R9 280x chegou. Curti muito. Ainda não testei nenhum game. Acabei de instalar os drivers e amanhã vou testar melhor.

Eu só coloquei para classificar novamente o índice de experiência do Windows e só nessa atualização, ela começou a fazer uns barulhos estranhos, parecia um gato miando e esquentou demais. Estou com o gabinete aberto, e só de chegar com a mão próxima, o mormaço é grande e está quente demais. Isso é previsto mesmo? Vou precisar colocar os 2 fans adicionais na lateral do gabinete, talvez?

Valeu !!!

Edit: agora que estou somente com página de internet aberta, ela esfriou e bem rápido, mas qualquer ação dela o normal é esquentar muito?

Editado por Widelux

Compartilhar este post

Link para o post

ela começou a fazer uns barulhos estranhos, parecia um gato miando

O nome disso é "coil whine". Não há problema nenhum na funcionalidade; ainda assim, não deixa de ser um incômodo, e não há nada que você possa fazer a respeito..... Não deve ocorrer em games, mas se ocorrer, nos dê um toque e podemos tentar usar algums métodos gambiarra para resolver.

Estou com o gabinete aberto, e só de chegar com a mão próxima, o mormaço é grande e está quente demais. Isso é previsto mesmo? Vou precisar colocar os 2 fans adicionais na lateral do gabinete, talvez?

Valeu !!!

Baixe um programa chamado MSI Afterburner. Ponha a sua placa em load, e veja temperatura. Se for até +/- 80ºC, tá de boa. 80-85ºC, é bom ficar de olho para não passar disso, mas também não há nada muito errado. Acima de 85ºC, ai tem algo errado.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Imakuni

Obrigado mais uma vez cara, pelas informações.

Vou fazer isso sim e depois dou um toque como foi.

Valeuuu!

Existe uma outra forma de ver a temperatura da placa? O software que é instalado chamado Catalyst, não tem este recurso?

Editado por Widelux

Compartilhar este post

Link para o post

@Imakuni

Obrigado mais uma vez cara, pelas informações.

Vou fazer isso sim e depois dou um toque como foi.

Valeuuu!

Existe uma outra forma de ver a temperatura da placa? O software que é instalado chamado Catalyst, não tem este recurso?

O catalyst não serve para muita coisa, na moral... pena que ele vem junto com o driver. Não viesse, eu não instalaria.

Mas você pode usar outros programas sim. Por exemplo, GPU-Z. Ou HWMonitor. Mas eu recomendo mesmo o Afterburner, porque se tiver algo errado, ele já vai ajudar a resolver.

Compartilhar este post

Link para o post

O catalyst não serve para muita coisa, na moral... pena que ele vem junto com o driver. Não viesse, eu não instalaria.

Mas você pode usar outros programas sim. Por exemplo, GPU-Z. Ou HWMonitor. Mas eu recomendo mesmo o Afterburner, porque se tiver algo errado, ele já vai ajudar a resolver.

Entendido!

beleza então.. quando chegar os games que eu comprei, eu vou testar um pouco jogando, e depois vou fazer esse teste com o Afterburner para ver como ela se sai.

Valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post

@Imakuni

Comprei o Dying Light e o Watch Dogs, ambos instalados e já estou jogando-os. Ficou super show o desempenho e jogando no ALTO tranquilamente com gráficos impecáveis. Somente quando entra no Menu Principal dos games que o mouse fica com um delay muito chato, mas na hora do game, fica perfeito!

De uma forma geral, a R9 280x é MUITO show, e estou muito satisfeito com o desempenho dela. Sem dúvidas é apenas um começo de todos os games que vou rodar nela ainda. Muito obrigado pelas dicas aí.

Quanto à temperatura da R9 280x, ela esquenta bastante, o ar que sai do cooler traseiro é MUITO quente e o gabinete fica bem aquecido. Tenho um Cougar Archon e a parte acrílica dele esquenta bem também, dá até um certo receio. Estava jogando com o gabinete aberto. Posso fechar e jogar tranquilo? Pois não tenho os 2 coolers adicionais no gabinete virados para a placa de vídeo, talvez seja necessário colocar, ou,  posso ficar tranquilo com relação a isto?

Abraço!

Editado por Widelux

Compartilhar este post

Link para o post

Somente quando entra no Menu Principal dos games que o mouse fica com um delay muito chato, mas na hora do game, fica perfeito!

Hmm... veja se a opção "V-sync" está ligada. Em alguns games, ele causa lag no mouse. Se for o caso, tente desligar e ver se resolve.

Quanto à temperatura da R9 280x, ela esquenta bastante, o ar que sai do cooler traseiro é MUITO quente e o gabinete fica bem aquecido. Tenho um Cougar Archon e a parte acrílica dele esquenta bem também, dá até um certo receio. Estava jogando com o gabinete aberto. Posso fechar e jogar tranquilo? Pois não tenho os 2 coolers adicionais no gabinete virados para a placa de vídeo, talvez seja necessário colocar, ou,  posso ficar tranquilo com relação a isto?

Abraço!

Lembra aquilo que eu falei de baixar o afterburner e ver a temperatura da placa? Pois é, faça-o. Eu tenho uma Gtx 970, que consome bem menos energia e gera menos calor (que é diferente de esquentar menos!) do que uma r9 280x. E posso dizer, uma fez eu quase me queimei quando encostei nela por acidente!

Ser quente (até 80ºC) é perfeitamente normal para uma placa de vídeo em seção de jogatina.

Compartilhar este post

Link para o post

Baixe um programa chamado MSI Afterburner. Ponha a sua placa em load, e veja temperatura. Se for até +/- 80ºC, tá de boa. 80-85ºC, é bom ficar de olho para não passar disso, mas também não há nada muito errado. Acima de 85ºC, ai tem algo errado.

@Imakuni , tranquilo?

Só para dar um feedback de como está sendo a minha experiência com a R9 280x que me indicou.

Passado já 3 semanas, tenho jogado com ela o Watch Dogs e Dying Light e estou super satisfeito com ela. (Só um parênteses: vendo ali algumas comentários seu, vi que uma R9 380 que você tinha mencionado, está praticamente o mesmo valor da R9 280x, que raiva.. se tivesse me atentado a isto antes.. agora já foi! - é muita diferença entre elas? :( )

Então, fiz os testes com o FurMark para estressar a placa e chegou no máximo a 76º com a resolução em 1920x1080 (em full screen). Fiz o teste de 16 minutos e ela ficou muito estável dos 10 minutos até os 16 minutos com 76º cravados e foi o máximo que ela bateu. Vale ressaltar que eu coloquei 2 fans laterais no gabinete para ajudar no resfriamento e senti uma bela diferença.

Creio que está tudo tranquilo. 

A única coisa que me deixou intrigado é que vi no tópico oficial da R9 280x aqui no fórum, muita gente reclamando que ela dá problema e que tem vários defeitos relacionados à artefatos e coil whine e que é a única da série R9 que é ruim, etc etc. Não sei se é a minoria que teve um grande azar com o hardware (como qualquer hardware pode dar problema), ou se realmente isto é um fato.

Mas no geral, estou muito satisfeito com o desempenho dela.

[ ] ' s

Compartilhar este post

Link para o post

(Só um parênteses: vendo ali algumas comentários seu, vi que uma R9 380 que você tinha mencionado, está praticamente o mesmo valor da R9 280x, que raiva.. se tivesse me atentado a isto antes.. agora já foi! - é muita diferença entre elas? :( )

Sabendo que a r9 280x na verdade é superior à 380, você continua com raiva? É bem pouca coisa, mas a 280x é melhor sim.

A única coisa que me deixou intrigado é que vi no tópico oficial da R9 280x aqui no fórum, muita gente reclamando que ela dá problema e que tem vários defeitos relacionados à artefatos e coil whine e que é a única da série R9 que é ruim, etc etc. Não sei se é a minoria que teve um grande azar com o hardware (como qualquer hardware pode dar problema), ou se realmente isto é um fato.

Coil Whine acontece com toda placa high end. Não tem jeito, é sempre assim. Você pode não chegar no ponto de whine, mas toda placa tem esse ponto. Com várias pessoas usando, é de se esperar que uma pequena parcela venha a chegar nesse ponto; e são justamente esses que vem reclamar no fórum, não as outras milhares de pessoas que não tiveram problemas.

Você tem whine? Sim -> então vamos tentar resolver. Não -> seja feliz e esqueça isso.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu posso falar: Acabei de pagar R$ 1660 na Windforce em promoção da Pichau.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais