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Heverton Eduardo

Modo correto de carregamento de baterias.

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Olá pessoal, tudo bem?

Acompanho seguido o forum do CDH, porém antes como espectador.

Quero iniciar a primeira pergunta contando que eu sou portador de uma cicatriz no olho causada pela toxoplasmose. Tenho entre 20 e 30% 

da visão normal e por isso nunca pude tirar CNH. Ai resolvi comprar um scooter elétrico.Pesquisei bastante e acabei escolhendo o modelo 

da Electro Bike, o EB 030 de 2000 watts.

Infelizmente, não foi me feita uma entrega técnica como eu esperava, onde queria saber maiores informaçoes sobre o uso e manutenção, nem

vem especificado no manual.

 

Queria muito contar com o conhecimento de vocês no sentido de me ajudarem a carregar as baterias de forma que elas durem mais tempo,

no sentido de maior vida util como maior autonomia.

 

Detalhes:

Ela possu 6 baterias de chumbo acida de 12 volts cada e 20 amperes, ligadas em serie, totalizando 72 volts.

O ideal é descarregar o maximo possivel ou usar e quando der, espetar na tomada?

Quando for trocar as mesmas, existe algo melhor que as de chumbo?

 

Grato

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Baterias tem uma vída útil medida em Ciclos, que é o número de vezes que ela pode ser completamente carregada/descarregada antes que ela apresente perda de carga e só possa ser carregada até 80-85% de sua capacidade. Baterias de celular (Li-io) possuem cerca de 300 ciclos de vida, se não me engano.

 

Cada ciclo é representado por "100% de descarga e 100% de carga", mas você não precisa carregar até 100% e depois descarregar até 0% para carregar novamente, isso inclusive é prejudicial a saúde da bateria. Vou te dar um exemplo de um ciclo:

 

  • A bateria está com 100% de carga;
  • Você descarrega até 80% - se foram 20% da carga, ou 1/5 de ciclo;
  • Você carrega 20%;

Fazendo isso por 5 vezes, descarregando 20% (até 80%) e carregando 20% [até 100%], por 5 vezes, você completa 1 ciclo, afinal 20*5 = 100.

 

Há estudos mostrando que descarregar até 20 ou 30% seria o ideal, e depois carregar até 80 ou 90%.

 

Para o caso das suas baterias (chumbo ácido), recomendo que a primeira carga seja completa até 100%, pois menos que isso pode causar sulfatação.

 

Normalmente eu uso minhas baterias até 50% e carrego até 80%, mas nas vezes que não dá pra fazer assim eu uso até 30%. Eu carrego elas mais vezes, e não estresso tanto elas pois não uso até o limite (1-5%, +90%).

 

Essa página pode te ajudar melhor http://batteryuniversity.com/learn/article/how_to_charge_when_to_charge_table

 

Posso estar errado em algo (ou em tudo hehehe), então peço que o nosso colega @faller nos ajude também.

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Baterias tem uma vída útil medida em Ciclos, que é o número de vezes que ela pode ser completamente carregada/descarregada antes que ela apresente perda de carga e só possa ser carregada até 80-85% de sua capacidade. Baterias de celular (Li-io) possuem cerca de 300 ciclos de vida, se não me engano.

 

Cada ciclo é representado por "100% de descarga e 100% de carga", mas você não precisa carregar até 100% e depois descarregar até 0% para carregar novamente, isso inclusive é prejudicial a saúde da bateria. Vou te dar um exemplo de um ciclo:

 

  • A bateria está com 100% de carga;
  • Você descarrega até 80% - se foram 20% da carga, ou 1/5 de ciclo;
  • Você carrega 20%;

Fazendo isso por 5 vezes, descarregando 20% (até 80%) e carregando 20% [até 100%], por 5 vezes, você completa 1 ciclo, afinal 20*5 = 100.

 

Há estudos mostrando que descarregar até 20 ou 30% seria o ideal, e depois carregar até 80 ou 90%.

 

Para o caso das suas baterias (chumbo ásido), recomendo que a primeira carga seja completa até 100%, pois menos que isso pode causar sulfatação.

 

Normalmente eu uso minhas baterias até 50% e carrego até 80%, mas nas vezes que não dá pra fazer assim eu uso até 30%. Eu carrego elas mais vezes, e não estresso tanto elas pois não uso até o limite (1-5%, +90%).

 

Essa página pode te ajudar melhor http://batteryuniversity.com/learn/article/how_to_charge_when_to_charge_table

Hum, interessante, não sabia que se descarregasse 50%, carregasse ate 100% e fizesse novamente isso, completaria um ciclo. O duro vai ser saber esses percentuais já que o painel da moto é um tanto limitado, aparece apenas um marcador tio esses de celular com tres  "palitinhos" que sempre que acelero a moto, cai bastante e um voltimetro que acontece o mesmo.

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A lógica nos diria que cada palitinho equivale a 33.33% de carga, mas é impossível confiar completamente nesses indicadores hehehe. Você pode fazer um teste, carregar a bateria completamente, medir a tensão e corrente, e usar a moto até que o painel indique 2 palitos. Então meça novamente a tensão e corrente. Depois use até que apenas 1 palito seja indicado, e meça tensão e corrente novamente. Esse seria o método mais científico que eu consigo imaginar.

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A lógica nos diria que cada palitinho equivale a 33.33% de carga, mas é impossível confiar completamente nesses indicadores hehehe. Você pode fazer um teste, carregar a bateria completamente, medir a tensão e corrente, e usar a moto até que o painel indique 2 palitos. Então meça novamente a tensão e corrente. Depois use até que apenas 1 palito seja indicado, e meça tensão e corrente novamente. Esse seria o método mais científico que eu consigo imaginar.

Hum, tem razão. 

Vou ter que esperar passar a garantia e estudar um equipamento que mensure melhor a carga pois como lhe falei, posso carregar completamente e ao sair na rua da minha casa, tem uma subida forte e nela ja baixa um palitinho e assim que a subida acaba, ele volta, assim como acontece de as vezes nao ter nenhum, quando para a moto ou esta numa decida, eles aparecem como se a bateria estivesse totalmente carregada, inclusive o voltimetro marca bem alto tambem.

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Ah mas isso é normal, eu acho. O que pode estar acontecendo é que o computador mede o uso ATUAL da bateria e calcula uma previsão de quando ela vai descarregar, mas quando o uso diminui então o computador calcula novamente com base no uso atual e percebe que a bateria vai durar mais.

 

Você sabe se sua moto possui algum método de carregamento enquanto ela anda?

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Prever baterias chumbo ácidas é bem complexo rsrsrs. 

Quando sem uso, pode ate parecerem que estão carregadas ainda.

Quando em uso, a tensão cai, daí dai pode mostrar como estando descarregada. 

 

Para prever a carga correta da bateria com muita precisão, o computador teria que medir o consumo em watts hora, para saber o quanto que saiu da bateria e o quanto que entrou na bateria, e ainda levar em conta as perdas térmicas e as perdas de auto-descargas.


@Heverton Eduardo Me diz:

Quantos Km hora faz na pista? 

Autonomia de quantos quilômetros? 

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