Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Perda de eficiência com o tempo?


Mks240
Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

A fonte,com o tempo,perde eficiência?

Por exemplo,uma fonte com eficiência de 80%,ao final de 2,3,5,10 anos.Ela apresentará a mesma eficiência?

(Considerando que nesse tempo nenhum dano sério ocorreu,a não ser problemas eventuais,como superaquecimento,quedas e instabilidades de energia e por ai vai.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Uma fonte pode perder sua capacidade de oferta de potência final ou máxima potência, pela perda da capacidade dos capacitores de entrada, mas não existe nenhuma ótima razão para que ela perca sua eficiência.

O que existe, assim de modo geral, é a errônea interpretação do que significa eficiência, que a maioria das pessoas imagina estar ligada a capacidade de entrega de potência mas que muito pouco ou nada tem a ver com isso dai..

 

Eficiência de uma fonte tem a ver com o quociente entre a energia entregue ao PC, pela fonte, dividida pela quantidade de energia consumida por essa fonte para poder realizar essa tarefa..

 

Se uma fonte, quando nova, solicitar da tomada que a alimenta um total de 625 Watts para poder entregar 500 Watts ao PC ela terá uma eficiência de 500/625 = 0,8 = 80%..

 

Ao ficar velha essa mesma fonte vai demandar uma energia muito próxima a esses mesmos 625 Watts para poder entregar os 500 Watts ao PC..

No entanto, se esses 500 Watts forem o máximo que ela consegue entregar quando nova é bem provável que quando velha ela já não mais consiga entregar todos esses 500 Watts. Se conseguir entregar somente 450Watts, digamos como exemplo, demandará da tomada da parede cerca de 450W/0,80 = 562,5 Watts, ou seja, com a mesma eficiência de 80%..

A idade da fonte atrapalha sua capacidade de entregar potência mas muito dificilmente sua eficiência..

A eficiência de uma fonte depende muito mais do projeto da mesma, da topologia eletrônica e da escolha de componentes, coisas que não mudam com o tempo..

A capacidade de entrega de potência essa sim está intimamente ligada com o tempo de uso dos componentes, com o desgaste dos mesmos e coisas do tipo..

 

Certa feita redigi um tópico para melhor explicar o que significa eficiência em uma máquina qualquer, inclusive fontes para PC:  Eficiência da fonte - Tornando claro seu entendimento

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...