Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entendendo um circuito amplificador de 3W com PAM8403


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Amigos, a pergunta é essa

 

Comprei uma 'promessa' de amplificador para fones de ouvido, com o PAM8403, contudo, ao vê-lo me deparo com duas saídas L/R ambas com negativo. 

 

Baseado que alguns circuitos não se pode juntar os negativos, e pelo que vi o datasheet tem ambos separados, mesmo internamente, me surgiu a dúvida

 

Eu vou usar para fones de ouvido, no caso, que tem negativo comum...

 

Ocasionaria a queima do mesmo? ou apenas aquecimento?

 

O circuito, pelo datasheet, é alimentado por 5V. Estou pensando em deixar em 5V mesmo, alimentado por um USB (um pendrive que tenho que não funciona, mas vou usar 5V de usb

 

O fone é um SHP2500 da Phillips com 32ohms

post-391122-0-49897500-1444781522_thumb.

post-391122-0-55960800-1444781583_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já viu que ele é pra cargas de 4ohm ?

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/246505/PAM/PAM8403.html

 

Pena que não tem o esquema interno no datasheet, apenas em blocos.

Senão poderia usar apenas as saídas + e ligar o comum do fone ao GND, porém de cada saída ao fone teria que ter um capacitor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

será que um pequeno resistor entre os (-) teria algum inconveniente? pensei em 50R, ou 25R... mas tenho receio que o efeito "stereo" fique ruim.

Pensei em "desacoplar" os negativos.... como se faz em ligações de equalizadores antigos, com caps...

Nao!!!

Ele nao é um amplificador classe D comum, é uma topologia muito diferente! "Filterless Class D"

-L e -R nao sao negativo e nem comum, nessa topologia, e necessario chaveamento nos dois polos (outro tipo de PWM)..

Procure outro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora bancando o nooob

 

Eu teria a queima desse CI caso juntasse os negativos?

 

Agora, que não pode ser usado, eu iria usar em outro "pojeto"... mas eu tenho lá minhas dúvidas se aquele também não é de negativo comum... eu não abri o dito rádio ainda.

 

ele será um "pré-amplificador" no outro projeto.. só para dar  um pequeno ganho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora bancando o nooob

Eu teria a queima desse CI caso juntasse os negativos?

Agora, que não pode ser usado, eu iria usar em outro "pojeto"... mas eu tenho lá minhas dúvidas se aquele também não é de negativo comum... eu não abri o dito rádio ainda.

ele será um "pré-amplificador" no outro projeto.. só para dar um pequeno ganho.

Esquece!

Sim, vai queimar se juntar as duas saidas;

E nao, nao pode ser usado como pre em outro circuito!

O que você pode fazer é separar os negativos do fone, mas duvido que consiga, talvez cortando ele e usando outro plug p2.... Ou talvez nem funcione mesmo devida a alta frequência de chaveamento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@mroberto98

 

Pera lá... eu vou entrar com um sinal de áudio na entrada dele... eu NÃO terei um sinal de áudio amplificado na saída? 

 

The PAM8403 is a 3W, class-D audio amplifier. It offers low THD+N, allowing it to achieve highquality sound reproduction. The new filterless architecture allows the device to drive the speaker directly, requiring no low-pass output filters,thus to save the and PCB area. 

É isso que vocês estão me informando?

 

desculpe a noobisse meus caros... é pergunta mesmo!!!!

 

Meu Deus, se sim, comprei uma quinquilharia então, alá presentinhos da solda fria!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98

Pera lá... eu vou entrar com um sinal de áudio na entrada dele... eu NÃO terei um sinal de áudio amplificado na saída?

É isso que vocês estão me informando?

desculpe a noobisse meus caros... é pergunta mesmo!!!!

Meu Deus, se sim, comprei uma quinquilharia então, alá presentinhos da solda fria!!!!!

Na saida você tera pulsos que vai virar "audio" no alto falante!

Nao e uma sinal de "audio analogico" como você conhece de 20hz a 20khz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@mroberto98

 

Pera lá... eu vou entrar com um sinal de áudio na entrada dele... eu NÃO terei um sinal de áudio amplificado na saída? 

É isso que vocês estão me informando?

 

desculpe a noobisse meus caros... é pergunta mesmo!!!!

 

Meu Deus, se sim, comprei uma quinquilharia então, alá presentinhos da solda fria!!!!!

Sim, você terá um sinal bem amplificado na saída dele!, o que o mroberto98 disse, é que ele não serve como pré!

Mas faça um teste ai, coloque ele como amplificador das caixinhas de seu PC, (PC > Plaquinha > Falantes), você verá que ele deve dar um som bem mais forte que essas caixinhas comuns...

PS: @mroberto98 eu estava escrevendo quando você respondeu!.... Hehehe!!!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Bcpetronzio

@mroberto98

 

tá... entendi, por assim dizer... vamos ver

 

ele é um amplificador... ok

ele usa pwm.... então, para um "dispositivo final" será um amplificador de sinal. Mas para um pré eu poderei ter mais uma sequencia de ruídos, ou algo pior do que um amplificador

 

3) cada macaco no seu galho, então não posso, mesmo com uso de um resistor entre os negativos, juntar as saídas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@mroberto98

@Bcpetronzio

 

Agora o espírito gambiarra tá assumindo aqui, ok?

 

Eu tenho 4 caixas boston 2//2 como estas

Speakers_PC_Boston_Acoustic_BA265.jpg

 

Ela tem uma entrada de sinal, para a saída da placa de som. e, claro, saída para a outra caixa, via cabo RCA

 

Na saída da caixa eu ligaria esse circuito... e na saída do circuito, os alto-falantes

 

Vai dar uma maçaroca de fios, sem dramas, mas o principal é que eu manteria a saída para fones... e o controle de volume externo

 

Eu teria 4 caixas, 2/2 para cada canal com 3W de potÊncia

 

será que, assim. daria certo?

 

alto falantes stock, alimentados por uma fonte de 12V/1A RMS e, claro, talvez um 7805 se existir, ou 7804 para esse circuito... ou ainda um trafo 6V, com um 8706 e alguns diodos para dar a baixa de tensão necessária

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...