Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
drebin_7

Carro de Controle Remoto

Recommended Posts

Boa Noite, sou um estudante de engenharia eletrônica e preciso fazer um carro de controle remoto com controle de aceleração através de PWM utilizando a transmissão de dados com Transistores RF e/ou micro-controladores ou Arduino. Não tenho muita experiência em eletrônica, muito menos micro-controladores, mas estou disposto a aprender a usa-los, e gostaria de ajuda. Uma ideia é usar o carregamento/descarregamento de um capacitor comparando-o com um sinal triangular, criado a partir de capacitores e resistores variáveis (segue anexo o circuito, mas não entendi onde conectar a terceira entrada dos resistores variáveis, nem como funciona as entradas do HDR1X2). Quem puder ajudar explicando como funciona o transmissor/receptor RF já está mais que ótimo. Muito obrigado pela ajuda desde já. 

post-784328-0-32134500-1444785252_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os resistores variáveis no diagrama seriam potenciômetros, como este GbhmuXl.gif:

mwoBNnW.jpg

Note que o dispositivo acima é de três terminais, enquanto um resistor variável seria naturalmente de dois terminais. A ideia que o circuito em questão emprega é a de usar somente um terminal extremo e o terminal cursor de um potenciômetro a fim de criar um bipolo resistivo variável entre eles, sendo esse o motivo de haver sempre um terminal inutilizado no diagrama.

Quanto aos conectores HDR1X2, eles são dispositivos de quatro terminais que servem para a conexão elétrica entre placas de circuito impresso F5Rua4D.gif:

usUeCPf.jpg

KxS9M5Q.jpg

É difícil dizer que tipos de placas seriam anexadas por esses conectores, mas provavelmente seriam de microprocessadores ou de módulos de radiofrequência.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Compartilhar este post

Link para o post

Os resistores variáveis no diagrama seriam potenciômetros, como este GbhmuXl.gif:

mwoBNnW.jpg

Note que o dispositivo acima é de três terminais, enquanto um resistor variável seria naturalmente de dois terminais. A ideia que o circuito em questão emprega é a de usar somente um terminal extremo e o terminal cursor de um potenciômetro a fim de criar um bipolo resistivo variável entre eles, sendo esse o motivo de haver sempre um terminal inutilizado no diagrama.

Quanto aos conectores HDR1X2, eles são dispositivos de quatro terminais que servem para a conexão elétrica entre placas de circuito impresso F5Rua4D.gif:

usUeCPf.jpg

KxS9M5Q.jpg

É difícil dizer que tipos de placas seriam anexadas por esses conectores, mas provavelmente seriam de microprocessadores ou de módulos de radiofrequência.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Valeeeeu, ajudou bastante já, entendi o circuito e vou poder simula-lo no Proteus, mas ainda preciso saber como funciona os transistores RF, não acho nenhum material na internet sobre o mesmo. Sei que os transistores transmitem um código entre si, mas não sei como codifica-lo, nem como manda-lo/recebe-lo e descodifica-lo do controle para o automodelo. Se alguém puder dar uma ajuda, estou mais que agradecido.

Compartilhar este post

Link para o post

Já que vais se introduzir no mundo dos mc´s, esqueça analógicos. Veja isso

AnimaTransmissao.gif

http://www.rogercom.com/pparalela/LptWireless.htm

É só um exemplo. Há mais opções de transmissão de dados. você controla pwm e muito mais...

Obrigado, irei dar uma olhada, e qualquer duvida, eu volto a postar aqui. Valeeeeu

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais