Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

erro certificado digital A3 no windows 10


Posts recomendados

Olá,

Estou com um problema, depois que adquiri um novo notebook para o trabalho que veio com windos 10, ao tentar utilizar um certificado digital A3 de um cliente aqui do escritorio no internet explorer, o certificado nao aparece na lista de certificados instalados, nenhum certificado A3 funciona no IE, nem token nem leitora, os certificados A1 funcionam normalmente e o certificado A3 funciona no mozilla firefox e aparece no gerenciador de certificados que baixei do fornecedor. Nao sei mais o que fazer, pois preciso transmitir declarações da Receita Federal e se o certificado nao aparece no IE nao aparece nos programas da RFB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu fiz um teste aqui instalando um Token da Pronova e consegui identificar os certificados A3 no Windows 10.

 

Para serem reconhecidos por todos os programas da RFB, os certificados precisam figurar nas opções da internet: painel de controle > opções da internet > aba conteúdo > certificados, além de estarem na validade, é claro. Veja se os certificados são exibidos e verifique a validade.

 

Se não aparecem na lista, então existe algum erro na instalação do token/smart card. No caso das leitoras de smart card, é necessário instalar o driver da leitora e também o driver do cartão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Viny Meus certificados sao reconhecidos no Firefox e nao sao no Internet explorer, nao sei o que faço mais, já tentei todos os drivers de leitoras.

 

Entendi.

Existe uma solução da época do Windows 8 de se importar manualmente os certificados, acho que vale a pena tentar.

 

 

Para resolver foi preciso realizar importação manual do certificado.

Certificado A3 – Leitura Serasa Experian Perto CCID

1) Localize o programa de Administração de Token  no menu Iniciar

2) Escolha seu certificado

3) Clique em Token -> Analisar qualidade do certificado…

4) Dê duplo clique sobre o certificado

5) Na tela que apareceu, clique em salvar arquivo e salve em qualquer pasta.

6) Feche a Administração de Token e abra o Internet Explorer

7) Clique em Opções da Internet (fica no ícone de uma engrenagem à direita)

8) Na aba Conteúdo clique em Certificados

9) Clique em Importar e Localize seu arquivo.

 

http://marciorossato.meucanal.com.br/certificado-a3-no-windows-8-internet-explorer-10-nfe/

 

Em alguns gerenciadores de Token, a opção "salvar arquivo" pode estar como "exportar". Tente exportar o arquivo e importá-lo nas opções da internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...
  • Membro VIP

Estou passando por problema parecido, achei uma página que considero ser um bom material de pesquisa:

http://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-security/certifica%c3%a7%c3%a3o-certisign-no-windows-10/fe57256a-5664-410d-9b1c-ed6cd0c5dea5?page=4

Em resumo, eu entendi que não pode atualizar o Windows 10 X64, se fizer isto o certificado deixa de funcionar.

Nas outras versões do Windows e no Linux, não existe o problema, tudo funciona normalmente.

Como o site da Microsoft alega que a Certsign deve providenciar o novo driver e esta pede para aguardar, não existe solução, a situação vai se perdurar no tempo.

Agora vou tentar fazer o sugerido, desinstalar tudo, java, driver e certificados, reinstalar java, reinstalar drivers X32 e certificados X64.

Depois posto o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pincipi

Em 08/01/2016 às 12:45, Pincipi disse:

Estou passando por problema parecido, achei uma página que considero ser um bom material de pesquisa:

http://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-security/certifica%c3%a7%c3%a3o-certisign-no-windows-10/fe57256a-5664-410d-9b1c-ed6cd0c5dea5?page=4

Em resumo, eu entendi que não pode atualizar o Windows 10 X64, se fizer isto o certificado deixa de funcionar.

Nas outras versões do Windows e no Linux, não existe o problema, tudo funciona normalmente.

Como o site da Microsoft alega que a Certsign deve providenciar o novo driver e esta pede para aguardar, não existe solução, a situação vai se perdurar no tempo.

Agora vou tentar fazer o sugerido, desinstalar tudo, java, driver e certificados, reinstalar java, reinstalar drivers X32 e certificados X64.

Depois posto o resultado.

Ai vai meu resultado, trabalhei cerca de vinte horas tentando as soluções propostas, sem nenhum sinal de resultado, sem nenhuma mudança.

Resolvi que deveria jogar no lixo ou o certificado ou o windows 10, como o certificado funciona em outros sistemas operacionais eu joguei o 10 no lixo e voltei para o 7 na esperança de que o certificado iria funcionar e para minha surpresa, não funcionou, chegou a ser reconhecido mas dava erro de impossível acessar a chave.

Tive que comprar outro computador com o windows 7 para funcionar o certificado.

O computador antigo que era windows 7 e foi atualizado para o 10 se tornou incompatível com o certificado, nem com linux o certificado funciona nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Pincipi disse:

@Pincipi

Ai vai meu resultado, trabalhei cerca de vinte horas tentando as soluções propostas, sem nenhum sinal de resultado, sem nenhuma mudança.

Resolvi que deveria jogar no lixo ou o certificado ou o windows 10, como o certificado funciona em outros sistemas operacionais eu joguei o 10 no lixo e voltei para o 7 na esperança de que o certificado iria funcionar e para minha surpresa, não funcionou, chegou a ser reconhecido mas dava erro de impossível acessar a chave.

Tive que comprar outro computador com o windows 7 para funcionar o certificado.

O computador antigo que era windows 7 e foi atualizado para o 10 se tornou incompatível com o certificado, nem com linux o certificado funciona nele.

Resumindo: essa atualização do Windows ferrou todo mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
55 minutos atrás, Leo Ritielle disse:

Resumindo: essa atualização do Windows ferrou todo mundo.

Eu queria entender a relação de causa e efeito, como pode uma atualização afetar o computador, cheguei a trocar o HD e mesmo assim a máquina deu o defeito, eu só consegui usar comprando um novo computador inteiro e claro, optei por não aceitar qualquer atualização já que sei que se atualizar, o certificado deixa de funcionar.

Ninguém consegue uma solução, cada um se vira como pode.

Apenas uma teoria da conspiração pode explicar isto, é certo que existe um sistema conspirador que cria dificuldades para vender facilidades e quem descobrir o esquema, vai ficar de bico calado com medo de enfrentar este sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de muito pesquisar achei a resposta para duvida assim. segue o link... só peço que repassem a outros usuarios pelos foruns que passarem, afinal, foi por alguém postar que consegui esta resposta. 

http://fiquedigital.oabrj.org.br/upload/files/Certifica%C3%A7%C3%A3o%20digital/computador_nao_reconhece_token.pdf

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também estava com o mesmo problema e, após orientações de um colega que já havia passado por esse problema, segui outro caminho que também deu certo.

Entrei no site da Certisign (http://www.certisign.com.br/certificado-digital) e cliquei em "Atendimento e Suporte" no canto superior direito da tela.

Depois fui em "Downloads" e em seguida "Tokens Criptográficos" - para quem usa token é claro.

Escolha o sistema operacional Windows e após baixe o programa de acordo com o modelo do seu token.

Mesmo não constando especificamente o sistema windows 10 nessa última janela (consta apenas as versões Win 8-7-Vi-XP), funciona normalmente após a instalação do driver.

Pelo menos comigo está tudo ok agora.

Espero ter contribuído também.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, josemsf disse:

Depois de muito pesquisar achei a resposta para duvida assim. segue o link... só peço que repassem a outros usuarios pelos foruns que passarem, afinal, foi por alguém postar que consegui esta resposta. 

http://fiquedigital.oabrj.org.br/upload/files/Certifica%C3%A7%C3%A3o%20digital/computador_nao_reconhece_token.pdf

 

Este procedimento serve quando o driver funciona, é muito bom e já me salvou várias vezes. De vez em quando dá o problema descrito e seguir estes passos resolve mas, depois da atualização do windows 10 a coisa ficou diferente, não achei um driver que funcione no windows 10 depois que atualiza. Pelo menos que funcione no mesmo dia e não só depois de sete dias.

1 hora atrás, Arthur Clemente disse:

Eu também estava com o mesmo problema e, após orientações de um colega que já havia passado por esse problema, segui outro caminho que também deu certo.

Entrei no site da Certisign (http://www.certisign.com.br/certificado-digital) e cliquei em "Atendimento e Suporte" no canto superior direito da tela.

Depois fui em "Downloads" e em seguida "Tokens Criptográficos" - para quem usa token é claro.

Escolha o sistema operacional Windows e após baixe o programa de acordo com o modelo do seu token.

Mesmo não constando especificamente o sistema windows 10 nessa última janela (consta apenas as versões Win 8-7-Vi-XP), funciona normalmente após a instalação do driver.

Pelo menos comigo está tudo ok agora.

Espero ter contribuído também.

 

 

 

Neste link eu consegui baixar o manual em PDF. No site da ACOAB eu só conseguia baixar o driver, não conseguia o manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta última atualização do W10 resolveu o problema. Agora tudo está funcionando.

Mas ainda tenho problema de compatibilização como o meu Token GD Starsign, mesmo instando em porta USB 2.0 ele não funciona e diz que é incompatível com USB 3.0. Depois de reiniciada a máquina ele acaba aceitando...

Estou pensando até em comprar outro token que seja compatível com USB 3.0.

Alguem conhece algum modelo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal, o meu está funcionando perfeitamente no windows 10.

 

1º. Atualizem o windows 10 em update.

2º. Instalem a safesign 64.

3º. Instalem o driver do dispositivo de vocês, token ou Smart Card.

 

O meu é smart card gemalto e só funcionou após eu instalar a atualização disponibilizada pelo site.

 

segue o link da versão windows 10 :http://support.gemalto.com/?id=pc_usb_sl#.Vr6kHtDHxdg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

Eu consegui resolver com o que achei na pagina abaixo:

http://www.baboo.com.br/windows/windows-10/como-instalar-o-safesign-64-bits-no-windows-10-build-10586/

Consegui chegar na atualização KB3124263, através desta página:

http://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-update/atualiza%C3%A7%C3%A3o-cumulativa-do-windows-10/cc786b2d-9dd3-47b7-883e-fd3e81c9ffa6?auth=1

 

Resumo: o segredo está em forçar a atualização KB3124263, desinstalar tudo do certificado e instalar de novo, ai ele funciona perfeitamente.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom dia Pessoal, 

Sou novo no Fórum, mas resolvi de postar a solução deste problema pois passei bastante trabalho para resolver.

Na empresa onde trabalho todas as maquinas estão com Windows 10 Pro, e como somos uma contabilidade precisamos do uso de certificado digital todos os dias. E recentemente tive esse problema, o qual o windows não reconhecia o certificado A3, porém no software Administrador de Token ele aparecia e lia o certificado.

Eu perdi quase uma semana inteira tentando instalar de tudo que é jeito, vários drivers, com versões diferentes, e vários programas, mas nada resolvia...

Enfim, para solucionar fiz o seguinte procedimento:

 

1- Desconecte qualquer token, ou leitora do computador.

2- Desinstale todos os programas e drivers que tenham a ver com certificados digitais. Ex.: HID, SafeSign, Certisign, Serasa, etc.

3- Use algum software para limpar históricos, cookies e cache. Ex.: Ccleaner (Limpeza completa, com navegadores fechados)

4- Entre no site https://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads/leitoras , e baixe o Safesign atualizado na versão do seu sistema (32 ou 64 bits), e instale.

5- No mesmo site acima, baixe o driver apenas da leitora que realmente for usar, também na versão correta do seu sistema, depois instale.

6- Verifique se seu Java está atualizado, se não estiver remova o velho e baixe o novo em: https://java.com/pt_BR/download/ .

7- Agora está pronto para usar, abra seu Internet Explorer (mais confiável para testes), e faça bom uso!

 

Caso tenha ajudado, por favor poste seu comentário!

Obrigado...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certo, acredito que desta forma mencionada só funciona com a versão do Windows 10 depois de estar atualizado com a atualização KB3124263, sem ela o driver não funciona.

Repeti a experiência, formatando o computador apagando tudo sobrescrevendo com zeros o HD inteiro e reinstalando o Windows 10 e o driver só funciona depois da atualização.

Também acredito que além da limpeza completa, precisa também de uma limpeza do registro, o mesmo ccleaner tem esta opção.

A ajuda foi válida, obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Pincipi disse:

Certo, acredito que desta forma mencionada só funciona com a versão do Windows 10 depois de estar atualizado com a atualização KB3124263, sem ela o driver não funciona.

Repeti a experiência, formatando o computador apagando tudo sobrescrevendo com zeros o HD inteiro e reinstalando o Windows 10 e o driver só funciona depois da atualização.

Também acredito que além da limpeza completa, precisa também de uma limpeza do registro, o mesmo ccleaner tem esta opção.

A ajuda foi válida, obrigado.

Quanto ao que citou da atualização fiquei com dúvida e fui verificar, mas a ultima atualização do Windows instalada aqui é a (KB3156421), e quanto a limpeza do registro foi erro meu em não comentar, pois sempre faço junto com a limpeza de arquivos temporários a limpeza dos logs de registro.

Mas muito obrigado pelo retorno... Creio que já consigamos resolver com estes procedimentos que mencionamos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Pincipi disse:

@Gilberto Lopes Xavier Jr Por favor verifique na lista das atualizações já instaladas se tem a KB3124263, só para desencargo.

Caso não tenha esta atualização instalada minha teoria cai por terra.

Realmente não aparece, a numeração mais baixa que tenho aqui é KB3135173.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Em 14/10/2015 às 13:09, João Paulo Hutter David disse:

Olá,

Estou com um problema, depois que adquiri um novo notebook para o trabalho que veio com windos 10, ao tentar utilizar um certificado digital A3 de um cliente aqui do escritorio no internet explorer, o certificado nao aparece na lista de certificados instalados, nenhum certificado A3 funciona no IE, nem token nem leitora, os certificados A1 funcionam normalmente e o certificado A3 funciona no mozilla firefox e aparece no gerenciador de certificados que baixei do fornecedor. Nao sei mais o que fazer, pois preciso transmitir declarações da Receita Federal e se o certificado nao aparece no IE nao aparece nos programas da RFB.

 

Parceiro estava com o mesmo problema aqui no trabalho, uso o SAFRAN MORPHO pra acessar o IBAMA e o NFE. pra resolver fiz o seguinte: 

 

instalei a KB3124263 que consegui baixar aqui https://plus.googleapis.com/118135741407189398924/posts/BWg37isoMQu

 

removi os drivers FENACON, tudo fenacon instalado.

 

e instalei o DRIVER do TOKEN e o UTILITARIO deste SITE: http://digitime.lojatemporaria.com/home-1/drivers.html no meu caso 64 bits  (acho que são os mesmo que estão na FENACON) mas resolveu 

 

Espero ter ajudado, caso nao tenha resolvido ainda.

 

abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, clodoaldo da silva disse:

 

Parceiro estava com o mesmo problema aqui no trabalho, uso o SAFRAN MORPHO pra acessar o IBAMA e o NFE. pra resolver fiz o seguinte: 

 

instalei a KB3124263 que consegui baixar aqui https://plus.googleapis.com/118135741407189398924/posts/BWg37isoMQu

 

removi os drivers FENACON, tudo fenacon instalado.

 

e instalei o DRIVER do TOKEN e o UTILITARIO deste SITE: http://digitime.lojatemporaria.com/home-1/drivers.html no meu caso 64 bits  (acho que são os mesmo que estão na FENACON) mas resolveu 

 

Espero ter ajudado, caso nao tenha resolvido ainda.

 

abraço

 

 

É isso, acho que o segredo é a atualização KB3124263, com ela o certificado funciona, sem ela não funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...