Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
v0rtex

Tutorial - Como ativar todos os núcleos do processador (CPU)

Recommended Posts

Olá,

Vou ensinar a como ativar todos os núcleos do processador, é bem fácil e simples!

Obs: Todos os computadores (Dual core, quad core, six core, etc..) vem apenas com 1 núcleo ativado, ou seja, você tem que ativar os outros núcleos.

Primeiro:

Abra o Executar pressionando o Botão (Windows + R) e escreva "msconfig"  :

Executar.gif

Feito isso de um Enter ou pressione o botão "OK"

Logo após vá em "Inicialização do Sistema" e depois em "opções avançadas"  :

13408.jpg?w=1040

Ative a opção "Número de Processadores" e marque o maior número que estiver disponível, ou seja, a maior quantidade de núcleo que será ativada :

nucleos-processador-msconfig.jpg

Logo após clique em "OK", "Aplicar" e "OK" novamente.

Obs: Para ativar as alterações, é necessário que reinicie a sua máquina!

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os núcleos não são ativados sozinhos quando forem utilizados? porque irei ativar todos os núcleos se alguns arquivos vão utilizar somente um ou dois?

Compartilhar este post

Link para o post

Os núcleos não são ativados sozinhos quando forem utilizados? porque irei ativar todos os núcleos se alguns arquivos vão utilizar somente um ou dois?

Ativar todos os núcleos é bom para quem joga bastante jogos pesados, pois quanto mais núcleos trabalhando para processar os dados do game, melhor experiência em desempenho terá enquanto joga, mas para quem usa o computador para fins que não usem muito o processador não é necessário ativar todos os núcleos.

Espero ter lhe ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

Obs: Todos os computadores (Dual core, quad core, six core, etc..) vem apenas com 1 núcleo ativado, ou seja, você tem que ativar os outros núcleos.

Engraçado que NUNCA mexi nisso e os 4 núcleos da CPU no meu PC, sempre funcionaram... 

post-564345-0-11993800-1444920542_thumb. post-564345-0-91808300-1444920532_thumb.

É verdade que, vira e mexe, alguém aparece aqui, com um "Core i5 Dual Core" ou um "FX-6300 Quad-Core".. Por padrão, a CPU vem plenamente funcional, com todos os seus núcleos funcionando..

As vezes, algo no Windows, acaba mexendo nessa configuração, fazendo com que a CPU ative menos núcleos do que ela realmente tem.. Nesses casos, SIM, isso resolve o problema..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Até onde eu sei, isso que foi colocado serve apenas para utilizar todos os processadores na inicialização do windows. Pois por padrão só é usado 1.

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

@Carlos Eduardo B Camargo faz sentido, pois como o mesma configuração diz "Opções Avançadas de INICIALIZAÇÃO"

Compartilhar este post

Link para o post

@RS Faria

@Sr. Coxinha

@Carlos Eduardo B Camargo

Tem razão! O núcleos já vem habilitado normalmente por padrão...  veja meu CPU.. ele tem 4 reais núcleos e 8 lógicos

E nunca mexi na configuração de inicialização.

5PEoYUF.png

Outra coisa, Mais núcleos não quer dizer que vai ter mais desempenho em jogos... visto que A MAIORIA ainda não é otimizada para multitreading..  então provavelmente os jogos usam no máximo 2 núcleos... ou nem isso..

Antes que digam,  SIM, pode ter algum jogo que use multitreading.. só mais mais recentes talvez... mas por exemplo jogos de 2013/2012 não. 

Só para constar o que pesa mais em jogos é a placa de vídeo. o processador só ajuda nos cálculos de física por exemplo.. mas o peso mesmo de cálculos gráficos... é na GPU e não na CPU.

Então.. a dica não é válida para melhorar desempenho em jogos... e nem recomendo ficar mexendo nestas configurações... 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@v0rtex

@dif

@Sr. Coxinha

@Carlos Eduardo B Camargo

A ideia do tópico não é ruim.. Talvez, a intenção apenas é que esteja distorcida.. A mesma coisa foi mostrada nesses tópicos, quando os usuários repararam que suas CPUs estavam utilizando núcleos a menos..

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1128221-duvida-processador-intel-core-i3-3250/?hl=%2Bmsconfig#entry6202781

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1107977-n%C3%BAcleos-do-i7-3770k-sumiram/?hl=%2Bmsconfig#entry6085671

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1104004-i5-3570-340ghz-com-3-n%C3%BAcleos/?hl=%2Bmsconfig#entry6061085

Seria útil, apenas pra corrigir essa falha, quando ela ocorrer..

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um fx 4300 quad-core no meu aparece apenas 1, e notei que ultimamente o pc so está trabalhando com apenas um núcleo. o que fazer?

Compartilhar este post

Link para o post

@thales Vilarouca

O primeiro post deste tópico não te ajudou???

Compartilhar este post

Link para o post

@RS Faria Infelizmente não, por que quando vou no msconfig, sempre aparece apenas 01 núcleo, sempre jogo heroes of storme, nunca tive gargalo mas agora tá de mais e quando abro o gerenciador, fica sempre em 100% o uso da CPU

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, só para retificar a informação principal deste tópico.

Dei uma pesquisada sobre essa informação na internet e na verdade essas opções avançadas servem apenas para limitar o uso do computador.

Se deixar desmarcado a opção número de processadores, o windows utilizará todos os processadores automaticamente.

http://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_8-performance/aumentar-o-número-de-processadores-é/1acfa10d-86e8-4b99-b26f-75fffd98bfc9?auth=1

http://www.superdownloads.com.br/materias/6309-mito-2-boot-rápido-processadores-mutiplos-núcleos.htm

Compartilhar este post

Link para o post

Para utilizar mais de dois núcleos de um processador é necessário que a máquina trabalhe com mais de 8 GB para que a máquina ofereça recurso de hardware para o usuário possa  executar mais de duas tarefas simultaneamente e o aplicativo utilizado ser projetado para a utilização desse recurso é o aplicativo ser desenvolvido para divisão de tarefas entre os núcleos durante a execução do mesmo.

A ideia de processador de mais de dois núcleos é dividir a execução dos programas em partes, o que diminui o tamanho de um bloco de comandos que cada núcleo vai executar consequentemente o tempo de execução final do aplicativo por isso que o aplicativo precisa ser desenvolvido para acessar esse recurso. 

Compartilhar este post

Link para o post

KKKKKKK..... Falta de LEITURA É COMPLICADO MESMO... 

Leiam bem a Marcação NA BOX ... 

OPÇÕES AVANÇADAS DE INICIALIZAÇÃO! 

ou seja.. (desenhando)... 

ISSO SÓ FUNCIONA PARA ATIVAR TODOS OS NÚCLEOS NA INICIALIZAÇÃO do sistema!...

pois a maioria dos OS Windows (conforme a versão) só usa 1 núcleo PARA INICIALIZAR a CPU... 

após inicializar conforme a necessidade dos processos o sistema usa quantos núcleos precisar e estiverem

disponíveis para a aplicação.

simples assim!

Abraço 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Uma grande dúvida. foi o tópico mais próximo que achei aonde tem pessoas que provavelmente irão me ajudar.

Estou tendo um problema com a velocidade máxima do meu processador, recentemente atualizei para o win 10, e está tudo certo. Só o que está me incomodando é a velocidade máxima do processador mostrada no gerenciador de tarefas .. como visto no anexo, tenho um i5 com 3.20 gh/z de total. mas não sei por que meu win só usa 0.80 gh/;z, tanto isso é fato que eu não pude utilizar o assistente de atualização por que dizia que o mínimo de gh/z para suportar o win 10 era 1 gh/z, e como veem, tenho só 0.80 sendo utilizado. Alguém tem alguma ideia ?

Tenho placa-mãe asus, baixei o Suite 3, já dei uma mexida no maximo que pude ali dentro. Já fiz essa dica de ativar os 4 núcleos. Já vi videos, mas os que eu vi mais proximos de me ajudar, seria mexendo nos registros e não quero mexer nisso ainda. queria algo mais simples e sem precisar instalar ou mexer a primeiro momento.

Seria de mega ajuda alguém souber o que fazer.

2.png

proce.png

Compartilhar este post

Link para o post
Em 11/08/2017 às 23:30, Alessandrobrazil disse:

KKKKKKK..... Falta de LEITURA É COMPLICADO MESMO... 

Leiam bem a Marcação NA BOX ... 

OPÇÕES AVANÇADAS DE INICIALIZAÇÃO! 

ou seja.. (desenhando)... 

ISSO SÓ FUNCIONA PARA ATIVAR TODOS OS NÚCLEOS NA INICIALIZAÇÃO do sistema!...

pois a maioria dos OS Windows (conforme a versão) só usa 1 núcleo PARA INICIALIZAR a CPU... 

após inicializar conforme a necessidade dos processos o sistema usa quantos núcleos precisar e estiverem

disponíveis para a aplicação.

simples assim!

Abraço 

Tem razão, falta de leitura é complicado, muito complicado.

Leia o meu post #12, assim não fala algo errado.

@Saicronise continue monitorando e veja se não aumenta os clock, não se preocupe que ele fique em 0,80ghz em alguns momentos. Isso é o controle de energia do pc, ele reduz a frequência do processador (em placas de video isso tb ocorre) quando o sistema não necessita de toda a capacidade do processador.

Sugiro instalar o hwinfo64 para monitoramento do PC. Lá mostra tudo. Agora se ele ficar em 0,80ghz sempre, ai é porque tem algo errado.

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Carlos Eduardo B Camargo disse:

Tem razão, falta de leitura é complicado, muito complicado.

Leia o meu post #12, assim não fala algo errado.

@Saicronise continue monitorando e veja se não aumenta os clock, não se preocupe que ele fique em 0,80ghz em alguns momentos. Isso é o controle de energia do pc, ele reduz a frequência do processador (em placas de video isso tb ocorre) quando o sistema não necessita de toda a capacidade do processador.

Sugiro instalar o hwinfo64 para monitoramento do PC. Lá mostra tudo. Agora se ele ficar em 0,80ghz sempre, ai é porque tem algo errado.

Exatamente, esta SEMPRE em 0.80 gh/z, minha gpu ta no modo OC, então ta de boa, é uma gtx 960, consegue aguentar, jogo tranquilo até. mas cara tu não tem noção do quanto isso me incomoda, tipo sei la é exatamente por parecer que tem algo errado.

Fiz a mesma instalação no notebook da minha namorada, e lá é 1.4 gh/z se não me engano, e ta lá o total sendo usado, nem isso de ativar todos os núcleos eu fiz e ta normal.

Se tu souber como eu posso aumentar, por que até agora nada, já ativei os 4 núcleos, ja mexi no suite 3 da asus. baixei um programa de diagnostico da intel, e na parte do CPU frequency da fail. Curioso. baixei o drive do Intel hd graphics, mas diz que não atendo os requisitos para instalar.

Nota: está tudo em ordem com as atualizações do win 10. tudo certinho. Só isso que ta me incomodando muito

Compartilhar este post

Link para o post

@Saicronise instale o programa msi kombuster. É um programa de teste e benchmark de gpu mas tb faz teste de cpu. teste o cpu com esse programa, e monitore o clock pelo hwinfo. Se não subir o clock, vai ter que olhar na bios. Mas se não tem conhecimento para mexer na bios, peça auxilio a alguem que entenda.

E desfaça essa coisa de ativar todos os processador, isso é um falsa dica por "entendidos" em computador.

Não siga nada do tutorial desse tópico.

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Carlos Eduardo B Camargo disse:

@Saicronise instale o programa msi kombuster. É um programa de teste e benchmark de gpu mas tb faz teste de cpu. teste o cpu com esse programa, e monitore o clock pelo hwinfo. Se não subir o clock, vai ter que olhar na bios. Mas se não tem conhecimento para mexer na bios, peça auxilio a alguem que entenda.

E desfaça essa coisa de ativar todos os processador, isso é um falsa dica por "entendidos" em computador.

Não siga nada do tutorial desse tópico.

Aonde eu faço o monitoramento da cpu... só tem a da gpu aqui..

31.png

Compartilhar este post

Link para o post

@Saicronise no msi kombustor é só clicar em cpu burner e escolher quantos núcleos quer estressar. E só pelo esse teu print já vi q teu processador tá indo mais do que os 0.80GHz. Não viu a janela a direita mostrando os núcleos do cpu rodando a 3399 GHz?

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, Carlos Eduardo B Camargo disse:

@Saicronise no msi kombustor é só clicar em cpu burner e escolher quantos núcleos quer estressar. E só pelo esse teu print já vi q teu processador tá indo mais do que os 0.80GHz. Não viu a janela a direita mostrando os núcleos do cpu rodando a 3399 GHz?

Sim, to ligado, mas por que que no gerenciador aparece somente 0.80 gh/z e ali no Cpu Lfm e no HFM aparece 800 Mh/z = 0.80 gh.z.

Tanto que no win 10 não deixava atualizar por causa disso.

31.png

Compartilhar este post

Link para o post

@Saicronise Qual sua CPU? Já que você disse que ela está em OC, me veio uma questão... Será que é erro de configuração de OC? Eu usava um AMD A10 e tinha opção que se eu mexesse não só fazia Overclock, mas um "Downclock" sem querer era possível. Fica ai meu pensamento (pokerface)

Compartilhar este post

Link para o post
Em 18/11/2017 às 22:21, Kruger Fly disse:

@Saicronise Qual sua CPU? Já que você disse que ela está em OC, me veio uma questão... Será que é erro de configuração de OC? Eu usava um AMD A10 e tinha opção que se eu mexesse não só fazia Overclock, mas um "Downclock" sem querer era possível. Fica ai meu pensamento (pokerface)

Nãao, não fiz overclock, única coisa que faço, é ir no Al Suite 3 ( programa disponibilizado pela Asus ) o qual me deixa por no extremo , pelo menos pelas configurações, agora não sei dizer se realmente deixa.

Só isso, é que nem o Asus GPU tweak, que nele sim aparece opções de overclock etc... no Al Suite não tem essa opção, então sei la como aumentar .. e sempre no meu gerenciador de tarefas, aparece só 0.80 gh/z, e isso me incomoda muito, por que sei que tem algo errado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais