Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ubuntu não permite boot UEFI do Windows 10


prof.eric.santos
Ir à solução Resolvido por prof.eric.santos,

Posts recomendados

Olá.
Eu rodava win8.1 no meu I5 16gb 3tb. No modo UEFI (Part. GPT) com uma partição de 500 e uma de 2,5Tb.
Decidi fazer um dual de Linux+Windows10 pra testar o win10. Não pesquisei antes, pois já havia feito dual de boas na versão 10.4 em conjunto com o W7.
Acontece que essa versão não era x64, e não usava GPT.
Particionei (com o Gparted do Hiren's boot, que deve ser desatualizado) e criei uma swap de 2Gb, uma Ext4 de 80Gb e deixei o resto da primeira partição em NTFS. Não mexi na partição dos arquivos (a maior).
Instalei primeiro o Linux, e tá rodando normal. O Problema é que alguma coisa (Suspeito do GRUB) está impedindo o Windows de dar Boot UEFI.
Preciso do UEFI por causa do tamanho do HD (MBR só suporta até 2tb). Quando coloco o pendrive pra bootar em UEFI, fica aparecendo só a logo da Asus (minha MoBo) e reinicia em seguida.
Se eu dou boot sem UEFI, entra no instalador do windows, mas não instala por quê as partições são GPT.
Testado com Secure Boot On e Off, com "sistema Windows" e com "Other SO" naquela outra paradinha que esqueci o nome. =D
Alguém passou por isso, ai? Como resolver?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora que cagou tudo de vez. como ninguém respondeu, eu novamente entrei no GParted e exclui as partições (menos a de 2,5tb) e agora fica dando Erro de grub.

percebi que vários programas não são boot, como o Acronis Live CD e o GParted Live cd (atualizado).

O que ainda consigo dar boot é no hirens, no live do xp e do gparted, mas nenhum programa DOS do hirenS funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reinstale tudo :D

 

Windows$$ - Primeiro...( elementar)

 

partições para Linux

 

/boot/efi - Fat 32 ( tamanho ? - como será feito dual boot com windows 10., "digamos" uns 3 GB) - melhor pecar pelo excesso que pela falta

 

/ partição raíz - Ext4

 

Swap... - como tens 16 gb de ram - não vejo necessidade., mas fica a critério

 

/home - Ext4...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não inicia boot nenhum que não seja linux.

Tá numa tela preta escrito

Error: unknow file systemEntering recue modeGrub rescue>

E não sai de lá, a não ser pelo live cd do linux ou outra ferramenta de boot baseado no grub.

Vi na net um tuto explicando como remover grub, mas quando abro o prompt pelo live cd e dou o sudo, ele pede um passwd que não tenho.

Tentei deixar em branco ou por qualquer um, mas não passa.

Agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exclua todas as partições existentes....

 

http://www.partitionwizard.com/download/pwfree91-x64.iso

 

* Recrie as partições para instalar o Windows ( Uma para abrigar o Sistema operacional e uma outra para guardar seus arquivos importantes.... então teríamos C:\  ( windows)  e D:\ (Backups) )

 

* instale o Windows.....

 

* no espaço restante ( prepare e instale o Linux )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Obrigado pela dica, mas eu já havia feito isso o que você falou.
Menos excluir a partição de 2,5TB porque todos os meus arquivos ficaram lá e eu não tive como fazer backup.

Ok. Obrigado pela ajuda, mas resolvi o problema da seguinte forma:

 

 

O Grub se instala na MBR do HD (ou na EFI, no meu caso) e se protege. O Windows também faz isso. Tipo aqueles notebooks que tem serial na BIOS, sacas?
Então, ele não dava boot em nada. Nem programas em DOS.
Usando um LiveXP (que deu boot por quê usei o boot EFI do Hiren's) eu criei um pendrive de boot novo, com o Win10.
Só que a instalação que eu tinha possuia quase 5GB, e logo, não poderia ser colocada num pendrive FAt32 (Minha MOBO só dá boot UEFI em partições Fat32).

Então a solução surgiu lendo um forum inglês, que falava que boot EFI em NTFS só é possível se o disco for "fixo" e não "Removível".
Lembra aquele pendrive grande, que, quando comprou, aparecia como HD local, ai você mexeu até ele aparecer como mídia removível??
Pois é. Ele vai fazer falta agora.
Transformar um disco removível em fixo não é fácil. Existem ferramentas como o BootLT que prometem converter, mas a compatibilidade é muito reduzida.
Com um aplicativo da Kingston, eu consegui dar esse flip. Formatei a unidade como NTFS e joguei a ISO dentro. Com o boot do Windows, dei um bootfix (pelo prompt, é só pesquisar o comando na net) e restaurei a mbr. instalei, e consegui instalar o sistema normalmente, sem precisar apagar a minha partição de 2,5 TB e meus preciosos arquivos.

Agradeço a quem tentou ajudar, mas foi assim que consegui resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Alguma solução?

 

O Windows 10 é uma decepção total, mesmo depois da enorme melhoria com a atualização 1511...

 

O Ubuntu é muito legal. Instalei num HD externo e é só espetar em qualquer computador para iniciar, independente do hardware (salvo algumas pequeníssimas limitações no universo de máquinas da região neste tempo) e até mesmo rodar concomitantemente com o Windows usando o VirtualBox no Windows inicializando o Ubuntu pelo HD externo. Então essa é a minha sugestão. Esqueça o dualboot pelo boot. Instale o Windows 10 no HD e use o Ubuntu por um HD externo.

 

(Meu sonho seria fazer o contrário, mas instalar o Windows no HD externo limita o uso do SO no HD somente a uma máquina, até onde sei tecnicamente, além das questões legais, claro.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até agora não senti nenhum problema na questão de velocidade dando boot e rodando o Ubuntu pelo HD externo.

 

Quando tu for jogar jogos pesados, tu pode simplesmente encerrar a máquina virtual (caso mais comum), mas tu também poderia criar máquinas virtuais com tamanhos de RAM diferentes para deixar o Ubuntu em segundo plano durante o jogo (vai depender só da RAM disponível e quanto tu precisa pro trabalho no Ubuntu e pro jogo no Windows).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...