Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
jeffprog

Gostaria de saber a opinião de vocês: o que torna uma pessoa um PROGRAMADOR?

Recommended Posts

Olá pessoal. Talvez a minha dúvida soe um pouco filosófica, mas mesmo assim eu gostaria de saber a opião de vocês: o que torna uma pessoa um PROGRAMADOR?

 

Quando eu pergunto isso, me refiro a várias aspectos, como conhecimento em alguma linguem, experiências profissionais e tudo mais o que acharem necessário...

 

Alguns pontos que decidi ressaltar para saber a opinião de vocês sobre ser um programador:

 

1- Peguei uma apostila na internet de alguma linguagem e finalizei seu conteúdo. Posso me considerar um programador?

 

2- Peguei um livro de algum autor conhecido e estudei seu conteúdo. Posso me considerar um programador?

 

3- Fiz um curso que possui certificação em alguma linguagem. Posso me considerar um programador?

 

Essas coisas bastam ou vocês acham que SER UM PROGRAMADOR vai além disso tudo? Qual o nível de conhecimento devo ter na linguagem? Quanto tempo de experiência? Qual a quantidade mínima de linguagens devo dominar?

 

Eu ainda sou estudante universitário e essa é apenas uma dúvida que "pintou" em minha cabeça esses dias, então gostaria de saber a opinião de vocês, estudandes, professionais da área ou até quem programa por hobbie. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resumindo -> em qualquer profissão a formação teórica e a busca de conhecimento/aperfeiçoamento é válida., mas só o tempo para determinar um bom ou mal profissional., ou seja, o tempo de prática reconhecida dentro do mercado de trabalho é a maior garantia.

Então., a pessoa pode ter um monte de certificado...ter lido isso e aquilo....mas se ela não conseguir dar ênfase., e provar por A+B que desenvolve-se bem na prática., não adianta!!

* A resposta só você poderá apresentar.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já prefiro responder isso de forma mais objetiva.

 

SIM. bastando você ter conhecimento em uma linguagem qualquer, conhecer a lógica da programação.... já pode ser considerado um programador.

 

Existem por aí aos montes, programadores que nunca tiveram uma aula.. foram auto didatas..  aprenderam na marra fuçando,.. e lendo tutoriais.. e etc... 

O que define ser "programador" é o fato de VOCÊ conseguir programar algo. seja em qualquer linguagem.. por mais fácil ou difícil que seja.

 

O lance do livro e um curso com certificado é só um adicional.. (muito bem vindo até)

Agora se é um bom profissional ou não... aí só o tempo mesmo... como o @Manjaro  mencionou no post dele mais acima.

 

Eu por exemplo já mexia com PHP  fazia várias coisas já desde 2006.. mas nunca fui a dentro.. comecei a estudar o php mesmo na faculdade.

Isso quer dizer que eu já era "programador" antes de fazer a faculdade.. e lá na faculdade conheci pessoas que nunca tinham visto programação.. e mesmo assim eles conseguiram aprender bem e sim são considerados programadores..

 

Então meu amigo, em suma, se você já programou e programa ainda algo por mais simples que seja... um hello world em python ou em C++...  você já é um PROGRAMADOR!  :joia:  

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×