Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
jeffprog

Gostaria de saber a opinião de vocês: o que torna uma pessoa um PROGRAMADOR?

Recommended Posts

Olá pessoal. Talvez a minha dúvida soe um pouco filosófica, mas mesmo assim eu gostaria de saber a opião de vocês: o que torna uma pessoa um PROGRAMADOR?

Quando eu pergunto isso, me refiro a várias aspectos, como conhecimento em alguma linguem, experiências profissionais e tudo mais o que acharem necessário...

Alguns pontos que decidi ressaltar para saber a opinião de vocês sobre ser um programador:

1- Peguei uma apostila na internet de alguma linguagem e finalizei seu conteúdo. Posso me considerar um programador?

2- Peguei um livro de algum autor conhecido e estudei seu conteúdo. Posso me considerar um programador?

3- Fiz um curso que possui certificação em alguma linguagem. Posso me considerar um programador?

Essas coisas bastam ou vocês acham que SER UM PROGRAMADOR vai além disso tudo? Qual o nível de conhecimento devo ter na linguagem? Quanto tempo de experiência? Qual a quantidade mínima de linguagens devo dominar?

Eu ainda sou estudante universitário e essa é apenas uma dúvida que "pintou" em minha cabeça esses dias, então gostaria de saber a opinião de vocês, estudandes, professionais da área ou até quem programa por hobbie. :D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resumindo -> em qualquer profissão a formação teórica e a busca de conhecimento/aperfeiçoamento é válida., mas só o tempo para determinar um bom ou mal profissional., ou seja, o tempo de prática reconhecida dentro do mercado de trabalho é a maior garantia.

Então., a pessoa pode ter um monte de certificado...ter lido isso e aquilo....mas se ela não conseguir dar ênfase., e provar por A+B que desenvolve-se bem na prática., não adianta!!

* A resposta só você poderá apresentar.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já prefiro responder isso de forma mais objetiva.

SIM. bastando você ter conhecimento em uma linguagem qualquer, conhecer a lógica da programação.... já pode ser considerado um programador.

Existem por aí aos montes, programadores que nunca tiveram uma aula.. foram auto didatas..  aprenderam na marra fuçando,.. e lendo tutoriais.. e etc... 

O que define ser "programador" é o fato de VOCÊ conseguir programar algo. seja em qualquer linguagem.. por mais fácil ou difícil que seja.

O lance do livro e um curso com certificado é só um adicional.. (muito bem vindo até)

Agora se é um bom profissional ou não... aí só o tempo mesmo... como o @Manjaro  mencionou no post dele mais acima.

Eu por exemplo já mexia com PHP  fazia várias coisas já desde 2006.. mas nunca fui a dentro.. comecei a estudar o php mesmo na faculdade.

Isso quer dizer que eu já era "programador" antes de fazer a faculdade.. e lá na faculdade conheci pessoas que nunca tinham visto programação.. e mesmo assim eles conseguiram aprender bem e sim são considerados programadores..

Então meu amigo, em suma, se você já programou e programa ainda algo por mais simples que seja... um hello world em python ou em C++...  você já é um PROGRAMADOR!  :joia:  

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais