Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o melhor firmware para o TL-WR740N?


Posts recomendados

Tenho um roteador TL-WR740N (v4) e estou em dúvidas quanto a qual firmware usar na atualização.
O que me causa dúvidas é que há dois sites da TP-Link. Um brasileiro (tp-link.com.br) e outro norte-americano (tp-link.com).
E em cada um desses sites, há versões diferentes para o firmware do roteador. Qual devo utilizar?

Link para a página do meu roteador:
Brasileiro >> http://www.tp-link.com.br/support/download/?model=TL-WR740N&version=V4#tbl_j

Estadunidense >> http://www.tp-link.com/en/download/TL-WR740N_V4.html#Firmware

Alguém mais experiente aí, pode me indicar qual é o mais recomendado no meu caso?
Qual irá oferecer um melhor desempenho e tal...?

PS.:
Em tempo, gostaria de saber se há como evitar lags por meio de alguma configuração no menu do roteador.
Por exemplo, estou jogando algum jogo online e então minha irmã começa a ver vídeos no YouTube pelo tablet dela.
Tem como eu priorizar a conexão do jogo, para não dar lag?

Por que o que consigo fazer aqui pelo menu do roteador é limitar a velocidade da internet por IP e/ou MAC.
Aí limito a velocidade do MAC do roteador dela. Só que ainda com velocidade baixa, quando ela começa a ver vídeos, o lag chega do mesmo jeito.

Tenho uma internet cabeada junto com plano de televisão de 3mb de down e 1,5 de up.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com esse Gargoyle consigo priorizar o jogo, para não dar lag quando minha irmã entrar no youtube?

Não me refiro a limitar velocidade de banda, em kbps por IP ou MAC, porque isso eu consigo fazer com o próprio firmware da TP-Link e não resolve...

este TL-WR740N não é bom para jogos online. Já testei o mesmo, e um simples

modem Telsec 9000 teve um ping mais baixo. 

 

Podes também optar para o firmware DD-WRT, muito usado, com muitas 

funções a mais que o firmware original; Até mesmo aumentar a potencia do sinal Wireless. 

Tem o DD-WRT para o seu modelo V4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então qual usar?

Gargoyle ou DD-WRT?

No momento só tenho esse roteador mesmo, então vai ter que servir, kk...

para instalar facilmente o DD-WRT segue este vídeo, e dá uma boa olhada

no tutorial do site também.. 

 

 

http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/05/saiba-o-que-pode-ser-feito-em-um-roteador-com-dd-wrt.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O QoS que você deseja, com o Gargoyle é melhor, tem interface mais intuitiva.

 

Você configura as portas do jogo, coloca em maior prioridade... no DD-WRT também dá para fazer, mas a configuração é mais trabalhosa.

Haha. Muito obrigado amigo pela resposta amigo!

Vou tentar fazer por conta própria aqui a tal configuração de QoS do jogo.

Se não conseguir, peço ajuda aqui...

UPDATE

Dúvida pertinente. Instalei o Gargoyle. Aqui, na hora de configurar o wireless, em Mode, há 3 opções, além de uma quarta "Disabled", que deixa o Wi-Fi do roteador desligado:

Acess Point (AP); AP+WDS; Ad Hoc

Qual a diferença entre essas três opções?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Resolvido já.

Podem fechar!

Estou com o Gargoyle.

Quanto ao próprio firmware da TP-Link, descobri que eu teria que instalar a versão do site brasileiro, já que vem especificado sob o meu roteador, após o número de série, a sigla BR

 

Fala um pouco mais. Conseguiu o q tu queria? 

 

Mostra a regra que tu usou pra priorizar o jogo e tal( coloca um print).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, consegui priorizar para diminuir o lag através do Gargoyle.
Uma dica prévia que posso deixar é para utilizarem o Gargoyle em INGLÊS mesmo, porque a tradução para o português brasileiro que eles oferecem buga tudo. Instalei e foi um saco para voltar, visto que afeta até o menu principal das configurações!

 

Sobre como instalar o Gargoyle

O Gargoyle se baixa aqui >> http://www.gargoyle-router.com/download.php
Acesse esta página, pressione CTRL + F e digite o modelo do seu roteador.
Se ele não constar na lista, seu aparelho na suporta o firmware. No meu caso, o modelo é "TL-WR740N", na versão 4 (V4); atente-se a isto também!

Use o arquivo factory.bin para instalar o Gargoyle sobre o firmware original de fábrica.
Use o arquivo sysupgrade.bin para instalar o Gargoyle sobre outra versão do Gargoyle ou OpenWRT.

Acesse o menu do seu roteador (geralmente 192.168.0.1 — se não souber o endereço do seu roteador, olhe debaixo do aparelho, junto ao código de barras dele, terá um IP informado, além de usuário e senha) e procure na área de configurações alguma opção relativa à "Atualização de firmware". Então envie o arquivo que você baixou no processo acima.
OBS.: nunca faça a instalação de firmwares via Wi-Fi.
 
Como eu disse, não instale ou use o pacote de tradução PT-BR, pois causa erros.
Use somente a linguagem que já vem!
 
Padrões do Gargoyle
Endereço IP: 192.168.1.1
Password: password (Web Interface & SSH)
SSH User: root
 
Sobre como priorizar banda para um jogo pelo Gargoyle

Acessei o menu do roteador (192.168.1.1 na URL), depois acessei a aba de Firewall.
Em QoS (Upload), ativei a funcionalidade marcando a primeira caixa. Em seguida, mais abaixo ainda neste menu, acessei QoS (Upload) -- Service Classes e criei duas classes: (na opção Min BW, coloque uma quantidade de internet que irá suprir a necessidade do seu jogo, e ainda outros serviços adicionais que você possa usar, como Skype. No meu caso, 300kbps de uo e 600 de down resolveram o meu problema — mas essa primeira parte é só a de Up. Down é mais a frente!)

wD6HrJr.png

OBS.: em total (upload) bandwidth, deve-se colocar a velocidade de upload da sua conexão, em Kbits (não Kbytes).
Nos fóruns gringos que li, disseram que é essencial que a velocidade da conexão nunca fique abaixo do que foi estipulado, pois se isso acontecer, a priorização irá falhar. Por isso recomendaram colocar um valor abaixo do poder real de sua conexão. Fiz o teste aqui (http://www.speedtest.net/) e achei 1400 kbits — é preciso acessar o menu SETTINGS, no canto superior esquerdo da tela, para mudar a unidade de mbits/s para kbits/s. Como achei 1400, coloquei 1200 para abranger as variações da minha rede.

Por fim, coloquei o IP do computador em que jogo na classe Premium e os demais IPs disponíveis no roteador na classe Express. No meu caso não precisei mexer com portas dos jogos, pois só jogo por um computador, então priorizei tal computador. Quem deseja priorizar o jogo em todos os computadores que se conectarem a rede, para o caso de visitas, por exemplo, irá precisa adicionar os números de porta que o jogo utiliza à classe Premium.

Se for priorizar só para o seu computador mesmo, como no meu caso, primeiro você precisar reservar um endereço IP fixo para o MAC do seu computador. Isso se faz no seguinte caminho do Gargoyle: Connections >> DHCP >> Static IPs. Para saber o MAC do seu computador, abra o CMD (TeclaWindows + R) e digite "getmac", sem aspas e tecle ENTER. O MAC será um conjunto de seis pares de caracteres abaixo da linha de comando "Endereço físico".
Depois de reservar o IP, , ainda no Gargoyle, acesse "System >> Reboot >> Reboot now", para reinciar o roteador e fazer com que as alterações de IP tenham efeito.

Após o reboot, volte ao menu que estávamos [Firewall >> QoS (Upload) >> QoS (Upload)] e na opção "QoS (Upload) -- Classification Rules >> Add New Classification Rule"
Ative o campo "Source IP" e insira o IP que você reservou/fixou para o computador com o qual irá jogar.
Na última opção, "Set Service Class To", escolha a classe "Premium" e clique em Add Rule.

OBS²: em Deafult Service Class, deixe a opção express!
Assim, todos os novos aparelhos que se conectarem ao seu roteador irão automaticamente para a classe Express, e não competirão banda com o IP de jogo, que estará sozinho na classe Premium.

Por último, é claro — só falei da parte de upload — você precisa fazer a mesma coisa que citei acima na parte QoS (Download). Todo o processo é igual. Repita-o.
Há apenas uma coisa que você deve notar, de diferente. No menu QoS (Download), há uma opção extra em relação ao menu de Upload: é a oção "QoS (Download) -- Active Congestion Control". Ative-a!

...

Bem, é isso. Posso dizer que os resultados são excelentes.
Não vou dizer que não vai nunca mais dar lag quando outras pessoas começarem a ver vídeos e baixar coisas. É claro que vai, a menos que sua internet seja por fibra óptica.
Aqui em casa não é fibra óptica, é por cabo coaxial.
Posso afirmar que senti uma melhora de 75%.
Coloquei meu irmão e minha irmã para verem vídeos no youtube e a intensidade e frequência dos lags diminui drasticamente, sem prejudicar o carregamento dos vídeos deles.
Dá pra jogar tranquilo agora!

==============================================


Espero ajudar alguém futuramente!
Tentei ser o mais minucioso e detalhista possível no processo, mas é claro que para ficar absolutamente completa a explicação, só se eu fizesse um vídeo!
Qualquer coisa é só me contatar.

Erikssen Iury C. Lages
[email protected]

Abraços!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...