Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestões para um novo instrumento de bancada


Posts recomendados

Pessoal,

Estou quase finalizando um novo instrumento de bancada para uso geral, que já possui as seguintes funções :

- Analizador Logico

- Frequencímetro

- Osciloscópio Digital

- Visualizador Avançado de Bus I2C

- Gerador de Frequências

- Voltimetro AC True Rms

- Monitor de Comunicação Serial

Uso um Atmega1284p e um display Nokia 3310/5110, assim não preciso ligar a saida do instrumento em um computador para poder visualizar, e isso faz toda a diferença !

O display gráfico tem resolução de 84 x 48, é o mais barato possível, mas já permite executar as funções de maneira bem satisfatória.

Estou pedindo sugestões para o que mais seria interessante incluir nesse instrumento, pois ainda tenho bastante memória de programa livre.

Até o momento, o custo serå bem baixo, cerca de R$ 90,00 . Ainda posso incluir algum hardware se for mesmo necessário, mas a ideia é manter o custo o mais baixo possível, para que todos possam montar o seu e assim dispor de um instrumento muito útil aos iniciantes e até mesmo para os usuários mais avançados !

Caso tenham interesse, o desenvolvimento de quase todos os módulos acima estão mostrados e explicados no tópico destacado do Tutorial de Projetos com Avr, no topo da página.

Aguardo sugestões !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@test man*~,

Pode ser.... dá para capturar até uns 3 Mhz de velocidade. Eu só não sei como mostrar os dados.... Alguns CI's trabalham com mais de 8 bits de dados, enviando até dezenas de bits seguidos. Talvez se eu deixar para o usuário escolher como deseja ver esses dados, tipo 8,16,24,32 bits e por aí vai, fique algo realmente útil. O problema é mostrar um fluxo grande de dados com um display de apenas 14 caracteres por linha....

Quanto a velocidade da comunicação SPI, no nosso mundinho de Pics e Avrs dificilmente veremos velocidades acima de 3 Mhz.

Sugestão anotada !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma :lol:

 

Poderia adicionar algo para enviar sequencias I2C, algo assim:
S 0x90 # 0x00 # 0x40 # 0x25 # P
Onde está o # seria o ACK ou NACK que foi recebido durante o envio.
 
Também para receber:
S 0x91 # recebido1 ACK recebido2 ACK recebido3 ACK ... recebidoN NACK P
Daí de alguma forma o usuário diria a quantidade de bytes que ele quer ler.
 
seria legal também... No caso ele funcionaria sem o outro mestre (mestre real) estar conectado e funcionando.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faça-o gravar alguns dados pra posteriormente enviar pro pc. P.ex. variação de temperatura ambiente, umidade relativa, etc. Ou seja, monitorar alguns eventos. Bom não é bem necessariamente útil "pra bancada". Só pra encher linguiça mesmo. Estas informações podem não ser totalmente inúteis. (eu ia querer pornográfico (!) minhas condições de trabalho)

Não estou conseguindo pensar agora (se é que algum dia consegui...)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz,

 

KKKKK valeu a intenção !!!

 

É que ainda está sobrando mais de 70K de flash ..... e alguém pode pensar em algo por ter passada por uma situação complicada, coisa assim.....

 

A ideia de por no gráfico é boa...... fazer algo tipo um registrador gráfico onde a gente possa selecionar por exemplo alguma grandeza analógica, ou uma digital de algum tipo, com configuração de base de tempo ajustável, tipo uma amostra a cada segundo, ou a cada minuto, sei lá, é uma boa ideia, só falta amadureçer um pouco mais !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!