Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos, 

aderi um plano de 10Mbps de Fibra Óptica pela empresa Brisanet Telecomunicações, e após a instalação, solicitei ao técnico os dados de acesso ao modem (FiberHome AN5506-04) para fazer algumas configurações pontuais, como troca do SSID, troca de servidor DNS e senha de acesso à rede wireless. No entanto, o mesmo me informou que por políticas da empresa, não seria possível informar o usuário e senha de acesso ao modem.

A pergunta é: por qual motivo a empresa não passaria essa informação? Existe alguma configuração que um usuário não deveria saber? Eu sinceramente não faço ideia.

O SSID da rede é oculto, tem que adicionar manualmente, com um nome horroroso e uma senha ridícula. E se por acaso eu quiser passar a senha para um vizinho por um instante e após isso quiser alterar a senha para evitar um novo acesso, ou eu quiser fazer um filtro de MAC? Ou simplesmente pra evitar o processo chato de ir adicionar uma rede manualmente pra cada pessoa que quiser se conectar à rede da minha casa (parentes, amigos etc)?

Comprar um novo roteador para fazer este serviço não é meu plano. Acho que como cliente, que pagou pelo modem e paga pelo serviço deveria ter o direito de configurar a rede como bem entender.

O que vocês tem a dizer sobre isso? Eu posso exigir que a empresa informe estes dados?

Att,

Postado

concordo com o amigo @AmarildoJr

Pense em uma situaçao, mesmo sendo um tecnico experiente um erro pode ocorrer,  dai voce configura algo que impossibilita o equipamento, voce não aceitaria ser cobrado por danos no equipamento..... e como eles podem liberar estes dados se o modem não é seu ?? voce não liberaria o usuario e senha do seu roteador para eles se te pedissem ( pelo menos eu não liberaria ).

Tenta passar para eles as suas necessidades, dai eles vão te falar se vão configurar ou não!!

• Curtir 1
Postado

Bom, depois de quebrar cabeça com isso o único jeito é solicitar que deixem o ONT em modo bridge e colocar um novo roteador. Se eu quiser algo a mais vai ter que ser através de briga, e não to com tempo pra ir em Procon no momento, pois essa restrição do provedor não está explicita no contrato.

Obrigado a todos.

• 7 meses depois...
Postado

Caro Mário, todas as empresas tem suas normas técnicas, se a empresa que fornece para você aderiu a essa regra, tem algum motivo, com certeza já passaram por problemas ao passar essa senha, então se você quer fazer alterações, peça ao suporte para que as faça, direto do escritório é possível fazer creio eu. Lembre-se que mesmo você tendo experiencia em redes, existe um padrão de configuração adotado pela empresa para garantir um bom funcionamento e uma boa gestão dos equipamentos e de sua internet, que só quem trabalha na empresa sabe, pois cada empresa tem seu modo de trabalhar. Se você for no procon só vai perder seu tempo, a empresa não é obrigada a passar a senha, ainda mais de um equipamento que é dela, e cai entre nós, arrumar confusão por causa de uma bobagem dessa? Peça para os próprios técnicos da empresa fazer essas alterações, eles podem fazer isso de maneira descomplicada.

• 1 ano depois...
Postado
Em 25/05/2016 às 18:31, Camila Letícia disse:

Caro Mário, todas as empresas tem suas normas técnicas, se a empresa que fornece para você aderiu a essa regra, tem algum motivo, com certeza já passaram por problemas ao passar essa senha, então se você quer fazer alterações, peça ao suporte para que as faça, direto do escritório é possível fazer creio eu. Lembre-se que mesmo você tendo experiencia em redes, existe um padrão de configuração adotado pela empresa para garantir um bom funcionamento e uma boa gestão dos equipamentos e de sua internet, que só quem trabalha na empresa sabe, pois cada empresa tem seu modo de trabalhar. Se você for no procon só vai perder seu tempo, a empresa não é obrigada a passar a senha, ainda mais de um equipamento que é dela, e cai entre nós, arrumar confusão por causa de uma bobagem dessa? Peça para os próprios técnicos da empresa fazer essas alterações, eles podem fazer isso de maneira descomplicada.

Amigo hoje me cadastrei em busca de pesquisa e vi este seu post vou de dar uma resposta simples e pratica e objetiva de qual o motivo que levam os provedores a nao passar a senha da fiberhome ou de uma ubiquite

O motivo é simples antigamente deixavam mas as pessoas queriam ficar trocando senhas e acabavam resetando ou mexendo aonde nao devia e os TEC tinha que ir duas ou tres vezes no mes

então foi criado esta regra pelos provedores

• 5 anos depois...
Postado

olá, 

Eu também sou cliente da brisanet Fortaleza e não concordo com essa política da empresa. Se pagamos pela permanência do equipamento, devemos ter total acesso sobre ele. Estive na mesma situação, pedi a senha de acesso ao modem e me informaram que não era permitido. 

No meu entender, existe alguma coisa obscura no meio de tudo isso, e o curioso é, que sempre quando faço a medição de velocidade na minha rede, o valor em  " megas " informado pelo programa nunca é igual ao contratado, então faço a reclamação junto ao departamento especializado da empresa e a resposta é sempre a mesma, que será feita uma varredura na rede, e o resultado também é sempre o mesmo, que houve uma ruptura  ou instabilidade no tráfego.

E mais uma vez é feita ( segundo o atendente ) atualização e tudo estará em ordem em alguns minutos.

Mas no mês seguinte acontece tudo de novo.

Pra mim não há transparência nesse serviço nem a boa fé em passar isso para o cliente.

O correto seria disponibilizar a senha de acesso ao modem para haver uma confiança maior por parte daquele que ajuda a manter a empresa.

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, kashani disse:

sempre quando faço a medição de velocidade na minha rede, o valor em  "megas" informado pelo programa nunca é igual ao contratado

Por exemplo?

Postado

@Mário Ferreira são vários os motivos, dependendo de empresa para a empresa. Normalmente não e passado justamente por conta de fazerem caquinha, aí e necessário ficar chamando técnico pra ir até o local por um motivo bobo. Na empresa que trabalho é permitido passar porém caso façam a " caquinha " é de total responsabilidade do cliente, aí ele vai ter que se virar pois não será chamado técnico.

Postado
Em 25/05/2016 às 19:31, Camila Letícia disse:

e cai entre nós, arrumar confusão por causa de uma bobagem dessa?

@Mário Ferreira Estou na mesma situação aqui com provedor de interior, no meu caso preciso abrir portas para acessar remotamente as configurações de um DVR, eles pediram para eu enviar as configurações que eles faziam por lá, enviei as configurações e deram a desculpa de que não ia funcionar ou seja má vontade em fazer.

A desculpa deles em não passar a senha era questão de segurança kkkk.

@Camila Letícia

O que é bobagem para uns é necessidade para outros.

• 9 meses depois...
Postado

Pessoal boa noite,

Se a empresa instalar aqui em casa uma Gpon comum essa Gpon enviar internet para um roteador particular, eu consigo através do roteador abrir as portas necessárias?

Postado

Pessoal não sei se expliquei corretamente, mas é possível um roteador que pega internet de uma ONU abrir portas que forem necessárias na internet dessa ONU?

A empresa de internet não libera a senha de administrador do aparelho(ONU com roteador) que esta aqui para eu fazer as configurações necessárias, no caso eu colocaria um roteador particular para não ter que mexer nas configurações da ONU.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!