Ir ao conteúdo

Automação residencial - Identificar quando luz acesa

Ir à solução Resolvido por Carlos.nunes,

Posts recomendados

Postado

Tenho um projeto de automação que está parado porque não consigo determinar quando uma lampada (que pode ser acesa pelo interruptor ou pelo sistema de automação) está ligada ou não. Vi inúmeras outras pessoas com a mesma dúvida em outros foruns, e vários palpites. A melhor ideia que encontrei foi utilizar um sensor de corrente. Acontece que existem sensores de corrente que precisam que sejam ligados na fase e neutro do circuito e além disto são caros, pois permitem também medir quanta corrente está sendo consumida. Preciso apenas saber se a lampada esta acesa ou apagada. Vi um exemplo em que um reed switch era utilizado. A fase do circuito seria enrolada em volta do reed switch e quando a corrente estivesse passando, o switch, normalmente aberto, fecharia devido ao campo magnético gerado pela corrente circulando no fio. A solução perfeita para mim. Ocorre que não funciona. Já tentei inclusive passando o fio fase pelo centro de um toroide e aproximando o toroide do reed switch e nada aconteceu. Alguém poderia ajudar? O que estou fazendo de errado?

Postado

Bom se você vai ter acesso aos terminais da lâmpada, uma ideia barata seria usar um opto-acoplador alimentando por uma fonte sem transformador e ligado em paralelo com a lâmpada... ou ate mais simples pegar um desses carregadores de celular baratos e ligar em paralelo com a lampada, ao alimentar a lampada o carregador, que na verdade é uma fonte de 5V geraria um nivel alto para o circuito da automação, ou ate alimentaria um trasmissor...

A ideia do redswitch não funciona nas lampadas por causa da alimentação em corrente alternada, que faria o redswitch vibrar...

Postado

Obrigado por responder F4b10. Quanto ao ReedSwitch, eu poderia dar um tratamento por software para tratar o liga-desliga devido à corrente alternada? Ligar e desligar tantas vezes por segundo diminuiria a vida útil do reedswitch?

Desculpe se as perguntas são muito primárias, mas não tenho muito conhecimento de eletrônica. Tenho estudado bastante mas o tema é vasto.

Se eu utilizar um opto-acoplador a saida será analogica? Estou usando um ESP8266-01 que não tem porta analógica acessível. alguma chance de tratar o sinal numa das portas digitais?

Mais uma vez obrigado pela atenção.

Postado

A ideia da fonte de celular tera saida de 5V fixas quando acionadas, e um estado de alta impedancia quando não acionada, se usar um transistor mosfet do tipo depelação/empobrecimento daria para trasformar o estado "sem corrente" em uma conexão a 0 V deixando o sinal digital... se seu circuito já interpretar um pino desconectado como nível 0 então isso seria desnecessário.

Quando ao opto acoplador, bastaria conecta-lo de forma que a condução do fotodiodo interno aterre uma porta do Microcontrolador para se ter um sinal digital invertido.

sobre tratar a vibração do redswitch acho que seria possível retificar essa tensão pulsante, e integra-la em um capacitor para se ter uma tensão fixa, mas a velocidade de resposta ficaria atrasada. e talvez o redswitch se danifique. pela vibração

Agora que eu reli seu primeiro post me surgiu uma ideia mais interessante, você disse no seu primeiro post que a lâmpada poderia ser acesa tanto pela automação quanto pelo interruptor, você esta usando reles para acionar a lâmpada? não seria possível através do estado da porta que aciona o rele saber se a lampada esta ou não acesa? ou passar o outro polo do interruptor em serie com os contatos normalmente fechados do relé, pois dai o interruptor só controlaria a lâmpada se o relé já não a tivesse ligada.

• Solução
Postado

Acho boa a ideia da fonte de celular, mas me preocupa o tamanho dela. Quanto ao reedswitch acho que realmente não dá e vou desistir dele. Vou experimentar com o optoacoplador mas só vou poder fazer isto no fim de semana.  Nâo estou usando relês, aciono a lâmpada  utilizando optoacoplador e triac. Vou testar com o optoacoplador para verificar o estado da lâmpada e posto o resultado, junto com o diagrama (vou tentar fazer um esquemático no eagle). mais uma vez obrigado pela dicas.

• 2 semanas depois...
Postado

Obrigado ao F4b10 pelas dicas. Testei com o optoacoplador 4n25 e funcionou perfeitamente. Liguei fase e neutro aos pinos 1 e 2 do optoacoplador com um resistor de 100k em série com o fase e outro em série com o neutro. Liguei o pino 4 ao GND e o pino 5 liguei ao pino do micoprocessador com um resistor pull-up. Ficou ótimo.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!