Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-break SMS Dupla Conversao e Motor AC/Laser CNC


ceandre

Posts recomendados

Caros,

 

Bom dia!

 

Alguém já tentou ligar equipamentos como Motor AC, impressora Laser, e etc, em No-Break Senoidal Online Dupla Conversão, como o Mirage da SMS?

 

Fiquei com pulga atrás da orelha pois vejo todos falando que "só pode" ligar motor AC em no-break senoidal, já vi alguns fabricantes, como a Ragtech, no modelo Senium dizendo que pode ligar impressora Laser e "pequenos motores AC", mas já nos manuais da SMS (acho que é em todos) falam para NÃO usar Impressora Laser, Motor AC, e etc. Não entendo se é um texto padrão e o fabricante não quer "arriscar" dizendo que pode mesmo o equipamento suportando, ou é "algo" com esses fabricante mesmo.

Outra coisa que é "engraçado" é que o no-break SG-1000 que é para portão/motor AC, ele não é senoidal puro (é PWM - "senoidal por aproximação").

 

No final, temos:

1) No geral dizem que só pode ligar motor AC em senoidal puro, mas o fabricante de nobreak para motor AC usa PWM;

2) Dizem que pode ligar motor AC, mas tem fabricante que não permite em nenhum no-break mesmo senoidal puro e/ou dupla conversão;

 

Tudo isso para explicar que quero ligar um Senoidal Dupla Conversão para proteger um equipamento que considero sensível (CNC), seu consumo é de ~400W só a maquina (fonte, controladora, motores de passo), mas existem 3 motores AC auxiliares (fora os motores de passo DC que controlam os eixos), um compressor (300W), exaustor (500W) e chiller (500W).

Claro que eu não quero ligar tudo isso em um mesmo no-break, minha ideia era deixar só a maquina principal no dupla conversão (um Mirage de 1000va/800w ou 2000va/1600w) e talvez o compressor + exaustor se fosse permitido no dupla conversão de 1600w, mas só poucos segundos e o restante da carga permanente mas com trabalho pausado - consumo de uns 50w).

Ou eu poderia comprar um nobreak separado só para segurar o exaustor + compressor, pelos mesmos 10 segundos, e considerando que o SG-1000 é PWM e não senoidal, ficaria a dúvida se poderia comprar um no-break comum (mais barato, sem ser senoidal) com 1000~1200w para segurar a carga por esses poucos segundos (até 30).

 

Questões:

1) Alguém conhece os equipamentos SMS, e sabem o porquê dessa restrição que existe nos manuais;

2) Motores de passo (DC), poderiam influenciar em algo nessa possível limitação do fabricante;

3) Posso ignorar o fabricante desde que coloque equipamento superdimensionado? 

4) Porquê falam que só pode usar no-break senoidal puro para Motor AC e o fabricante de no-break especifico para motor AC usa PWM :|

 

 

São muitas questões e algumas conflitantes, quem puder ajudar eu agradeço :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Já trabalhei em uma empresa onde fabricávamos nobreaks para portão de garagem, e os mesmos tinham forma de onda quadrada quando usado no modo bateria.

O motor funciona? Sim, porém percebe-se que o mesmo faz um barulho diferente de quando está sendo alimentado com onda senoidal. Como para abrir/fechar um portão o motor precisa funcionar somente por alguns segundos, não há muitos problemas em se utilizar esse tipo de nobreak.

A maioria desses nobreaks são feitos dessa forma justamente para simplificar o produto e deixá-lo mais barato, embora não seja correto alimentar um motor AC com esse tipo de onda.

 

Quanto às outras perguntas, não saberia te responder com total certeza, porém acho que não há problemas em alimentar um motor AC em um nobreak senoidal, desde que bem dimensionado para tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Já trabalhei em uma empresa onde fabricávamos nobreaks para portão de garagem, e os mesmos tinham forma de onda quadrada quando usado no modo bateria.

O motor funciona? Sim, porém percebe-se que o mesmo faz um barulho diferente de quando está sendo alimentado com onda senoidal. Como para abrir/fechar um portão o motor precisa funcionar somente por alguns segundos, não há muitos problemas em se utilizar esse tipo de nobreak.

A maioria desses nobreaks são feitos dessa forma justamente para simplificar o produto e deixá-lo mais barato, embora não seja correto alimentar um motor AC com esse tipo de onda.

 

Quanto às outras perguntas, não saberia te responder com total certeza, porém acho que não há problemas em alimentar um motor AC em um nobreak senoidal, desde que bem dimensionado para tal.

 

Caro Felipe,

 

Ele fazia barulho diferente alimentado por onda senoidal ou onda quadrada?

 

 

Na verdade minhas dúvidas vem porquê o fabricante falha em responde-las! Mandei várias mensagens para a SMS e ela simplesmente não responde nada. 

 

Por exemplo, perguntei até se era possível alimentar o Mirage 1000va com bateria estacionaria VLT de 80Ah (2x 12v) e usando o mesmo cabo do fabricante (conector AndersonPower SB 50), e nada de resposta. Engraçado que até mesmo os manuais dos produtos eles tiraram do site, para ver tem que baixar usando o número serial do produto. :|

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso tudo sem contar que motores em geral necessitam de uma grande sobre corrente em sua partida e seus tempos para vencer a inércia costumam ser mais alongados do que tipicamente os tempos de partida de lâmpadas, por exemplo..  Os fabricantes temem essas sobre correntes e podem estar escondendo parte da fragilidade de seus produtos através de uma "não recomendação" . Conjecturas, apenas conjecturas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso tudo sem contar que motores em geral necessitam de uma grande sobre corrente em sua partida e seus tempos para vencer a inércia costumam ser mais alongados do que tipicamente os tempos de partida de lâmpadas, por exemplo..  Os fabricantes temem essas sobre correntes e podem estar escondendo parte da fragilidade de seus produtos através de uma "não recomendação" . Conjecturas, apenas conjecturas...

 

 

Pois é, muito tenso. A SMS jogou esse texto (acho) em todos os manuais, complicado ver isso e não pensar que o "buraco é mais em baixo" quando vemos até nobreak de 3000va senoidal que o fabricante não recomenda ligar nem impressora laser. 

 

Já a Ragtech que é uma marca, digamos... "mal amada", tem essa linha Senium que na verdade apresenta uma "Feature" a possibilidade de usar impressora Laser com o no-break ("senoidal puro", mas sem dupla conversão).

 

Assim fica difícil encontrar uma solução "All in One", sempre tem um "mas" quando se lê os manuais com mais cuidado... :|

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...