Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bobina na fonte de alimentação


Posts recomendados

Bom dia, estou com uma dúvida meio impertinente aqui. Estou estudando eletrônica a fundo, mas empaquei em um componente básico. Gostaria de saber para que serve essa bobina dentro da fonte de alimentação. Já li algo sobre ela poder gerar um campo eletromagnético, e também já li em outro lugar sobre ela participar do circuito primário de filtragem da fonte de alimentação, armazenando a carga que vem da tomada e liberando ela sem ruídos. Não sei se isso é verdade ou não. Então por isso estou perguntando aqui exatamente o que ela faz? E qual a função específica dela dentro do circuito da fonte de alimentação.

Também estou tentando criar algumas fonte aqui, sei que a bobina faz parte do circuito, mas gostaria de ter um conhecimento mais específico dela. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bobinas ou indutores dentro de uma fonte de alimentação, em diferentes locais de aplicação, tem basicamente diferentes funções..

 

A primeira que aparece, tem a função de filtragem de ruído, tanto da energia que entra, vinda da tomada quanto do ruído gerado pela própria fonte de ter acesso a rede de distribuição de energia.. A função dele ai é perfazer um filtro passa baixas (60 Hz, frequência da rede é frequência bastante baixa se comparada com a RF que ela não deixa entrar na fonte e com as frequências da ordem de 40.000 Hz do chaveamento da própria fonte que ela não deixa sair da fonte).

Esse indutor aparece tipicamente em dois enrolamentos iguais, distribuídos em um mesmo núcleo, que é para aumentar a rejeição de modo comum. Veja ai eles marcados como indutores do filtro de entrada..

 

Indutores%20da%20fonte%20de%20PC_zps8x1m

 

Se a fonte contar com PFC ativo ela vai apresentar um grande indutor, próximo ao capacitor eletrolítico, cuja função é a de estabelecer, comandado pelo CI do PFC, uma fonte de corrente sincronizada com a rede elétrica que visa estabelecer uma retificação controlada com a finalidade de conseguir elevar o fator de potência da fonte, aproximando-o a unidade.. Isso reduz substancialmente a geração de harmônicos que sujam a rede elétrica, espalham ruído e sobrecarregam a fiação... Ai na figura acima ele aparece bem a esquerda da foto.

 

No centro da fonte se encontra o transformador (que é na verdade composto de alguns indutores e todos em um mesmo núcleo) que visa isolar galvanicamente a rede AC de entrada da comum das tensões de saída. Isso evita que o fase da rede AC venha a aparecer vivo em seu gabinete, podendo apresentar risco de choque fatal.. Esse transformador possui diferentes enrolamentos com a finalidade de fornecer as diferentes tensões de que um PC se vale (3,3 Volts, 5 Volts e 12 Volts, as principais).

Esse transformador, diferentemente de outros indutores, geralmente é montado em um núcleo retangular e não em toroides como os demais.. Evidentemente que após esses enrolamentos por onde aparecerão as tensões para o PC em alta frequência (40.000 Hz) a energia terá de ser retificada e filtrada, que é onde aparecem os últimos indutores que compõem os filtros de saída.. Aparecem na foto bem a direita da mesma...

 

Veja, não difere muito do que citastes, mas melhor classificado e separados, eu diria..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...