Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bobina na fonte de alimentação


Posts recomendados

Bom dia, estou com uma dúvida meio impertinente aqui. Estou estudando eletrônica a fundo, mas empaquei em um componente básico. Gostaria de saber para que serve essa bobina dentro da fonte de alimentação. Já li algo sobre ela poder gerar um campo eletromagnético, e também já li em outro lugar sobre ela participar do circuito primário de filtragem da fonte de alimentação, armazenando a carga que vem da tomada e liberando ela sem ruídos. Não sei se isso é verdade ou não. Então por isso estou perguntando aqui exatamente o que ela faz? E qual a função específica dela dentro do circuito da fonte de alimentação.

Também estou tentando criar algumas fonte aqui, sei que a bobina faz parte do circuito, mas gostaria de ter um conhecimento mais específico dela. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bobinas ou indutores dentro de uma fonte de alimentação, em diferentes locais de aplicação, tem basicamente diferentes funções..

 

A primeira que aparece, tem a função de filtragem de ruído, tanto da energia que entra, vinda da tomada quanto do ruído gerado pela própria fonte de ter acesso a rede de distribuição de energia.. A função dele ai é perfazer um filtro passa baixas (60 Hz, frequência da rede é frequência bastante baixa se comparada com a RF que ela não deixa entrar na fonte e com as frequências da ordem de 40.000 Hz do chaveamento da própria fonte que ela não deixa sair da fonte).

Esse indutor aparece tipicamente em dois enrolamentos iguais, distribuídos em um mesmo núcleo, que é para aumentar a rejeição de modo comum. Veja ai eles marcados como indutores do filtro de entrada..

 

Indutores%20da%20fonte%20de%20PC_zps8x1m