Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
PVSYSTEM

Ajuda Oscilador

Recommended Posts

Olá, preciso projetar um oscilador senoidal para uma disciplina de eletrônica da faculdade que varie a frequência de 10Hz a 100kHz. Até aqui tudo bem, projetei um oscilador tipo ponte de wien que varia a frequência, porém o mesmo varia também a amplitude do sinal de saída, o que é problema para mim. Alguém sabe de alguma solução para que a senoide não varie a amplitude na saída? post-658904-0-12456000-1446137682_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algo me diz que o velho amigo 741 não gosta de trabalhar com esta frequência (kiném eu na minha. to trabalhando d+). Procure algum ampop pra freq maiores. (no momennto não vislumbro nenhum).

Outra.. sugiro projetar o circuito por faixas pois um (01)  trimpot de 10 a 100.000Hz fica bem difícil de ajustar. Algo como um capacitor pra cada faixa

Ia sugerir um mc mas 100khz é uma freq meia alta pra gerar senoide com pwm

Compartilhar este post

Link para o post

Sim Isadora, vou fazer com vários capacitores para cada um trabalhar em uma faixa e usarei o Tl072. Porém meu problema é que quando vario a frequência pelo trimpot ele altera a amplitude da onda também, acredito que por que estou variando o ganho. A minha dúvida é se existe uma maneira de fazer variar a frequência sem mexer na amplitude. 

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou bem lembrado. Teria que ver, mas acho que precisaria de dois potenciômetros. Deixa prá lá!

Uma boa maneira é criar uma onda triangular a partir de uma onda quadrada e usar uma série de diodos em anti-paralelo. Cada um conjunto operando em uma faixa de tensão. Assim a onda triangular fica deformada para uma senoide. 

A parte geradora da onda quadrada e triangular, com baixa distorção na parte triangular usa dois operacionais. 

Já à partir da saída da matriz de diodos, deve-se usar mais um operacional, para baixar a impedância de saída do sinal senoidal.

Seguem as dicas iniciais para o seu trabalho. 

Em tempo1: Seus operacionais tem que possuir ganho 1 (ou maior) em 1MHz.

Em tempo2: Consulte o datasheet do XR2206 ele fornece tudo o que você precisa.

MOR_AL

post-683989-0-28291100-1446281538_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post

Certa feita passei por esse problema dai e melhorei o desempenho dessa mesma arquitetura ai apresentada, ponte de wien, com o uso de uma pequena lâmpada de filamento no circuito. Se bem me recordo o esquemático sugestão estava no book de Aplication Notes da National..

Vou procurar..

Ai tem exemplos bem como a explicação de como opera essa topologia:

http://www.learnabout-electronics.org/Oscillators/osc34.php

Veja ai muitos diagramas do Wien aproveitando a não linearidade das lâmpadas incandescentes.

https://www.google.com.br/search?q=wien+bridge+lamp&também=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CC8QsARqFQoTCIKQup-_7MgCFQmJkAodieYGMg&biw=1680&bih=922

http://www.moorepage.net/Lamps.html

Ademais, reforçando a observação já feita, a faixa de ajuste da frequência está muito ampla, tente dividir a mesma, e use um ampop melhor, com melhor resposta em frequência..

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pessoal, vou implementar aqui e fazer testes a partir do que vocês me passaram. Depois posto novamente se surgir alguma dúvida ou com a solução que encontrei.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais