Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
PVSYSTEM

Ajuda Oscilador

Recommended Posts

Olá, preciso projetar um oscilador senoidal para uma disciplina de eletrônica da faculdade que varie a frequência de 10Hz a 100kHz. Até aqui tudo bem, projetei um oscilador tipo ponte de wien que varia a frequência, porém o mesmo varia também a amplitude do sinal de saída, o que é problema para mim. Alguém sabe de alguma solução para que a senoide não varie a amplitude na saída? post-658904-0-12456000-1446137682_thumb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algo me diz que o velho amigo 741 não gosta de trabalhar com esta frequência (kiném eu na minha. to trabalhando d+). Procure algum ampop pra freq maiores. (no momennto não vislumbro nenhum).

Outra.. sugiro projetar o circuito por faixas pois um (01)  trimpot de 10 a 100.000Hz fica bem difícil de ajustar. Algo como um capacitor pra cada faixa

Ia sugerir um mc mas 100khz é uma freq meia alta pra gerar senoide com pwm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim Isadora, vou fazer com vários capacitores para cada um trabalhar em uma faixa e usarei o Tl072. Porém meu problema é que quando vario a frequência pelo trimpot ele altera a amplitude da onda também, acredito que por que estou variando o ganho. A minha dúvida é se existe uma maneira de fazer variar a frequência sem mexer na amplitude. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não estou bem lembrado. Teria que ver, mas acho que precisaria de dois potenciômetros. Deixa prá lá!

 

Uma boa maneira é criar uma onda triangular a partir de uma onda quadrada e usar uma série de diodos em anti-paralelo. Cada um conjunto operando em uma faixa de tensão. Assim a onda triangular fica deformada para uma senoide. 

A parte geradora da onda quadrada e triangular, com baixa distorção na parte triangular usa dois operacionais. 

Já à partir da saída da matriz de diodos, deve-se usar mais um operacional, para baixar a impedância de saída do sinal senoidal.

Seguem as dicas iniciais para o seu trabalho. 

Em tempo1: Seus operacionais tem que possuir ganho 1 (ou maior) em 1MHz.

Em tempo2: Consulte o datasheet do XR2206 ele fornece tudo o que você precisa.

MOR_AL

post-683989-0-28291100-1446281538_thumb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certa feita passei por esse problema dai e melhorei o desempenho dessa mesma arquitetura ai apresentada, ponte de wien, com o uso de uma pequena lâmpada de filamento no circuito. Se bem me recordo o esquemático sugestão estava no book de Aplication Notes da National..

Vou procurar..

 

Ai tem exemplos bem como a explicação de como opera essa topologia:

http://www.learnabout-electronics.org/Oscillators/osc34.php

 

Veja ai muitos diagramas do Wien aproveitando a não linearidade das lâmpadas incandescentes.

https://www.google.com.br/search?q=wien+bridge+lamp&também=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CC8QsARqFQoTCIKQup-_7MgCFQmJkAodieYGMg&biw=1680&bih=922

http://www.moorepage.net/Lamps.html

 

Ademais, reforçando a observação já feita, a faixa de ajuste da frequência está muito ampla, tente dividir a mesma, e use um ampop melhor, com melhor resposta em frequência..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal, vou implementar aqui e fazer testes a partir do que vocês me passaram. Depois posto novamente se surgir alguma dúvida ou com a solução que encontrei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×