Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
carlosporto

RESOLVIDO Dimensionamento deTransistor

Recommended Posts

Boa tarde Pessoal,

 

Estou fazendo um projeto para a faculdade e uma pequena ajuda seria muito bem vinda.

Estou realizando o controle de um motor por PWM (aquele tipico servo motor de parabólica azul), conforme ligação abaixo. Onde C2 é um pino de um PIC 16F876A

 

post-625222-0-95129200-1446148826_thumb.

 

Quando deixo o motor desligado parece que o Transistor TIP 41 não "isola" totalmente o motor, e ele fica girando bem lentamente, como se estivesse passando alguma corrente por ali.

 

Estou usando uma fonte chaveada de 12V/1A, ligo essa fonte diretamente no motor através do Transistor.

Acontece que eu não consigo (e não tenho experiência) para calcular direito esse transistor e esse resistor de base. Será que estou utilizando o Transistor errado?

Não consegui achar as especificações completas desse motor.

 

Qualquer ajuda é muito bem vinda. Grande Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Supondo uma corrente nominal de 1A para o motor DC, haveria vários fatores que dificultariam que o seu circuito funcionasse perfeitamente. Por exemplo, um desses fatores seria a corrente de base para que o TIP41 operasse como chave, que para qualquer β teria que ser maior que 100mA, sendo que o PIC16F876A fornece no máximo 25mA por um terminal I/O.

 

 

 

Devido a esses problemas, projetei o seguinte circuito transistorizado para você F5Rua4D.gif.

 

 

 

Circuito eletrônico.

 

 

 

A fonte de tensão à esquerda seria substituída, na prática, pelo gerador de sinal de largura de pulso variável (PWM).

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

UAU!!!!!!!

 

Muito Obrigado @rjjj e @Matthwus!! Testei aqui e funcionou sim! Agora tenho outro problema :(

 

O Circuito funciona perfeitamente se eu nao ligo os pinos do motor. Agora quando ligo, o motor começa a girar e da uma interferência gigante em todo o circuito. Os displays começam a piscar e ele trava inteiro.

 

O circuito é este aqui (sem o novo modo de ativação do transistor implementado).

 

post-625222-0-93784500-1446201750_thumb.

 

Será que podem me ajudar? ou devo criar um novo tópico?

 

Forte Abraço e obrigado novamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@carlosporto

 

 

 

Qual é a frequência fundamental do sinal PWM ? Com essa informação seria possível elaborar filtros a fim de remover essas interferências.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

também tem a ver com o layout e distribição da alimentação vcc e gnd. Não permita que a alimentação do gnd passe pelo circuito lógico. P.ex. ligue direto do terminal (-) do borne  ao emissor do tip41 sem passar pelo mc. Também um R chute 470R entre B e E do tip vai bem. Deixe o motor e tip longe do mc. Capacitor (chute 100uF) entre Vin e gnd do 7805 ajuda bem como os de desacoplamento bem perto dos pinos do mc. E um monte de etc que não cabe nesta página

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Pessoal,

 

Consegui resolver também o problema de interferências. Coloquei um capacitor 100nf em paralelo com a saida para o motor e, a princípio pararam todas as interferências.

Muito obrigado pela ajuda de todos. Vocês são 10!

Não sei como se faz, mas podem fechar o tópico.

 

Grande Abraço

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×