Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dimensionamento deTransistor


carlosporto
Ir à solução Resolvido por carlosporto,

Posts recomendados

Boa tarde Pessoal,

 

Estou fazendo um projeto para a faculdade e uma pequena ajuda seria muito bem vinda.

Estou realizando o controle de um motor por PWM (aquele tipico servo motor de parabólica azul), conforme ligação abaixo. Onde C2 é um pino de um PIC 16F876A

 

post-625222-0-95129200-1446148826_thumb.

 

Quando deixo o motor desligado parece que o Transistor TIP 41 não "isola" totalmente o motor, e ele fica girando bem lentamente, como se estivesse passando alguma corrente por ali.

 

Estou usando uma fonte chaveada de 12V/1A, ligo essa fonte diretamente no motor através do Transistor.

Acontece que eu não consigo (e não tenho experiência) para calcular direito esse transistor e esse resistor de base. Será que estou utilizando o Transistor errado?

Não consegui achar as especificações completas desse motor.

 

Qualquer ajuda é muito bem vinda. Grande Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Supondo uma corrente nominal de 1A para o motor DC, haveria vários fatores que dificultariam que o seu circuito funcionasse perfeitamente. Por exemplo, um desses fatores seria a corrente de base para que o TIP41 operasse como chave, que para qualquer β teria que ser maior que 100mA, sendo que o PIC16F876A fornece no máximo 25mA por um terminal I/O.

 

 

 

Devido a esses problemas, projetei o seguinte circuito transistorizado para você F5Rua4D.gif.

 

 

 

Circuito eletrônico.

 

 

 

A fonte de tensão à esquerda seria substituída, na prática, pelo gerador de sinal de largura de pulso variável (PWM).

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UAU!!!!!!!

 

Muito Obrigado @rjjj e @Matthwus!! Testei aqui e funcionou sim! Agora tenho outro problema :(