Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

50% da memoria não é utilizável.


Posts recomendados

Olá pessoal.

Procurei incessantemente uma resposta para meu problema durante semanas, porém não encontrei nem no fórum, nem em outros locais. Espero que com a especificidade de informações que darei, possam me ajudar. Tenho 8GB de memória mas o windows só utiliza 3,97GBs. Mais de 4GBs é reservado para Hardware.

 

Em todos os locais que pesquisei, vi sempre as mesmas respostas:

 

- BIOS desatualizado.

 

- Chipset não suporta a quantidade de memória.

 

- MoBo não suporta a quantidade de memória.

 

- Isso se resolve em msconfig => Click Inicialização do Sistema, Opções Avançadas.

 

- Isso se resolve nas opções de desempenho => Caminho: Painel de Controle\Sistema e Segurança\Sistema. Click Configurações Avançadas do Sistema, Avançado, Configurações (Desempenho), Avançado, Alterar(Memória Virtual).

 

- Memória pode estar com problema.

 

- Marca, quantidade de GBs ou frequência das memórias pode ser diferente.

 

- Slots de memória podem estar com problema.

 

- Você está utilizando Windows 7 ou 32bits.

 

- Drivers desatualizados.

 

- etc

 

:(

 

Já atualizei meu BIOS, verifiquei que minha placa-mãe e chipset suportam a quantidade de memória, tentei todo tipo de configuração no msconfig e configurações de desempenho, mas só consigo diminuir a quantidade de memória utilizável, já fiz testes de memória com o próprio programa do windows 10 e ele não acusou nenhum erro. Testei usar somente uma memória de cada vez em cada um dos slots (4 slots sendo 2 pretos e 2 cinzas) e quando uso apenas uma, ele não reserva memória para o hardware, porém quando utilizo as duas, ele reserva. As duas memórias são da mesma marca (Corsair), com a mesma quantidade de GBs e mesma frequência (1600MHz). Tentei todas as possibilidades de arranjo de slots pra entender se uma das duas memórias causaria alteração nos dados que observei, mas nada. E por fim, também atualizei todos os drivers de todos os componentes.

Enfim... Não consigo utilizar a memória completamente e não tenho a mínima ideia do que pode ser.

 

Configurações do Sistema

post-786710-0-59630400-1446292646_thumb.

post-786710-0-03652400-1446292649_thumb.

post-786710-0-85642300-1446292643_thumb.

 

OBS: A única coisa que me ainda é estranho, é o fato de serem dois pentes de 4GB e eles serem apresentados como Single Channel. Mas isso com certeza não é o que me causa esse problema.

Já to até pensando em comprar mais dois pentes de 4GBs pra ver se eu aumento essa memória x.x

 

São muitas informações, espero que possam conseguir filtrar bem e encontrar a resposta pra esse problema.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Eron Fernandes_747035, resetar a bios, o meio mais prático é retirar a bateria (igual a de relogio) e esperar alguns minutos e recoloca-la, fará que a placa-mãe volte aos padrões de fábrica. 

 

 

- retire o computador da tomada,

- descarregue a energia estática de suas mãos,

-abra o painel lateral do gabinete,

- procure pela bateria (iguaa de relógio),

-retire por uns 3 minutos depois recoloque

 

Isso deve resetar a bios aos padrões de fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Desculpa a demora por responder. Fiquei desestimulado por tentar tanta coisa e não dar certo e desisti de procurar a respeito e até tinha esquecido deste tópico. Mas por um evento recente (ontem), decidi vir aqui novamente tentar consertar as coisas.

Resetei o Bios com os 8Gb de memória e nada. 

Então, por conselho de um amigo, olhei na lista de memórias suportadas pela minha placa-mãe e percebi que não tinha o código da memória que eu estava usando. Então decidi comprar uma memória que estivesse na lista. Comprei 16Gb(4x4) de RAM e vendi os 8Gb(2x4) que eu tinha. Esperava que desse certo, mas não funcionou. Agora, dos 16Gb, está com 8Gb reservado para hardware.

 

Continua 50% da memória reservada para Hardware.

 

Resetei o Bios com os novos 16Gb de memória e nada novamente.

Pesquisei um pouco mais e vi sobre AGP, uma arquitetura que usa parte da memória para as Placas Graficas. Mas essa arquitetura ja existe há bastante tempo, então acho que ja deve ter passado, pois as Placas mais atuais são bem mais robustas que as Placas de antigamente. De qualquer forma, pesquisei sobre minha Placa de Vídeo para ver se ela usava essa Arquitetura, mas não encontrei nenhum indicio.

 

Resumindo: ainda estou com o problema e sem saída :/

 

Conversei com um professor de Arquitetura de Computadores e ele me disse que provavelmente é o Gerenciamento do Software que faz isso. O Hardware mesmo é capaz de utilizar completamente a memória, já o Software é quem gerencia o que vai ser utilizado ou não, então isso é "problema de software", não hardware.

Então com certeza é algo no SO, alguma configuração. Só não sei onde mexer:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...