Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador com velocidade de clock muito abaixo do normal


Posts recomendados

 Bom dia galera!

 

 Não sei se essa é a categoria correta, peço desculpa se errei, se puderem me corrigir eu agradeço.

 Então, estou com o seguinte problema:

 Venho observando algum tempo atrás que meu PC andava muito lento. Abrir o gerenciador de tarefas e notei que o processador ficava sempre travado em 100% de uso, sair pesquisando pra tudo que é lado pra vê se achava a solução, e depois de um conselho de um amigo, baixei o programa "Utilitário para Identificação do processador Intel" disponibilizado pelo site da Intel.

 Depois que eu executei o programa, ele identificou o meu processador e fez uma pequena análise nele. Estava tudo ok, menos a Velocidade da CPU, em que a velocidade medida está 1.18Ghz, só que a velocidade esperada é de 3.10 Ghz.

 

 Não sei como posso corrigir isso, se alguém puder me ajudar eu agradeço muito, porque realmente está muito difícil de trabalhar desse jeito.

 

 A configuração do meu pc é a seguinte:

- Sistema Operacional: Windows 10 pro 64bits

- Processador Intel Core i5-2400 CPU @ 3.10Ghz

- Placa de Vídeo NVidia GTX 960

- Memória RAM 8Gb 1.333Mhz

 

Esse problema começou a ocorrer depois que eu atualizei meu PC pra esse Windows se não me engano. Não estou querendo formatá-lo, pretendo continuar com o mesmo windows.

 

Desde já agradeço pela atenção!

 

PS: Deixarei anexadas prints da análise do processador, do gerenciador de tarefas, e das informações de sistemas.

PS: Outra coisa que eu pude notar, é que  a temperatura do processador está muita alta, qualquer aplicativo que inicio ele vai pra 90° C. Recentemente troquei a pasta térmica e fiz uma limpeza no computador, já n  tenho mais ideia do que possa ser esse aumento.

post-760214-0-23635500-1446468959_thumb.

post-760214-0-70095200-1446468967_thumb.

post-760214-0-47996700-1446468974_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucasOliveiraH17, qual o programa que você utilizou para monitorar a temperatura do seu CPU? Será que você não colocou muita pasta térmica ou não encaixou direito o cooler?

 

Sobre os 1,18 Ghz, será que não é por causa do Speedstep? Caso não saiba, essa é uma tecnologia que os processadores Intel utilizam para alterar a velocidade do processador conforme a necessidade de maior ou menor poder de processamento.O meu processador fica em 1600 Mhz durante a maior parte do tempo em que não estou realizando muitas tarefas, mas sobe para 2900 Mhz, sua frequência nativa, quando mais poder de fogo é necessário.

 

Você podia tentar configurar as opções de energia para funcionar em modo de alto desempenho e realizar novamente o teste. Tente também utilizar um programa de monitoramento como o HwInfo, que mostra o uso do CPU junto da velocidade e temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucasOliveiraH17, qual o programa que você utilizou para monitorar a temperatura do seu CPU? Será que você não colocou muita pasta térmica ou não encaixou direito o cooler?

 

Sobre os 1,18 Ghz, será que não é por causa do Speedstep? Caso não saiba, essa é uma tecnologia que os processadores Intel utilizam para alterar a velocidade do processador conforme a necessidade de maior ou menor poder de processamento.O meu processador fica em 1600 Mhz durante a maior parte do tempo em que não estou realizando muitas tarefas, mas sobe para 2900 Mhz, sua frequência nativa, quando mais poder de fogo é necessário.

 

Você podia tentar configurar as opções de energia para funcionar em modo de alto desempenho e realizar novamente o teste. Tente também utilizar um programa de monitoramento como o HwInfo, que mostra o uso do CPU junto da velocidade e temperatura.

 

Olá Caiokn! Boa Noite!

 

Então, acredito que não seja isso, pois eu já estava utilizando a configuração de alto desempenho nas opções de energia. Porém, em relação a esse problema, conseguir colocar na velocidade normal do processador. Utilizei um programa de overclock da minha placa mãe chamado "ASRock eXtreme Tuner" (que eu nem sabia que tinha, acessei o site da fabricante e acabei encontrando), e consegui colocar na velocidade normal de 3.10 GHz. Depois que fiz esta alteração, senti o computador ficar bem mais rápido, e não tão lento como estava antes.

 

Agora em relação a temperatura, andei pesquisando, e resolvi verificar novamente a pasta térmica e a sujeira que poderia ter no cooler do processador. Usei o aspirador novamente para limpá-lo, só que ele não estava muito sujo. O que eu acredito que realmente seja, é que o cooler devia está mal encaixado, pois depois de ter feito este procedimento a temperatura voltou a estabilizar. Agora ficar em 45 a 60°C. Ufa!!

 

Agora uma dúvida que ainda persiste, por que no gerenciador de tarefas ainda fica indicando uso 100% da CPU. Isso não faz sentido, logo ao ligar o computador ele já fica travado no 100%. Depois de corrigir o problema de velocidade e temperatura pensei que voltaria tudo ao normal. Esse problema não me atrapalha em nada, pois não estou mais sentindo o computador lento, mas esse fato me deixa muito curioso. Se alguém puder saciar minha dúvida, desde já agradeço.

Obrigado pela atenção!​

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucasOliveiraH17, pelo que vi no seu printscreen, os processos que estão consumindo maior poder de processamento são os dois G-buster Browser Defense, software de segurança para internet banking. Talvez seja uma incompatibilidade com o Windows 10, visto que ele foi lançado recentemente. Você poderia tentar desinstalar e reinstalar o software para ver se resolve esse problema, ou ver se é possível executá-lo em modo de compatibilidade com Windows 7, 8 ou 8.1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não há como trabalhar o g-buster em modo de compatibilidade. Este programa não é manipulável... é um serviço da gas tecnologia para bancos que se auto defende de qualquer tentativa de manipulação.

 

Sobre ele + o windows 10, sim, não combinam. O banco do brasil emitiu uma nota admitindo problemas de compatibilidade entre o plug-in atual e o windows 10. Mas como acho que já corrigiram, desinstale o software do banco junto com o warsaw, reinicie a máquina e instale novamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...