Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Converter 50Hz em 60Hz


JimyPiazedo

Posts recomendados

Olá a todos! 
Estou de mudança para o Paraguai, e tenho o inconveniente de ter meus eletrodomésticos em 60Hz, (Geladeira, Maquina de Lavar, Micro-Ondas, etc). Já fui avisado de que estes equipamentos queimarão se forem colocados nos 50Hz de lá. Minha dúvida é, e se alguém puder me ajudar de alguma forma, dizendo o que devo fazer e como proceder... 

Como posso (se houver alguma forma) transformar os 50Hz da luz de lá, em 60Hz, para poder usar meus equipamentos? Alguém já passou por isso? Existe alguma solução???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JimyPiazedo

Boas,

 

O ideal é vender e comprar tudo de novo para onde você vai!

 

Outra opção é comprar um inversor de frequência, achei um por R$ 3.250,00 no ML. (Salgado hein!)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717176020-inversor-de-frequncia-weg-cfw-11-sem-uso-trifasico-5060hz-_JM

 

Como este tipo de equipamento é muito caro, pense bem!

 

Mas se tu tens uma ligação emocional com teus equipamentos, a forma mais barata de te atender é fazer o seguinte:

  1. Retifique a tensão alternada para tensão contínua.
  2. Use um inversor da tensão contínua para alternada em 50Hz.

 

No Paraguai tu vais encontrar equipamentos mais baratos do que no Brasil, terás de calcular a potência consumida dos teus equipamentos para comprar para cada equipamento seu:

  • 1 Retificador de 110V 50Hz para 24Vcc ou 12Vcc (Recomendo tensões maiores de corrente contínua para te facilitar a ter mais potência.)
  • 1 Inversor de 12 ou 24Vcc, conforme a saída do seu retificador, para 127Vca. (Caso os seus equipamentos sejam 127Vca)

Acho melhor várias fontes do que uma só! Deve sair mais em conta.

 

Se tu quiser montar o retificador e inversor, podemos colocar esquemas elétricos aqui.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A maioria dos eletrodomésticos que conheço funcionam perfeitamente nas 2 frequências, principalmente os eletrônicos não motorizados, cuja tensão é retificada no interior dos mesmos.

Faça como o @Eletronortico recomendou no início do post.

Verifique a etiqueta deles e acho que os que não forem compatíveis com a rede de 50Hz compensa mais vender e comprar outros.

Quanto a tensão, muitos no Brasil são 127V e não 110V.

Atente também para este "detalhe".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria dos eletrodomésticos que conheço funcionam perfeitamente nas 2 frequências, principalmente os eletrônicos não motorizados, cuja tensão é retificada no interior dos mesmos.

Faça como o @Eletronortico recomendou no início do post.

Verifique a etiqueta deles e acho que os que não forem compatíveis com a rede de 50Hz compensa mais vender e comprar outros.

Quanto a tensão, muitos no Brasil são 127V e não 110V.

Atente também para este "detalhe".

 

@JimyPiazedo tu deves ter o cuidado de avaliar os dados de placa dos seus equipamentos elétricos, exemplo: Se eles suportam 50 e 60Hz e se eles suportam de 110Vca a 127 ou 220Vca. Pois se os seus equipamentos forem somente 127V, mas suportarem 50/60Hz, mesmo assim, tu diminuirá a vida útil dos teus equipamentos, pois eles estarão operando em 110V (no Paraguai), ou seja 14% menor que o nominal! Para compensar, e manter o valor da potência haverá aumento similar do valor de corrente no circuito do seu equipamento. Por isso, mesmo que seu equipamento suporte 50Hz, mas em 127V, ele vai operar de forma não ideal, sendo assim, ainda vale lembrar o que os comentários acima citaram, talvez seja melhor vender tudo o que não se enquadra nos requisitos mencionados e comprar tudo de novo.

 

Mas, se achas que vai perder dinheiro pense em comprar os retificadores e inversores, pesquise o preço no Paraguai.

 

@_xyko_ valeu por relembrar a importância não só da frequência, mas da tensão diferenciada no Paraguai.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Obviamente não lhe vale a pena, mas é coerente com o título do tópico...

Uma amigo fez com um motor em um gerador AC. A polia do gerador era 20% maior do que a do motor. No caso ele queria 50Hz mas é só pensar ao contrário

Vender e comprar outros lá realmente é a melhor opção. Não se apegue. São só pedaços de lata

 

Motores dc como liquidificador, furadeira e afins e aquecedores como forno elétrico, ferro de passar, chapinha e etc você não deve se preocupar

 

Boa viagem. Volte sempre!

 

edit

inverti polias... acho

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os equipamentos eletrônicos não sofrerão alterações. 

Microondas que tem uma parte elétrica, outra eletrônica e outra mecânica, pode sofrer uma alteração difícil de notar na prática.

Maquina de lavar e geladeira a mesma coisa.

 

Para os equipamentos não queimarem, é necessário calcular uma tensão que na freqüência de 50Hz, produza a mesma potência nos motores em comparação a 60Hz.

 

Estes eletrodomésticos ficarão com a mesma potência de antes, porém com o funcionamento um pouco mais lento.

 

 

É o modo como os inversores de freqüência funcionam:

Se você regula para o motor ficar mais lento, o inversor irá diminuir a freqüência, mas o inversor também diminui a tensão na mesma proporção.

Resultado é que o motor realmente diminui a sua rotação sem risco de queimar.


Eu chuto que se a freqüência está 16% menor, a tensão também tem que ficar 16% menor para os equipamentos que possuem motores poderem funcionar sem risco de queima.

 

Sendo assim se antes eram alimentados em 127Vac, agora tem que ser alimentados em 106Vaac.

 

Se você parar para pensar na situação das redes elétricas brasileiras, verá que os equipamentos de 127V  por 60Hz, já são alimentados aqui no brasil em tensões que variam de 100Vac a 130Vac, nem por isso queimam rsrsrs. Talvez a preocupação esteja um pouco exagerada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chuto que irão funcionar bem numa tensão de 184V:

Freqüência 16% menor que o normal, a tensão terá que ser proporcionalmente menor. 

Seria necessário um transformador feito por encomenda.

 

Mas devido ao que citei sobre os eletrodomésticos no brasil, que trabalham em redes que variam a tensão em uns 16%, e nem por isso queimam, talvez a preocupação esteja exagerada. 


A freqüência influencia na velocidade dos motores de indução. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a frequencia tem mais importancia em aparelhos indutivo como transformadores, motores, etc! Pra tu ter ideia um transformador de 60Hz funcionando a 50Hz pode reduzir um pouco sua eficiencia, um leve aquecimento fora do normal, mas um transformador de 50 em 60Hz  pode se aquecer em demasiado ate queimar o enrolamento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo:

 

Da parte que entendo: Em refrigeração, os compressores, em geral, são para 50/60Hz, já que Embraco, Tecunseh e Elgin (marcas mais comuns), são para as 2 frequências, pois são produtos de exportação. De resto, use a vontade. O que estiver ruim vai queimar, o que estiver bom vai funcionar de boa. Um ou outro item vai aquecer mais, mas vai funcionar sem problemas. Boa viagem e boa sorte. Um aviso: lá é quente pra carvalho.... Prepare o bolso e compre um split, vai precisar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

ola  trabalho  con assistencia tecnica linha  branca  numa  cidade que fica  fronteira com paraguai    no caso de lavadora de  roupas  as maQuinas nao funciona  ou  funciona  so alguns dias  tanto faz  levar uma do brasil para  la ou  traser uma dela para  ca   nao   pra eu  testar equipamentos qe vem de la para conserta eu  uso  um inversor de  frequencia  mais  algumas  coisas  vão  funcionar  como microondas  funciona  geladera alguns modelos  funciona  

eu  gostei da tesi  do albert  de fazer um trafo para rebaixa a tensão  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Moro em Foz do Iguaçu, fronteira com o Paraguai. Adquiri alguns equipamentos 50hz lá por questões de $$$$$$, nunca tive problemas, tenho Ar condicionado, eletrodomésticos vários e até os motores elétricos das persianas. Se prestar muita atenção nota-se uma rotação apenas mais rápida, imagino que se deve a que aqui no Brasil temos 60 hz. Alguns já tem anos funcionando sem problema algum. 
espero ter ajudado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/01/2020 às 20:46, odsalas disse:

Moro em Foz do Iguaçu, fronteira com o Paraguai. Adquiri alguns equipamentos 50hz lá por questões de $$$$$$, nunca tive problemas, tenho Ar condicionado, eletrodomésticos vários e até os motores elétricos das persianas. Se prestar muita atenção nota-se uma rotação apenas mais rápida, imagino que se deve a que aqui no Brasil temos 60 hz. Alguns já tem anos funcionando sem problema algum. 
espero ter ajudado. 

 

O maior problema são motores.

Quando são de 60Hz e você taca 50Hz, irá fazer circular corrente maior que a corrente nominal e este é o perigo. 

 

Se forem de 50Hz e você tacar 60Hz, a corrente nominal vai até diminuir e não terá problrma. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...