Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como o Facebook está destruindo a Internet - parte 2


Posts recomendados

Sim, exatamente. Procure outras respostas que postei e verá que falei isso também.

 

Entretanto...

 

O que não é bolha atualmente?

 

Qual o valor de um carro?

Qual o valor de uma casa?

 

Algumas bolhas são mais evidentes do que outras...apenas isso.

 

Grande exemplo: Mercado de ações.

 

A grande questão aqui é algo que há muito já se falou.

Com o advento da sociedade da informação, ocorre a quebra da necessidade de materialização.

 

Algo de valor não precisa ser apalpado. Isso, no modelo atual, vai além da "marca", "nome"...

 

Quer deixar um bando de gente doida e emputecida e grasnando tudo quanto é teoria?!

Bitcoin é bolha!

 

O mundo sempre foi assim. Apenas chegamos no ápice. O que não esperávamos é que as bolhas chegassem nesse nível...

 

A sociedade colaborativa...nem chegou a nascer. Existiu apenas na mente dos filósofos otimistas. Dá uma lida em Pierre Lévy...você sonha com aquele mundo que ele descreve.

Algumas coisas, realmente, ocorreram...é bom frisar!

 

Porém, os "tecnófobos" já alertavam que, dificilmente, o ser humano mudaria com a sociedade da informação; pior, esta seria maculada pelo conteúdo humano.

 

Em uma rápida análise, é possível visualizar algumas diferenças (Essas são superficiais...há algo ainda mais profundo nisso).

 

Ex.:

Era fácil falar mal da Coca-Cola, que engordava, que causava diabetes, que estragava os dentes de crianças, etc, etc, etc.

Coca-Cola (e outros) foram o símbolo do poder, da liberdade, do "cool" nos anos de reinado...mas havia contraposição.

A "marca" era mais valiosa que o produto, pois, tinha poder, mas, ainda assim, havia concorrência, não era consenso, era generalista!

 

Agora, fale algo do FB...e vire um marciano maléfico aos olhos alheios!

O FB é consenso. 

 

Exemplos não faltam...

Tem gente perdendo emprego porque não tem FB e o RH da empresa vai lá fuçar e não acha...e não contrata um "pária, sociopata, egocêntrico".

Agora...ninguém deixou de ser contratado porque só bebia suco de laranja!

 

Embora eu concorde e não negue totalmente a analogia com o Orkut, não posso deixar de aceitar que o Orkut nada é, frente ao FB.

 

O enraizamento do FB está muito além...até por conta das inovações tecnológicas que surgiram, mas, muito mais pelo comportamento das pessoas.

 

É o ópio do povo.

 

Abraço!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas o mundo sendo o velho mundo de sempre...

 

Moral e ética só existem quando há olhos! 

 

Ou alguém aqui acredita que esse povo todo não sabia disso tudo, não achou lindo, não achou maravilhoso...mas agora, que a meleca voou no ventilador, precisa mostrar que é "politicamente correto"?

 

No mais, tudo que foi "descoberto", só mostra o poder que o mundo deu para este software...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rafael Coelho disse:

Basta que se espalhe uma notícia de que "ninguém mais está usando facebook" que essa bolha estoura em muito pouco tempo.

 

Isso aconteceu com o Snapchat (e com uma tuitada) - https://emais.estadao.com.br/noticias/gente,tuite-de-kylie-jenner-faz-empresa-perder-mais-de-r-4-bilhoes,70002201505

 

Aliás, Facebook perdendo bilhões e bilhões a cada escândalo, Snapchat perdendo bilhões por conta de UM tweet, Twitter, depois de mais de 10 anos tendo, enfim, algum lucro - https://www.tecmundo.com.br/mercado/127013-parem-maquinas-twitter-deu-lucro-primeira-vez-historia.htm, já o YouTube nem isso é - https://www1.folha.uol.com.br/tec/2015/02/1595688-google-ainda-nao-conseguiu-fazer-o-youtube-dar-lucro.shtml. E o Zynga (alguém ainda se lembra dele?) vale menos que o prédio onde ele está instalado - https://meiobit.com/343332/farmville-predio-da-zynga-vale-mais-do-que-a-zynga/.

 

E ainda os acionistas querem a demissão do Markinho? Quem tem que ser demitidos são eles, pois tem que ser muito ***** para investir dinheiro nessas redes sociais.

 

Só espero que o meu comentário não seja barrado por conta da quantidade de links.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • Administrador

Um trecho de um comentário para lá de interessante do Ricardo Rangel, um colunista que foi candidato a Dep. Federal aqui no RJ; este trecho faz todo o sentido do mundo e é o que estamos falando há anos.

 

Citação

É assim que se criam as bolhas: Zuck só mostra a você aquilo de que você gosta, e só mostra a seu adversário aquilo de que ele gosta. O resultado é que você tende a achar que todo mundo no universo concorda com você, e, quando encontra alguém que pensa diferente, acha que é uma anomalia, que o sujeito é um canalha. Evidentemente, o mesmo se dá com seu adversário: ele acha que o canalha é você.

 

E é por isso que nós estamos diante de um problemão, sem data para acabar.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Administrador

Notícia fresquinha pinçada da newsletter do https://www.canalmeio.com.br

 

Citação

A dominação do Facebook representa um risco para democracia e a sociedade, e está na hora de empresa ser desmembrada. A opinião não é de um político ou ativista radical, mas de Chris Hughes, que fundou a companhia com Mark Zuckerberg quando ambos eram colegas de alojamento em Harvard. Em um contundente artigo no New York Times, criticou o amigo por "políticas de privacidade desleixadas, lentidão ao responder à ação de agentes russos, retórica violenta e notícias falsas" e por, na ânsia do crescimento, ter trocado a segurança e a civilidade por cliques. Hughes ressalta que a sociedade americana deixou de coibir os monopólios e que paga o preço por isso. Por ser dono também do Instagram e do Whatsapp, o Facebook controla mais de 80% do faturamento das redes sociais. Executivos da empresa de Zuckerberg não acharam a menor graça no manifesto de Hughes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, LCN Vintage 1980 disse:

Youtube também ta ficando um lixo canais de bom conteudos o cara leva tempo pra fazer sucesso,agora quando um palhaço faz um video lixo sem graça e sem conteudo faz um baita de um sucesso.

Aí ja entra outra pauta em questão. A da teoria do emburrecimento do mundo.

Não é o Youtube que decide promover os vídeos de retardados em banheiras cheias de nutella em vez dos vídeos explicativos do Pirula por exemplo.

São os consumidores dos sites que procuram por essas bobagens em vez de conteúdo pragmático.

Faz certo sentido uma vez que a maioria das pessoas que acessam o Youtube querem se divertir e relaxar com amenidades.

O problema é que com isso, toda plataforma minimamente esperta possui algoritmos para promover os vídeos mais curtidos, visualizados e que geram mais interação como esses de bobagens e vídeos de haters e reclamões. E com isso nós mesmos estamos criando e alimentando o ciclo do emburrecimento. 

 

Diferente por exemplo das escolas que enfiavam goela abaixo o conhecimento necessário haja visto que os alunos eram obrigados a assistir as aulas. Já os canais de Youtube se não estiverem te agradando voce simplesmente pula pra outro vídeo.

 

Ps.: Saudades do Show do Beakman que era tão divertido quanto videos de gatos e ao mesmo tempo ensinava conteúdo de qualidade.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sdriver Sim,mas na verdade me referi os usuarios e não o site,frequento desde 2007 o youtube,tinha gente ***** lá nesses tempos mas eram bem minorias,uns anos atrás os video na maioria era trechos de filmes,de serie,melhor momentos do futebol,video de games etc,de 2014 pra ca só tem aparecido porcaria claro que tem canais bom,e sem contar que lá ta uma droga se xingar alguém no seu canal ou entro em outro canal ta manda ir naquele,teve uma vez que perdi meu canal,uma feminazi veio querer dar uma de esperta mandei se fud...,fui tentar acessar no dia seguinte apareceu assim sua conta foi excluida por icentivo ao odio por isso que falei q ta ficando lixo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LCN Vintage 1980 Concordo, Youtube e boa parte dos usuários realmente estão sendo... digamos, ruim, até porque o pessoal busca conteúdo desnecessário e faz isso aparecer cada vez.

 

Porém não vemos isso só em redes como Facebook e Youtube, embora nesses mecanismos seja muito fácil de achar conteúdo ruim, muitas vezes as coisas começam em comunidades gamers mesmo.

 

Anos atrás quando eu jogava League Of Legends, não via uma pessoa se quer usar termos errados em referencia a algo, como disser que "tal pessoa é lixo", hoje em dia vejo isso aos montes, pessoas que acabaram se tornando tóxicas e foram influenciadas aos poucos por esses conteúdos e levaram a dar ibope a um ciclo de conteúdo de baixo nível.

 

Hoje infelizmente isso se espalhou, tem chance ainda de retroceder, mas parece que ao passar do tempo, o pessoal quer dar ibope ao que é divertido, do que ir atrás de algo com conteúdo, algo que realmente vá acrescentar.

 

Tenho um canal no Youtube, que é meu mesmo e com conteúdo criado por mim, decidi ingressar no ramo de Youtuber para tentar a sorte e ver se consigo tirar algo, além disso, foi bom para que pudesse ter interação e ver que teria pessoas vindo atrás, hoje tenho um canal com uns 400 inscritos, e um vídeo com mais de 100 mil views, que inclusive já foi usado como guia em alguns tópicos aqui no fórum, e é engraçado com que as vezes esse mesmo vídeo atrai gente que não entende e vem falar besteira.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth kkkkk,esses que gosta de ficar enchendo o saco nos canais dos outros geralmente é essa pirralhada dessa geração tranqueira nem todos são mas a maioria é sim,e eles nem tem conteudo kk,agora criticar tem aos montes fazer melhor ninguém faz,boa sorte que seu canal dispara a cada ano e mes.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Em 10/05/2019 às 13:27, LCN Vintage 1980 disse:

Youtube também ta ficando um lixo canais de bom conteudos o cara leva tempo pra fazer sucesso,agora quando um palhaço faz um video lixo sem graça e sem conteudo faz um baita de um sucesso.

 

Já tem um tempo isso. O pessoal fica abismado que o nosso canal tem apenas trinta e poucos mil assinantes e nossos vídeos tem, na maioria das vezes, menos de 10 mil visualizações. Se eu fizesse vídeos explicando sobre tecnologia em uma banheira de Nutella talvez o cenário fosse outro.

 

Na verdade é que essa geração mais nova meio que descobriu maneira de ganhar dinheiro no Youtube atraindo tráfego usando títulos clickbait e conteúdo raso. Aí só ficam replicando a fórmula e você só vê conteúdo ruim sendo recomendado pelo algoritmo do Youtube equanto que o conteúdo de qualidade, por ter poucas visualizações, nunca é recomendado. É que nem no FB, onde conteúdo negativo é mais comentado e curtido, e aí o algoritmo mostra este conteúdo 💩 para mais gente. E só estimula ao pessoal criar mais conteúdo negativo.

 

Creio ser a mesma explicação do por que, no Brasil, funk vender mais do que música clássica ou bossa nova ou jazz ou qualquer outra coisa de qualidade.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Gabriel Torres disse:

 

... É que nem no FB, onde conteúdo negativo é mais comentado e curtido, e aí o algoritmo mostra este conteúdo 💩 para mais gente. E só estimula ao pessoal criar mais conteúdo negativo.

 

Creio ser a mesma explicação do por que, no Brasil, funk vender mais do que música clássica ou bossa nova ou jazz ou qualquer outra coisa de qualidade.

 

Abraços.

Basicamente noticia ruim vende mais e quem produz conteúdo já sabe tem tempo. Isso não é culpa de quem produz conteúdo, mas sim reflexo do consumo das pessoas. E não é coisa da internet, a TV já de longa data tem seus noticiosos estilo cidade alerta mostrando somente desgraça e tendo ibope elevado com alto índice de interação, assim como os programas de João Kleber. Eles apenas estão migrando de midia agora usando rostos novos, mas usando a mesma receita.

Basicamente quando algo bom acontece a gente sorri e consente balançando a cabeça. Já conteúdo controverso gera mais interação.

O fenômeno da musica ruim também não é exclusividade nossa, para cada Annita aqui, tem uma Nicki Minaj lá fora investindo mais em silicone do que aulas de canto.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Gabriel Torres disse:

O pessoal fica abismado que o nosso canal tem apenas trinta e poucos mil assinantes e nossos vídeos tem, na maioria das vezes, menos de 10 mil visualizações. Se eu fizesse vídeos explicando sobre tecnologia em uma banheira de Nutella talvez o cenário fosse outro.

Se os vídeos do canal do Clube do Hardware fossem feitos explicando tecnologia em uma banheira, certamente poderia quebrar o algorítimo de inscrição do youtube.

 

7 horas atrás, Gabriel Torres disse:

Na verdade é que essa geração mais nova meio que descobriu maneira de ganhar dinheiro no Youtube atraindo tráfego usando títulos clickbait e conteúdo raso.

Já vi muito clickbait, o pessoal coloca imagem chamativa com uma coisa, ai no vídeo tem outra coisa diferente, porém quando vi o conteúdo não era desses ruins, era realmente interessante, ao que parece, canais que fazem conteúdo bom, também poderia usar, mas o problema é que eles são minoria.

 

7 horas atrás, Gabriel Torres disse:

Creio ser a mesma explicação do por que, no Brasil, funk vender mais do que música clássica ou bossa nova ou jazz ou qualquer outra coisa de qualidade.

Concordo com essa explicação, antigamente eu ouvia funk, se ficar inscrito em um canal e começar a ver isso, o que mais aparece é esse estilo de musica, porque é predominante na rede, mas todo conteúdo que teria qualidade some ou se aparece é no máximo dois.

 

Existem muitos artistas Brasileiros e estrangeiros que são bons, mas parece que o pessoal adora procurar o que tá na moda e toca por ai, então sendo assim seria bom colocar para tocar Skank, CPM22, Fágner, Aerosmith, System of a Down, Linkin Park entre outros por ai para ver se o pessoal pega.

 

PS: Fiz essa mini lista de artista porque se fosse usar toda a lista de artista que tenho musicas, iria dar umas 4 linhas ou mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu vejo a página inicial do youtube e vejo o amontoado de lixo que tem lá, bate um sorrisinho na minha cara quando lembro desses youtubeiros revoltados dizendo que a TV aberta passa lixo para emburrecer e alienar a população. Que nada. O pessoal que gosta dessas porcarias. Até mesmo porque o conteúdo desses youtubeiros revoltados não se difere em nada do que se passa na TV aberta (especialmente em ser um amontoado de lixo, além de emburrecedor e alienante).

 

Se bem que eu quero mesmo é que todos os youtubeiros se *****. Adoraria que o Google parasse de pagar todos deles ao perceber que não se sustenta esse modelo de dar parte para os outros e parte ficar para si. Ou então que os anunciantes, que são quem realmente mantém toda a bagaça de pé, enfim, percebessem que estão jogando dinheiro no lixo e parassem de anunciar. Assim youtubeiros teriam de largar a vagabundagem e teriam de trabalhar.

 

Inclusive, mandei e-mails para alguns desses vagabundos falando que eles teriam que deixar de ser vagabundos e finalmente procurar um emprego e virar gente decente. A maioria me ignora, mas um deles me xingou brutal e horrivelmente. Ou seja, eles preferem morrer do que perder a vida... quer dizer, do que ter que trabalhar.

 

E já que eu falei de anunciar na Internet, deixo a vocês este texto muito bom falando sobre anunciar na Internet e jogar dinheiro no lixo - https://contraditorium.com/2017/03/31/mais-inconveniente-das-verdades-quem-anuncia-em-internet-esta-jogando-dinheiro-fora/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Administrador

Esta não é sobre o Facebook especificamente, mas a praga de "criadores de conteúdo" e "youtubers" que fazem coisas apelativas só pelos likes e visualizações.

 

Saiu na newsletter Meio - https://www.canalmeio.com.br/

 

Citação

Enquanto isso... Na Espanha, a Justiça proibiu o youtuber ReSet de usar o a plataforma de vídeos durante os próximos cinco anos. Kanghua R. foi condenado por humilhar um mendigo ao lhe oferecer biscoitos Oreo recheados com pasta de dente e gravar a cena em vídeo. No julgamento, o jovem alegou que o vídeo fazia parte dos "desafios" que ele encarava periodicamente em seu canal, e que foi tudo "uma brincadeira". A sentença, à qual o El País teve acesso, é inédita: "proíbe Kanghua de ir à cena do crime. Uma cena virtual, o YouTube. Também ordena que apague, durante esse período, seu canal. E o proíbe de criar uma conta nova. A juíza impôs ao jovem, além disso, o pagamento de uma indenização de 20.000 euros (88.000 reais) pelos "danos morais" causados à vítima, um sem-teto de origem romena que dorme no bairro La Marina, na Zona Franca de Barcelona.

 

Achei excelente. Tomara que a moda pegue.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei sabendo do que aconteceu com esse youtubeiro espanhol. Achei pouco.

 

Esse aí tá *****, pois como todo youtubeiro, nunca deve ter trabalhado na vida. Vai morrer de fome (e não vai ter nenhum zueiro para dar bolacha com pasta de dente para ele).

 

E tanto se fala que o facebosta está destruindo a Internet. Mas o YouTube também está acabando com a rede. Tanto que para muitos idiotas, especialmente para o pessoal das gerações Ydiota e Zero a esquerda, a geração dos nativos digitais que entendem tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo de Internet e de computador, a Internet toda só tem dois sites: YouTube e facebosta.

 

Sem contar que com o YouTube e esse monte de youtubeiros, ninguém lê mais nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@De Los Santos O whats app também está uma porcaria,eu só uso pra trabalhar,mas quando um zé tabaco que não tem o que fazer e coloca você em um grupo,que meu Deus só desocupados,só tem tranqueira ai se sai ele te coloca de novo,quando me coloca em grupo eu saio na hora e bloqueio todo mundo,unica redes que uso na internet é esse forum,o forum do SPFC(São Paulo Futebol Clube),uso poucas vezes,e também uso o mercado livre e olx,que olx é outro site lixo,raramente vendo aparelhos por lá,mas de resto tens razão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 08/06/2019 às 15:13, De Los Santos disse:

E tanto se fala que o facebosta está destruindo a Internet. Mas o YouTube também está acabando com a rede. Tanto que para muitos idiotas, especialmente para o pessoal das gerações Ydiota e Zero a esquerda, a geração dos nativos digitais que entendem tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo de Internet e de computador, a Internet toda só tem dois sites: YouTube e facebosta.

 

Sem contar que com o YouTube e esse monte de youtubeiros, ninguém lê mais nada.

 

Uma coisa é uma plataforma usar políticas e artifícios escusos para ganhar relevância e se tornar um monopólio predador não só de concorrentes diretos, mas de indiretos como é o caso do FB.

Outra coisa é o mau uso das ferramentas pelos usuários. O Youtube é uma excelente plataforma. Não canibaliza outras mídias e remunera bem os gerados de conteúdo.

O fato de ter cada vez mais usuários postando porcaria é como já falei anteriormente, reflexo de consumo de porcaria pelos usuários. Você não pode culpar um serviço pelo gosto dos seus usuários. Seria como culpar a Globo por exibir o BBB, sendo que tem milhões de pessoas assistindo àquela *****. 

Existem hoje pouquíssimos canais e serviços que operam com foco em uma visão ou causa (como é o caso deste aqui). A grande maioria visa o lucro, pois no final das contas, são negócios. Infelizmente por mais nobre que possa ser a causa de qualquer um, sem lucro ou sem um apoio $$ externo, o serviço inevitavelmente acaba fechando.

E lembrando que a maioria destes sites opera com base nos gostos do próprio usuário.

O Youtube nunca sugeriu para mim um clipe de Sertanojo ou Funk. Então, não adianta as pessoas reclamarem que só aparecem sugestões de vídeos de conteúdo porcaria se for exatamente esses vídeos que elas estão assistindo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...