Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos,

Estou quase comprando um Samsung 850 EVO de 250GB. porém estou com algumas dúvidas, hoje tenho um HD de 1 TERA particionado em 2 (c:(so) e d:(storage)).

A intenção do SSD é para colocar o SO + Jogos + principais APPS.

- Vale a pena formatar tudo, e instalar o SO no SSD?

- Existe uma possibilidade de jogar o SO para o SSD? (sem precisar formatar e etc)

- Existe algum guia de como instalar o SSD? (Configuração de Placa Mãe).

Obrigado.

Postado

Precisa ver se seu SSD será reconhecido pela placa mãe, acredito que sim, mas não custa nada pesquisar.

Quanto a instalação o SO, formata tudo para garantir um bom funcionamente e não ter encheção de saco.

• Membro VIP
Postado

Qual sua placa mãe? dependendo do modelo tem opções na BIOS que podem fazer o SSD funcionar um pouco melhor. São basicamente configurações da porta SATA e para boot rápido.

Tenho um SSD igual, so que o meu é de 512 GB, ele veio com um CD de instalação da Samsung que deveria permitir a clonagem do SO atual para dentro do SSD, no meu caso não funcionou, dava erro assim que iniciava a copia e olha que o meu caso era ate mais simples, pois o HD onde estava o Windows era de 500 GB também. Um clone espelhado deveria funcionar.

Depois do fracasso com o programa da Samsung eu usei meu velho amigo HD Clone da Miray. Esse sim conseguiu fazer o serviço. 

Mas meu pc ficou meu maluco, dando erros e travamentos em jogos, ai nao teve jeito e fiz do jeito certo, formatação integral, com todos os HDs velhos desconectados. 

Ainda passei um pouco de trabalho depois para deixar tudo certo, como sou precavido, apenas movi a instalação do Windows do HD velho para uma pasta renomeada para caso qualquer coisa desse errado eu poder ligar minha maquina no windows velho. 

Agora está tudo funcionando bem, mas so depois de instalar tudo do zero. 

Minha dica pra voce é seguir esses passos, tente clonar primeiro com o software da Samsung, ele supostamente consegue extrair apenas as pastas do Windows de um HD maior para um SSD menor. 

Se funcionar, otimo, senão procure algum software de clonagem que consiga fazer isso. Não recomendo o HD Clone, ele é uma ferramenta mais robusta porém não indicável  para fazer clones menores que o original.

E se nada mais der certo, refaça tudo na unha. 

Postado

Qual sua placa mãe? dependendo do modelo tem opções na BIOS que podem fazer o SSD funcionar um pouco melhor. São basicamente configurações da porta SATA e para boot rápido.

Tenho um SSD igual, so que o meu é de 512 GB, ele veio com um CD de instalação da Samsung que deveria permitir a clonagem do SO atual para dentro do SSD, no meu caso não funcionou, dava erro assim que iniciava a copia e olha que o meu caso era ate mais simples, pois o HD onde estava o Windows era de 500 GB também. Um clone espelhado deveria funcionar.

Depois do fracasso com o programa da Samsung eu usei meu velho amigo HD Clone da Miray. Esse sim conseguiu fazer o serviço. 

Mas meu pc ficou meu maluco, dando erros e travamentos em jogos, ai nao teve jeito e fiz do jeito certo, formatação integral, com todos os HDs velhos desconectados. 

Ainda passei um pouco de trabalho depois para deixar tudo certo, como sou precavido, apenas movi a instalação do Windows do HD velho para uma pasta renomeada para caso qualquer coisa desse errado eu poder ligar minha maquina no windows velho. 

Agora está tudo funcionando bem, mas so depois de instalar tudo do zero. 

Minha dica pra voce é seguir esses passos, tente clonar primeiro com o software da Samsung, ele supostamente consegue extrair apenas as pastas do Windows de um HD maior para um SSD menor. 

Se funcionar, otimo, senão procure algum software de clonagem que consiga fazer isso. Não recomendo o HD Clone, ele é uma ferramenta mais robusta porém não indicável  para fazer clones menores que o original.

E se nada mais der certo, refaça tudo na unha. 

A minha placa é uma P8H61-M 

• Membro VIP
Postado

Bom essa placa é antiga, não tem opção de instalação do HD como NVMe. se a Bios nao tiver opção de fast boot, ai não sobra muita coisa pra se fazer a não ser tratar o SSD como um um HD comum, obviamente, ele ainda será muito mais rápido que o HD comum. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!