Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível criar um oscilador de 10MHz ou mais sem utilizar indutores?


New Nerd
Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Olá!
 

 

Gostaria de saber se dá pra construir um oscilador de alta frequência (10Mhz ou mais) utilizando componentes em geral como transistores e capacitores, mas sem utilizar nenhum indutor...

 

O circuito do oscilador monoestável suportaria alta frequência com os componentes adequados? Eu penso que não, mas não sei ao certo...

 

Astable.png

 

Se alguém souber como fazer e puder me dar alguma sugestão ficarei muito grato.

 

 

Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas!

 

O oscilador a cristal é interessante mas preciso variar com facilidade a frequência, e prefiro que seja utilizando um potenciômetro; variando o tempo de carga de capacitores através do potenciômetro seria uma maneira mais simples de fazer isso.

 

Já utilizando indutores pode ser necessário utilizar também trimmers de pequeno tamanho e valor que são difíceis de ajustar, como eu também não tenho equipamento para lidar adequadamente com indutores (não possuo indutímetro), então reaproveitar qualquer indutor de sucata ou fabricar um que preste fica difícil, é um componente difícil de achar para comprar aqui na minha região.

 

A quantidade de transistores de alta frequência não é um problema, posso utilizar mais de um ou vários.

 

Por enquanto vou experimentar o circuito monoestável com os transistores de alta frequência.

 

Aguardando outras sugestões...

 

Muito Obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

indutores na faixa dos uH sao faceis de achar! agora acima de 300mH fica complicado! to querendo montar um pedal wah wah mas o indutor de 500mH faz todo agarrar! o indutor proprio para pedal que achei estava custando R$ 200,00! Se tu souber inglês procure em inglês no goole costume retornar um monte de coisas! Pode usar o tradutor se nao souber

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que você pode até fazer algum indutor de alguns uH com um fio fino. Me lembro de ter visto um projetinho que você pode medir uH com multímetro na escala de V. A qualquer momento acho ele...

Se achar que deve, fale mais sobre o projeto. Seria algum gerador de funções para alta frequencia? Sei lá... De repente alguém te dá uma ideia melhor ... ou pior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que seja este que você esta procurando @Isadora Ferraz, crédito do Albert que me passou ele a uns meses atras, eu montei e ele funciona, porém somente com precisão se o indutor for com bobina de ar...  Para núcleos de ferrite eu o uso pegando alguns indutores de valor comercial fixo e fazendo comparação com o montado... http://cappels.org/dproj/Lmeter/lmet.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você pode até fazer algum indutor de alguns uH com um fio fino. Me lembro de ter visto um projetinho que você pode medir uH com multímetro na escala de V. A qualquer momento acho ele...

Se achar que deve, fale mais sobre o projeto. Seria algum gerador de funções para alta frequencia? Sei lá... De repente alguém te dá uma ideia melhor ... ou pior.

 

O projeto é fazer um circuito para gerar ultrasom.

 

 

Acredito que seja este que você esta procurando @Isadora Ferraz, crédito do Albert que me passou ele a uns meses atras, eu montei e ele funciona, porém somente com precisão se o indutor for com bobina de ar...  Para núcleos de ferrite eu o uso pegando alguns indutores de valor comercial fixo e fazendo comparação com o montado... http://cappels.org/dproj/Lmeter/lmet.htm

 

Interessante o sistema para medir indutância mas vou evitar isso por enquanto...

 

Vamos ver se aparece alguma alternativa...

 

Obrigado novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Suspeitei desde o princípio. Geralmente circuitos de ultrassom (que conheço) usam a capacitância do piezzo para compor o oscilador e aí a presença do indutor é quase imperativa. Sugiro que pesquise pelo circuito ou até mesmo desmonte um pra ver (daqueles nebulizadores p.ex.)

 

@FelipeZ. quase... Quase quase montei este

indutimetrodigital.gif

http://www.tonieletronica.xpg.com.br/indutimetro.htm

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...