Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 7700 - Só com UnderClock para funcionar como esperado.


Lnhzz

Posts recomendados

Boa tarde!

Bom, primeiramente gostaria de pedir ~por favor~ a ajuda de vocês.

Segundo, Só cheguei ao nível de abrir um tópico aqui porque nenhuma das minhas pesquisas e testes teve resultado.

Terceiro, meu Ticket com a AMD já fez 1 semana e ainda não fui respondido. rs

 

Vamos lá, deixa eu falar pra vocês um pouco do problema.

 

Eu tenho um PC com uma AMD Radeon HD 7700 e desde que ganhei esse PC os jogos não rodavam conforme esperado, sempre travavam depois de um tempo jogando, às vezes voltava, às vezes não.

Achei uma solução: Sabem o AMD CCC? Então, abri, ativei o OverClock e fiz um UnderClock de 50MHz no clock da Memória/GPU, tudo passou a funcionar normalmente, de boa, mas sempre me incomodou o fato de eu ter que fazer underclock na minha placa de vídeo para que ela funcionasse como o esperado.

Meses se passaram e há pouco tempo quis voltar a jogar FarCry 4 e o erro estava acontecendo, tanto nele, quanto em Dragon Age Inquisition e The Witcher 3.

Lembrando que eu sempre joguei esses 3 jogos sem problema nenhum, nem travando, nem lag, e tudo no High/Ultra.

 

Procurando pelo Google achei algumas soluções como:

Aumentar o tempo de resposta para a placa de vídeo no regedit pelo TdrDelay (tentei 8/20/50/99) = Não funcionou.

Aumentar a tensão da DRAM na bios (tentei 16000/16500/17000/17500) = Não funcionou.

 

* Quando aumento o delay para a placa, a mensagem de erro que costuma aparecer "o driver de vídeo parou de responder e se recuperou", mudou para "o aplicativo xxx foi impedido de acessar o hardware gráfico".

Mas pelo menos aguentava o jogo por mais tempo, tipo uns 10min no máximo, isso de 5min. rs

 

O que eu posso fazer, guys?

 

Considerações:

Tem umas 2 semanas que limpei meu PC, inclusive tirei até minha placa de vídeo para limpar;

Já pesquisei isso aqui pelo fórum mesmo e tudo era tópico sem resposta/não finalizado/com resultados não satisfatórios;

Sim, tudo referente à placa está atualizado.

 

Sobre meu PC:

* AMD FX-8120 Eight-Core Processor

* AMD Radeon HD 7700 Series

* 8,00GB Ram

* Windows 8.1 Pro x64

 

(Coisas talvez não tão pertinentes)

* 3 coolers fan (2 de 120/1 de 80) para saída de ar (1 atrás e 2 em cima) e 1 para entrada (lateral).

* Quando em jogo, o monitoramento do amd CCC me mostra a temperatura e ela não passa de uns 60º.

* Estou anexando prints do meu DXDiag + confs do AMD CCC

 

Espero que alguém possa me ajudar, agradeço desde já. ><

 

post-788895-0-22713600-1447874919_thumb.

post-788895-0-68635900-1447874920_thumb.

post-788895-0-64009900-1447874923_thumb.

post-788895-0-02963500-1447875051_thumb.

post-788895-0-78892400-1447874928.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abaixar o clock pra fazer uma VGA funcionar é típico problema de VGA com defeito.. Aí você abaixa o clock mas, cedo ou tarde, o problema volta.. E vira um ciclo continuo...

 

Um dia, ela trava seu PC, só de ligar.. Não disse qual a fonte usada.. Já tentou abaixar o clock mais ainda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abaixar o clock pra fazer uma VGA funcionar é típico problema de VGA com defeito.. Aí você abaixa o clock mas, cedo ou tarde, o problema volta.. E vira um ciclo continuo...

 

Um dia, ela trava seu PC, só de ligar.. Não disse qual a fonte usada.. Já tentou abaixar o clock mais ainda?

A fonte é de 500w

Tentei sim, em alguns momentos o jogo roda, em outros ele continua travando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você consegue ser mais específico quanto sua fonte, não??

 

Já viu isso por aí??

 

Não, amigo, nunca apresentei problemas no vídeo, o aplicativo do jogo apenas para de responder.

Ah, falando em vídeo, tem uma coisa sim.

Geralmente quando inicio um vídeo pelo Facebook ou alguns sites, ele começa meio preto com umas paradas verdes, mas é só botar no começo de novo que some. Ou aguardar uns 2 segundos que passa.

Minha fonte é uma ATX Seventeam 500w ST-500PNL: http://www.kabum.com.br/produto/22250/fonte-atx-seventeam-500w-st-500pnl

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lnhzz

 

Sobre sua fonte

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/885919-sobre-a-seventeam-500-pnl/?p=4991652

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1056382-fonte-x-configuração/?p=4974546

 

 

Enfim, olharia as temperaturas, principalmente de CPU.. Teste RAM (MemTEST) e HD (HD TunePro).. Ainda desconfio da VGA, por causa do ne gócio do clock..

 

E resete tudo que você andou mexendo, de volta ao padrão.. Talvez, todas essas mexidas no sistema, possam estar influenciando nisso..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lnhzz

 

Sobre sua fonte

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/885919-sobre-a-seventeam-500-pnl/?p=4991652

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1056382-fonte-x-configuração/?p=4974546

 

 

Enfim, olharia as temperaturas, principalmente de CPU.. Teste RAM (MemTEST) e HD (HD TunePro).. Ainda desconfio da VGA, por causa do ne gócio do clock..

 

E resete tudo que você andou mexendo, de volta ao padrão.. Talvez, todas essas mexidas no sistema, possam estar influenciando nisso..

Já está tudo no padrão, já monitorei temperatura enquanto jogo e tudo ok, teste de memória ram também, fiz há um tempo atrás porque estava com uma memória ruim (eu tinha 12GB, agora tenho 8GB).

 

Eu não entendo nada de fonte, isso quer dizer que ela não é boa? Ok. Mas qual a influência dela nessa situação?

Não creio que seja outro componente do PC.

Eu mandei um ticket de suporte pra AMD, responderam, mas me fizeram várias perguntas que boiei. D:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lnhzz

 

Basicamente, sua fonte gasta mais energia que uma fonte boa, pra fazer a mesma coisa.. O problema é que não há testes dela, pra saber se ela tem problemas no fornecimento de energia ao PC.. Isso pode influenciar no funcionamento geral do PC..

 

"Temperaturas OK", quer dizer o que?? 40ºC, 50ºC, 60ºC?? Aliás, qual a sua placa-mãe?

 

Sobre o questionário da AMD, o que eles perguntaram??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lnhzz

 

Basicamente, sua fonte gasta mais energia que uma fonte boa, pra fazer a mesma coisa.. O problema é que não há testes dela, pra saber se ela tem problemas no fornecimento de energia ao PC.. Isso pode influenciar no funcionamento geral do PC..

 

"Temperaturas OK", quer dizer o que?? 40ºC, 50ºC, 60ºC?? Aliás, qual a sua placa-mãe?

 

Sobre o questionário da AMD, o que eles perguntaram??

Fica em torno de 60 quando estou jogando, no momento está em 45.

Minha placa mãe é:

post-788895-0-78892400-1447874928.png

Questionário deles:

- Qual é o tipo e o fabricante do seu computador ? (marca e modelo)

 

- Qual é o fabricante da placa-mãe ? (marca e modelo)

 

- Qual é o fabricante da placa de video AMD Radeon HD 7700 ? (marca )

 

- Qual é o monitor que está usando? (marca e modelo completo)

 

- Foi instalado os drivers original desse monitor?

 

- Quais o tipo de conector, os cabos / adaptadores você está usando?

 

- Qual é a potencia do power supply você está usando actualmente?

 

- Qual é a sua potência de saída maxima da sua fonte (powersupply) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tente conversar com esse técnico então, pois como já foi falado aí em cima, esse negócio de só funcionar corretamente com underclock, é sinal de problema na VGA. Hoje você baixa 50 MHz, daqui dois meses baixa mais 50 MHz e assim vai, até que ela deixe de funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente conversar com esse técnico então, pois como já foi falado aí em cima, esse negócio de só funcionar corretamente com underclock, é sinal de problema na VGA. Hoje você baixa 50 MHz, daqui dois meses baixa mais 50 MHz e assim vai, até que ela deixe de funcionar.

A parada de desativar a aceleração por hardware no chrome parou de me dar problemas nos jogos, mas ainda não testei com os MHz do clock originais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Componente algum deveria necessitar desses ajustes para funcionar. Se necessita, pode ser indício de problemas...reitero minha afirmação anterior: Fale com o técnico que vendeu esse PC o quanto antes. Na verdade, fale com seu amigo para que fale com ele, pois o técnico pode alegar que você estragou alguma coisa, pra tirar o corpo fora.

 

Não podemos descartar também algum tipo de incompatibilidade, porém, seria extremamente raro nesse caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Componente algum deveria necessitar desses ajustes para funcionar. Se necessita, pode ser indício de problemas...reitero minha afirmação anterior: Fale com o técnico que vendeu esse PC o quanto antes. Na verdade, fale com seu amigo para que fale com ele, pois o técnico pode alegar que você estragou alguma coisa, pra tirar o corpo fora.

 

Não podemos descartar também algum tipo de incompatibilidade, porém, seria extremamente raro nesse caso.

Problema que nem temos mais contato com o cara. :v

Mas eu vou testar aqui com os clocks normais e depois verei com meu primo, qualquer coisa retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retorne e marque a resposta que lhe ajudou a resolver o problema, para que o tópico seja fechado.

Eu testei com os MHz normais, não funcionou, mas funciona bem como eu usava antigamente, com -50MHz em cada.

Não devo achar uma solução para fazê-la funcionar normal, ou acho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...