Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Speedtest e Wifi Analyzer


Posts recomendados

  • Administrador

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Speedtest e Wifi Analyzer


"Apresentamos dois “apps” para celular que são indispensáveis para técnicos e usuários avançados testarem e melhorarem o desempenho de redes sem fio."


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já usava o WiFi Analyser e agora baixei também o SpeedTest, que eu usava on-line, no PC.

Os dois se complementam e são uma mão-na-roda para quem depende muito do trafego de internet no smartphone.

voce pode escolher a rede que está com o sinal mais forte pelo WiFi Analyzer e depois fazer um teste prático de velocidade com o SpeedTest, pois nem sempre a rede wifi que está com o sinal mais forte vai proporcionar o tráfego mais rápido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, trabalho em uma empresa que fornece serviços de internet e nós técnicos de manutenção utilizamos o testador da SIMET, que tambem pode ser utilizado na versão para navegador no site http://simet.nic.br

Por algum motivo, esse speedtest OAKLA da problema com algum DNS nosso e os testes ficam totalmente desvirtuados. O SIMET é mais completo e mais eficiente, na minha opinião.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem oportuno o tópico e eu acrescento que o Wi-Fi Analyser peca por não oferecer uma visão da largura de banda das redes. Por exemplo, 20Mhz x 40Mhz. Aí o técnico tem que usar um pouco do conhecimento e escolher canais cujos canais adjacentes estejam livres, para o melhor resultado. Em alguns lugares muito congestionados, escolher uma faixa menor e velocidade menor (eventualmente redes g inclusive) permitem mais estabilidade e velocidade maior. Pode parecer paradoxal, mas quanto menos interferência houver, mais eficaz será a utilização da banda wi-fi.

Tive uma experiência numa empresa pequena, onde tinham uns 5 ou 6 roteadores wi-fi, e estavam querendo colocar mais 1 pra "melhorar o sinal".
Só que todos eles estavam muito próximos um do outro e com escolha de canal automática. Eles ficavam trocando de canal a todo o momento e era um inferno, muito lento.
Com a ajuda deste aplicativo, fizemos todas as configurações manuais e deixamos a empresa com 4 roteadores apenas. Inclusive antes usavam um SSID diferente para cada roteador. Configuramos todos para um SSID único e as interfaces de rede para priorizar o roaming. Atendeu muito melhor. Detalhe: TI nem é meu trabalho, mas como o problema estava me atrapalhando muito, trabalhei em conjunto com o responsável.

Tenho um vídeo falando disso também, publicado há algum tempo:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, trabalho em uma empresa que fornece serviços de internet e nós técnicos de manutenção utilizamos o testador da SIMET, que tambem pode ser utilizado na versão para navegador no site http://simet.nic.br

Por algum motivo, esse speedtest OAKLA da problema com algum DNS nosso e os testes ficam totalmente desvirtuados. O SIMET é mais completo e mais eficiente, na minha opinião.

Eu sei que o que o SIMET faz de diferente é escolher o servidor mais próximo do usuário, antes de realizar a medição.

Como essa diferença influencia no resultado da medição e, se representa melhor ou pior a "vida real", eu não sei...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que o que o SIMET faz de diferente é escolher o servidor mais próximo do usuário, antes de realizar a medição.

Como essa diferença influencia no resultado da medição e, se representa melhor ou pior a "vida real", eu não sei...

 

Acho que corresponde a uma medição mais precisa, pois com o servidor mais próximo, você evita gargalos que podem não ser culpa do seu provedor.

E se seu ping estiver alto, mesmo medido próximo de você, alguma coisa pode estar errada no seu link. Você não vai ter margem para melhorar isso, caso precise de um ping bom.

 

 

 

@T1000_2015 obrigado pela sua mensagem, com certeza seu vídeo ajudará muitos outros usuários e técnicos. Parabéns, este é o espírito do fórum.

Obrigado Gabriel, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que corresponde a uma medição mais precisa, pois com o servidor mais próximo, você evita gargalos que podem não ser culpa do seu provedor.

E se seu ping estiver alto, mesmo medido próximo de você, alguma coisa pode estar errada no seu link. Você não vai ter margem para melhorar isso, caso precise de um ping bom.

Concordo que é uma medição mais precisa, quando você quer avaliar o potencial que a sua conexão tem de receber/enviar dados.

Mas na navegação real, a comunicação não é sempre com o servidor mais próximo.

Então, essa medição não seria a sua velocidade média de comunicação, seria a máxima, na melhor condição possível, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ainda sobre o SIMET, ele é um serviço do próprio NIC  BR, ou seja, é o serviço oficial do orgão oficial e independente que organiza a internet no Brasil, válido inclusive como prova para fazer reclamações junto a Anatel. 

 

O problema maior no Brasil hj ao meu ver nessa questão de velocidade é que as operadoras ainda andam fazendo o traffic shapping apesar de se questionadas, morrerem negando junto de seus advogados... 

Ai se voce acessa o simet e vai testar sua net, a torneira da operadora fica toda aberta, mas se você vai pro youtube ou pro "feice", sua velocidade é capada. 

 

Logo quando voce testa sua conexão pelo Simet, tende a ter resultados melhores do que alguns outros sites onde a operadora mantem a torneira fechada. 

 

Já o wifi analyzer éum velho conhecido meu, tem versão para smartphones e realmente é muito bom medidor de espectro. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda sobre o SIMET, ele é um serviço do próprio NIC  BR, ou seja, é o serviço oficial do orgão oficial e independente que organiza a internet no Brasil, válido inclusive como prova para fazer reclamações junto a Anatel. 

 

O problema maior no Brasil hj ao meu ver nessa questão de velocidade é que as operadoras ainda andam fazendo o traffic shapping apesar de se questionadas, morrerem negando junto de seus advogados... 

Ai se voce acessa o simet e vai testar sua net, a torneira da operadora fica toda aberta, mas se você vai pro youtube ou pro "feice", sua velocidade é capada. 

 

Logo quando voce testa sua conexão pelo Simet, tende a ter resultados melhores do que alguns outros sites onde a operadora mantem a torneira fechada. 

 

Já o wifi analyzer éum velho conhecido meu, tem versão para smartphones e realmente é muito bom medidor de espectro.

Isso reforça o que eu falei: no teste pelo SIMET obtém-se um valor espetacular, as vezes até acima da velocidade nominal da conexão, mas não reflete a realidade.

No dia a dia a velocidade média pode ser 30% ou mesmo 20% da velocidade medida pelo SIMET.

Não sei se a culpa é mais da operadora que, como você citou, tem uma banda seletiva, de acordo com o site.

Mas também pode ajudar o fato de que você só esteja em condições "ideais" ao fazer o teste, ou seja,

você faz o teste com um servidor que fica a 1 Km da sua casa e depois vai baixar um driver em um site chinês, cujo servidor está a 15.000 km ou mais de distância.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sdriver já estamos discutindo internamente! :) Preciso que algum colaborador faça, pois como eu não moro no Brasil, não tenho como testar/opinar na prática a situação real por aí. Abraços!

Pelo visto o @sdriver é um profundo conhecedor do assunto, talvez fosse uma pessoa ideal para compartilhar parte desses conhecimentos com a nossa comunidade, desde que ele esteja disponível, é claro!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...