Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o valor de tensão de saída numa bateria recarregável de 5V dependendo da quantidade de energia armazenada que ela possui?!


Nikolas_Luan

Posts recomendados

Boa Noite Pessoal, estou montando um projeto de pesquisa no qual me deparei com uma situação que preciso manter 5V constante na saida da bateria, e assim que sua tensão começar a baixar preciso ligar outro circuito para poder recarregar e não deixar sua tensão diminuir, sendo assim tenho 2 perguntas:

 

1. Sei que a bateria estando ela 100% carregada oferece 5V em sua saída, mas quero saber até quantos por cento ela mantém esses mesmos 5V e o quanto sua tensão baixa?

 

2. Qual a melhor bateria recarregável que possa me oferecer um melhor desempenho no sentido de manter esses 5V o maximo que puder até que chegue a um menor valor em porcentagem de energia acumulada que ainda mantenha esses 5V, para que eu possa ligar o ciruito e carrega-la novamente?

 

Obs: O circuito que carrega a bateria possui tensão de saída de 6V, esses 6V é a tensão de entrada da bateria para carrega-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A melhor solução nesses casos dai é tomar uma bateria com tensão maior que os 5 Volts (digamos 12 Volts para exemplo) e rebaixar de modo estável (com CI por exemplo, LM317) para que entregue 5 Volts sempre que a bateria esteja de 7 a 12 Volts. Deixe a bateria variar sua tensão e regule ou estabilize a saída para a aplicação nos 5 Volts desejados..

 

Um segundo modo de operar isso dai é a partir de uma bateria de 3,7 Volts por exemplo ou de outra tensão qualquer, ajustar via regulador chaveado a saída para a tensão desejada, através desse regulador chaveado (em alta frequência) garantindo sempre a exata tensão necessária independentemente dos estado da bateria. A maioria dos dispositivos eletrônicos atuais operam desse modo..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...