Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Shell_y

Ligando LED Branco no arduino

Posts recomendados

Bom, estou fazendo um teste bem simples, ligando um Led branco em sério com a alimentação de 3v do arduino, retornando para o GND. Liguei sem resistor mesmo, porque se o LED é de 3V e o arduino está gerando 3v acho que não precisa de resistor, certo? Vamos ao passo a passo do que fiz: 

 

 -  Liguei primeiramente o led no 3v do arduino e coloquei um multímetro e marcou 1,60v aproximadamente, não entendi porque. O brilho ficou bem fraquinho.

 -  Depois liguei nos 5v e brilhou só um pouquinho mais, nada muito brilhoso como eu imaginava. Medi com o multimetro e deu 4,99v. Também não entendi o porque. 

 

  Depois de deixar ligado no 5v uns 5 segundos o LED apagou e agora não liga mais, pensei ter queimado mas ao colocar o multimetro para medir em paralelo continua dando 4,99V, se tivesse queimado ele não media nada porque o circuito estaria aberto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro Colega; Lamento-le informar que nunca deve ligar um Led sem seu devido resistor limitador de corrente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poizé. A tensão do led é secundária. O que ele gosta mesmo é da corrente dentro dos seus limites. Tanto ele como a saída do seu arduíno. Sugiro que consulte o datasheet dos dois, faça alguns cálculos com o famoso V=R.I e deixe-os trabalhando confortavelmente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que 3V é pouco. Muitos leds brancos são para 3,5V.

O ideal é alimenter o arduino com 5V e usar um resistor de 100R em série com o LED. A corrente vai ser aprox. 15mA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!