Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é exatamente o problema de se encostar o dedo nos pinos do soquete da placa-mãe?


Ir à solução Resolvido por Wal SJC,

Posts recomendados

Tudo isso e também descarga eletrostática, que pode até danificar o processador ou o chipset.

 

E se a placa for nova e seu primo de 12 anos tiver colocado o dedo lá, que é que se faz? (Ele diz que não botou, mas a tampa tava aberta...  :( )

 

Edit - A placa estava em cima do saco antiestático (se é que isso ameniza alguma coisa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se a placa for nova e seu primo de 12 anos tiver colocado o dedo lá, que é que se faz? (Ele diz que não botou, mas a tampa tava aberta...  :( )

Eu disse que "pode até danificar", não que "vai danificar com certeza".

Mas é claro que você não deve abusar da Lei de Murphy, porque uma hora acaba acontecendo mesmo.

Geralmente, para a pessoa ter um acúmulo de carga eletrostática suficiente para danificar são necessárias algumas condições, como tempo seco, roupas de tecidos sintéticos, estar usando calçado com sola isolante, etc. Não se preocupe, provavelmente não danificou nada desta vez, mas evite deixar exposto, pois até o mesmo o amassamento de um dos pininhos do soquete pode inutilizar a placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu disse que "pode até danificar", não que "vai danificar com certeza".

Mas é claro que você não deve abusar da Lei de Murphy, porque uma hora acaba acontecendo mesmo.

Geralmente, para a pessoa ter um acúmulo de carga eletrostática suficiente para danificar são necessárias algumas condições, como tempo seco, roupas de tecidos sintéticos, estar usando calçado com sola isolante, etc. Não se preocupe, provavelmente não danificou nada desta vez, mas evite deixar exposto, pois até o mesmo o amassamento de um dos pininhos do soquete pode inutilizar a placa-mãe.

 

Amassado não tem nenhum, pelo que vi, meu medo maior era quanto a questão de sujo/suor e se isso seria determinante a ponto de já ter que pagar alguma limpeza (se é que se pode limpar fácil assim). Comprei um i5-4460 e não tava afim de colocar o bicho na placa correndo risco de perder 1000 reais duma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Amassado não tem nenhum, pelo que vi, meu medo maior era quanto a questão de sujo/suor e se isso seria determinante a ponto de já ter que pagar alguma limpeza (se é que se pode limpar fácil assim). Comprei um i5-4460 e não tava afim de colocar o bicho na placa correndo risco de perder 1000 reais duma vez.

Tocar só uma vez não vai estragar nada, se você olhou e não tem sujeira fique tranquilo. Os pinos são banhados a ouro, para não oxidarem facilmente. Só recomendo que você deixe o soquete coberto com aquela proteção que vem junto, para não pegar poeira ou alguma sujeira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tocar só uma vez não vai estragar nada, se você olhou e não tem sujeira fique tranquilo. Os pinos são banhados a ouro, para não oxidarem facilmente. Só recomendo que você deixe o soquete coberto com aquela proteção que vem junto, para não pegar poeira ou alguma sujeira.

 

Ela tá guardada na caixa de novo, do jeito que veio, tirei só pra acompanhar vídeos apresentando a placa (a propósito, é uma ASUS B85M-E) pra saber o quê que é o quê nela, só que inventei de preparar um lanche rápido enquanto os restos mortais do meu notebook iniciavam (o que foi quase tempo suficiente para a desgraça acontecer). Ainda estou no aguardo das demais peças e agora bem mais aliviado. Brigadão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...