Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
eliasfb

whea_uncorrectable_error (BSOD)

Posts recomendados

Pessoal,

Fiz o upgrade do windows 8.1 para o 10 assim que este foi lançado.

Entretanto, há mais ou menos um mês que o sistema vem se mostrando extremamente instável. De tempos em tempos (o que pode variar de minutos a horas) sou surpreendido por uma BSOD que sempre mostra o mesmo erro: WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR. O erro aparece enquanto navego na internet, uso skype, office, ou simplesmente quando deixo o pc parado, sem uso.

Já testei todos os componentes que poderiam estar causando o problema e nada foi resolvido. Só não tive oportunidade de testar a placa mãe, sobre a qual recaíram todas as suspeitas.

Fiz testes na memória, inclusive com o memtest, e não foram apontados erros. Testei os pentes separadamente e continuou o erro.

Fiz teste de stress na CPU e na placa de vídeo por mais de meia hora e nada de erros, superaquecimento ou BSOD (durante os testes).

Passei também uma ferramenta de diagnóstico no meu SSD e nos HDS... nada.

O único momento em que tive 100% de sucesso em eliminar esse erro foi utilizando o windows em modo de segurança. Ou seja, muito provavelmente tem relação com algum driver.

O problema é que já fiz uma instalação limpa do W10 e o problema persiste. Antes disso eu já havia tentado restaurar o sistema e mesmo assim não tive sucesso.

Pelo BlueScreenView (analisando o arquivo .dmp) eu descobri que essas falhas têm relação com dois arquivos DLL do sistema:

hal.dll (hal.dll+3594f) -- Hardware Abstraction Layer DLL -- C:\WINDOWS\system32\hal.dllntoskrnl.exe (ntoskrnl.exe+253374) -- NT Kernel & System -- C:\WINDOWS\system32\ntoskrnl.exe	

Pelas pesquisas que fiz, esse erro específico (WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR) indica problemas no hardware. Entretanto, até agora não consegui identificar qual parte do hardware que é defeituosa.

Alguém saberia me dizer quais outros testes podem ser feitos pra diagnosticar o problema?

Obrigado desde já!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existem pessoas que relatam problemas ao atualizar o Windows7/8/8.1 para o WIndows 10, e a melhor solução foi uma instalação limpa, se achar melhor, pode tentar.

Abrass.

Compartilhar este post

Link para o post

Existem pessoas que relatam problemas ao atualizar o Windows7/8/8.1 para o WIndows 10, e a melhor solução foi uma instalação limpa, se achar melhor, pode tentar.

Abrass.

PH, o problema é que isso vem acontecendo até mesmo na instalação limpa que eu fiz, conforme relatei acima.

Tens outra ideia?

Compartilhar este post

Link para o post

Não notei que já tinha feito uma instalação limpa, mas notei que você disse que a tela azul, parou quando usou o modo de segurança, minha ideia é desinstalar os drivers e instalar um por um pra saber onde o problema ocorre.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!