Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual Cooler para i7 4790?


Posts recomendados

Eu fiz essa troca..

 

Saber que a CPU, que já era uma peça cara quando comprei (e que ficou mais cara), está operando 15ºC ou 20ºC mais fria, do que com cooler stock (resultados que obtive aqui), dá uma segurança e tranquilidade maiores, quanto ao uso mais intenso do PC..

 

Não que a CPU queime, caso opere nos 80ºC.. Mas, podendo reduzir riscos de algum problema inesperado, porque não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

 

Meu raciocínio é o mesmo. Se posso diminuir as temperaturas, fazer as peças trabalharem com mais folga e preservar mais o investimento alto...mãos a obra!

 

Meu gabinete possui espaço para 8 fans. Vem de fábrica com 3 de 140mm e vou comprar mais dois agora na blackfriday. Vou colocar no topo.

 

Perdoe-me minha ignorância...mas li sua configuração e não soube identificar o cooler... :confused:

 

Qual você me recomendaria? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é...

 

Vou verificar com cuidado. 

Hoje, jogando Flight Simulator (que é totalmente dependente de processador), a temperatura ficou oscilando entre 80º e 100º (usei o HW Monitor do site CPUID)!


Mais uma coisa...

 

Seria muito exagero pensar em um WaterCooler? Um Corsair H100i, por exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é...

 

Vou verificar com cuidado. 

Hoje, jogando Flight Simulator (que é totalmente dependente de processador), a temperatura ficou oscilando entre 80º e 100º (usei o HW Monitor do site CPUID)!

Mais uma coisa...

 

Seria muito exagero pensar em um WaterCooler? Um Corsair H100i, por exemplo?

Watercooler seria pra quem faz OC.. Como não é o seu caso, pegue um bom Air Cooler mesmo.. Mais barato, instalação e manutenção mais simples..

 

http://www.kabum.com.br/produto/42062/coolermaster-cooler-hyper-212x-para-processador-intel-amd-rr-212x-20pm-r1

 

http://www.kabum.com.br/produto/58829/xigmatek-cooler-dark-knight-revestimento-em-ceramica-para-processador-intel-amd-cac-sxhh3-u13

 

http://www.pichau.com.br/cooler-cpu-evga-acx-120mm-100-fs-c201-kr-box

 

 

Fica de olho no preço deles na Black Friday.. Quem sabe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC E olhe lá, porque até com over um Xigmatek Dark Knight  é mais que suficiente. Se olhar na analise daqui mesmo do clube do hardware verá que ele fica lado a lado do H100i (mesmo com a margem de erro) e ainda é muito silencioso, tem uma estética ótima e um ótimo custo benefício(custa em torno de 200~250,00 reais) 

 

Teste de temperatura do Xigmatek Dark Knight e H100i 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-cooler-xigmatek-dark-knight-night-hawk-edition/2595/6

 

Na minha opnião watercooler é de fato muito bom, porém o preço dele é pouco convidativo, pois com o valor de um WC básico, você pode comprar um air cooler muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda pessoal!

 

Bom...acabei de olhar no gabinete e o cooler stock já está praticamente encostado em um dos pentes de memória... :(

 

Pelas medidas do 212x...ele cobriria um dos slots de memória. Acho que os outros também terão esse problema.

 

Eu não vou fazer overclock...nesse caso, um watercooler resfriaria ainda mais o meu processador em relação ao aircooler, ou essa relação não é verdadeira?

 

E agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Dark Night parece ser um pouco menor que o 212X.

 

O preço também está bom...achei por R$ 189 à vista. Mandei um email para a loja para saber se conseguem me ajudar com o espaço.

 

No site da Xigmatek não há especificação de medida como é feito no site da CoolerMAster, que mostra a visão em 3 ângulos do cooler totalmente montado e com as medidas completas!


O Dark Night parece ser um pouco menor que o 212X.

 

O preço também está bom...achei por R$ 189 à vista. Mandei um email para a loja para saber se conseguem me ajudar com o espaço.

 

No site da Xigmatek não há especificação de medida como é feito no site da CoolerMAster, que mostra a visão em 3 ângulos do cooler totalmente montado e com as medidas completas!


Não é barato mesmo...

 

http://www.pichau.com.br/water-cooler-corsair-hydro-h100i-gtx-cw-9060021-ww-box

 

Pela questão de espaço, no meu caso, funcionaria melhor...mas é muito caro mesmo.

O pior é que lá fora está mais de USD 100...com esse dólar, o preço quase empata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, se não pretende fazer over não trocaria o cooler box. pois ele já é suficiente. Mas se realmente quiser ir de WC, sem overclock eu posso sugerir um Seidon 120


Olha, se não pretende fazer over não trocaria o cooler box. pois ele já é suficiente. Mas se realmente quiser ir de WC, sem overclock eu posso sugerir um Seidon 120

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce tem certeza que o seu cooler foi montado corretamente?

A pasta térmica foi aplicada e não está seca?

As vezes as presilhas não encaixam direito na placa-mãe e fica um contato deficiente, entre o cooler e o processador.

Também acontece do cooler "encavalar" no soquete e nem encostar no processador ou encostar parcialmente.

Segure o cooler com a mão, pela parte metálica, e dê uma balançada com certa força, para se certificar de que ele está bem apoiado e não está solto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifiquei tudo aqui. Retirei e coloquei novamente o cooler stock.

 

A temperatura estava normal...35ºC.

 

Abri o Flight Simulator...100ºC! Fechei o jogo e a temperatura já caiu, quase instantaneamente para 60ºC.

O FSX é muito dependente de CPU, muito mais do que da GPU. Todos os gráficos são gerados no processador e, posteriormente, enviados para a GPU.

 

Fiz um "tweak" no arquivo de configuração do jogo para o CPU atualizar o gráfico mais rápidamente...pode ser isso.

 

Mas, de qualquer forma...acho que um novo cooler vai ser válido! Vou testar com outros jogos e posto aqui novamente...

 

Obrigado!


No Street Fighter tive um pico de 75ºC no teste de desempenho do jogo...

 

Jogando mantem uma média de 57ºC com picos de 65ºC.

 

Saindo do jogo o CPU volta para os 35ºC com picos de 40ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fokas Amigo, há algo de errado ai, pois os coolerbox são feitos para segurarem o processador de boas, mesmo que esquente ele não devia chegar numa temperatura tão elevada.Antes de trocar o cooler verifique umas coisas como, se sua pasta termica é comum ( silicone ) ? Se for, antes de comprar um cpu cooler de fato, você pode usar uma pasta termica como a artic silver 5 (a base de prata). Custa cerca de 50,00 no ml, também verifique se o seu gabinete tem um bom fluxo de ar (quantidade de fans, espaço inteiro).  

Mas se de fato quiser trocar o cooler você tem algumas opções : 1 - Usar um cooler mais barato somente para segurar a temperatura dele em boas taxas como o Hyper 212, ou T2 Blizzard que custam na faixa dos 100 ~150,00 reais. Ou usar algo de fato mais potente que de fato vai segurar as temperaturas tanto em stock(padrão) como em overclocks como o para os coolers a ar :  Xigmatek Dark Knight / Noctua / Akasa Venom Vodoo ou para Watercooler : H80i, H100i , Seidon 240m e outros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou verificar depois a pasta térmica.

 

O meu gabinete vem com 3 coolers de 140mm. Dois frontais e um traseiro. 

Estão funcionando bem e estão bem limpos.

A minha intenção era aproveitar a black friday para cuidar do resfriamento do PC.

 

Se eu pegar o watercooler, perco o espaço da parte superior para os fans. Se eu conseguir um AirCooler que caiba na minha placa mãe com os 4 pentes de memória, posso optar por 3 fans de 120mm ou 2 de 140mm na parte superior do gabinete.

 

Realmente...uma dúvida enorme sobre o que fazer! rs

 

Obrigado a todos pela ajuda! Vou ler mais sobre os produtos recomendados e procurar as medidas...o problema é o espaço entre o processador e as memórias. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simpl@Fokas Simples. Você so precisa instalar o Air cooler na vertical, onde as fans(ventoinhas) dele ficarão em baixo e em cima, fazendo com que não batam nas suas memórias e puxarão o ar de baixo e jogarão para as fans superiores que farão a exaustão. É exatamente a mesma coisa que se forem instalados na horizontal, que acabariam puxando o ar da frente do gabinete e jogando para os fans traseiros. Entende ? Minha única preocupação era se o aircooler caberia no seu gabinete, mas quanto a bater nas memos, é só instalar na vertical e acredito que não terá problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fokas

 

Essa variação de temperatura com o 4790 não é muito normal.. Se fosse o 4790K, até diria que seria possível, mesmo em stock..

 

Qual dessas memórias é a sua?

 

 

post-564345-0-36104800-1448232289_thumb.

 

Pela minha experiência com um cooler desses, o fan do meu Hyper T4 fica um pouco acima da altura da RAM.. meio centímetro ou menos..

 

 

post-564345-0-09131600-1448232274_thumb.

 

O cooler vai encobrir um slot de RAM.. Se for instalado, como fiz.. Agora, é ver se a altura da RAM, vai atrapalhar isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...