Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boas.

Eu tenho um portátil asus z83j centrino duo 1.66GHz e 2 Gb de memoria. A placa gráfica é uma ati mobility radeon x1600. Á cerca de um ano eu formatei-o e instalei o Windows 8.1. Funcionou sempre bem. Ultimamente eu estou a trabalhar com ele e de um momento para o outro ele começa a ficar com o ecrã todo preto e volta ao normal, ao fim de uns segundos volta a ficar preto. Só que por vezes ele depois volta ao estado normal e aparece uma mensagem a dizer que a ati mobility family recuperou de um erro com sucesso. Mas outras vezes não chega ao voltar ao normal, fica todo preto, com uma faixa azul no canto esquerdo com umas letras imperceptiveis e acaba por se desligar por ele. Só que alem disto tem outro problema. Agora quando ele se desliga e volta a ligar, aquelas palavras que aparecem sempre no arranque do computador aparecem apenas no cantinho esquerdo do ecrã e quase imperceptivel. Já tem tentei ir á bios e como só aparece as palavras no canto esquerdo do ecrã a todo o comprimento, não se percebe nada.

Já pensei em formatá-lo, mas tenho receio que depois não consigo ver na tela o boot.

Alguem me ajuda por favor.

Postado

Isso aí é algum dos diversos recursos de economia de energia, que ao voltar do estado de "descanso" para o "normal", por solicitação repentina do driver de vídeo, demora um tempo para responder e as vezes trava.

Se desabilitar tudo o que diz respeito à economia de energia não dá o problema, mas gasta mais bateria.

Postado

E como é que eu faço isso?

Pode-me ajudar?

Há! E já agora apesar de ser um portátil, eu tenho-o muito tempo ligado, por isso eu tiro-lhe a bateria e tenho-o a funcionar apenas ligado ao carregador.

Postado

Na bios, na parte referente ao processador, tem os "C states" (C1, C2...etc), que são os estados ociosos do processador, onde o mesmo reduz a sua frequência, para economizar energia.

Cada "C-state" representa uma situação na qual o processador não necessita de toda a sua potencia disponível e ela pode ser reduzida.

Se voce desabilitar todos os "C-states", o processador não entrará em modo de economia por hardware.

Mas tem também as "opções de Energia" do Windows, onde a economia é feita através de ações do S.O..

Nesse caso, voce deve acessar as Opções de Energia no Painel de Controle e deixar em modo de "Alto Desempenho", ou seja, desativar a economia de energia.

Postado

Desde já muito obrigado pela ajuda.

O mal é que eu entro na BIOS mas não consigo ver o conteúdo da BIOS porque aparece minimizado no canto esquerdo da tela como pode verificar pelas fotos que eu anexei.

Porque será que logo no arranque as coisas aparecem em ponto muito pequeno e apenas no canto esquerdo da tela?

Muito obrigado.

post-717172-0-50599200-1448449235_thumb.

post-717172-0-17649700-1448449300_thumb.

post-717172-0-16559100-1448449302_thumb.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!