Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lampiâo de Led, como arrumar?


tuti162

Posts recomendados

Olá, gostaria de ajuda para tentar arrumar esse lampião de led, muito util em dias de falta de energia, ele parou de funcionar, então optei por trocar todos os componentes da placa de circuitos gastando apenas R$5,00, não entendo muito de eletrônica, mas sou muito curioso, e sei soldar os componentes na placa de circuitos, mas mesmo trocando todos os componentes ele continua a dar o mesmo defeito, que é esquentar até estourar um capacitorzinho de 220uf, 25v, já tentei de tudo e não sei porque não volta a funcionar, sendo que todos os componentes foram substituídos por peças novas iguais.

A quem puder ajudar, desde já agradeço

post-789692-0-32238700-1448403015_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Provavelmente colocaste algum componente errado ai..

Se a foto mostrasse melhor, mais visível, mais de perto todos os componentes até daria de checar isso dai..

 

Ou faça uma lista dos materiais empregados...

 

O capacitor tinha a tensão de isolação de 25 Volts mesmo???

Por acaso aquele diodo atrás do capacitor não seria um diodo zener??? De qual valor???  Qual o label dele, seria Dz5 ou algo assemelhado???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro faller, obrigado por responder, então....como disse, não entendo muito de eletrônica, só pedi peças iguais para poder substitui-las, e sim o capacitor original era 220uf, 25v, o que comprei não é exatamente igual fisicamente, mas tem os mesmos dizeres escritos nele. vou colocar outra foto para que você possa vê-lo, se não conseguir poderei te encaminhar por e-mail, se preferir. Os fios coloridos são do regulador de tensão. e mais uma vez agradeço a atenção

post-789692-0-21623800-1448409030_thumb.

post-789692-0-32331000-1448409097_thumb.

post-789692-0-09797400-1448409196_thumb.


faller acabei de notar também que os componentes de cor laranja, laranja preto e dourado, na foto original  estão laranja, laranja marrom e dourado, com certeza o vendedor deve ter se confundido ao me vender!!!, mas, mesmo assim, se você entender bem do assunto e puder dar uma olhada pra ver se realmente isso vai fazer a diferença, ou melhor ainda se puder montar um esquema novo ao qual eu possa seguir, agradeço, quanto ao capacitor 220uf,25v coloquei na polaridade indicada, e mudei pra ver se dava diferença, pois fui informado que o capacitor explode se for colocado em polaridade invertida, mas o resultado foi pior ainda....bom mais uma vez obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O valor dos resistores pode estar fazendo toda a diferença. Pensei ter ouvido que tivesses trocado por iguais componentes.

Resistor original, se bem entendi, era laranja/laranja/preto = 33 ohms que foi trocado por laranja/laranja/marrom = 330 ohms, dez vezes maior valor..

Vai saber..

Aquele junto do capacitor marrom não tem problema, foi trocado de 270k por 240k, não vai fazer diferença mesmo..

Gostaria de poder ler o valor daquele capacitor gordo, marrom, antes da troca e depois da troca.. Na primeira de todas as fotos ele não aparece, foi suprimido..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, realmente pedi peças idênticas, mas o vendedor deve ter se confundido, e esse "detalhe" passou despercebido por mim por falta de experiência mesmo, e na verdade o original era laranja/laranja/marrom/dourado, e o que me foi vendido era laranja/laranja/preto/dourado, como disse sou curioso, dei uma pesquisada nesse sit:

http://www.areaseg.com/sinais/resistores.html

e descobri esses valores errados, já o resistor próximo ao capacitor grande era de 240k e foi substituído por 270k, agora vou precisar de um tempinho para comprar as peças exatas, mas muito obrigado por enquanto,segue foto do capacitor grande, sendo o que esta colocado na placa o original.

post-789692-0-73522700-1448438064_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo isto ocorre quando a bateria está aberta ou seus fios oxidados-quebrados. A explicação é que este capacitor fica em paralelo com ela que deveria segurar a tensão pra ele em 4V (ou seja lá de quanto ela for). Sem bateria esta tende a + de 150V

Portanto, depois de corrigir os valores, verfique a bateria e suas conexões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo isto ocorre quando a bateria está aberta ou seus fios oxidados-

quebrados. A explicação é que este capacitor fica em paralelo com ela que deveria segurar a tensão pra ele em 4V (ou seja lá de quanto ela for). Sem bateria esta tende a + de 150V

Portanto, depois de corrigir os valores, verfique a bateria e suas conexões

Então toda vez que fiz o teste desliguei os fios da bateria, o que você quer dizer é que se os fios estiverem desligados o capacitor vai aquecer? A bateria é de 12v e fisicamente não aparenta nenhuma alteração.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola boa tarde, então ja estou quase para desistir.....ja peguei um outro lampião de led para ver a posição correta de todos os componentes e refiz tudo igualzinho, timtim por timtim, comprei os resistores com as mesmas cores ate coloquei na mesma posição, mas mesmo assim não vai.....a unica coisa que estou vendo diferente são os diodos, aos quais os originais marcam 1n4007 FS e os que comprei marcam 1n4007 DC. queria saber se isso faz alguma diferença tendo em vista que os aspectos físicos são idênticos


fiz a medição com o multimetro e vi que no original esta chegando a carga na bateria a + ou - 5v, ja o que montei chega a 31v mas tiro antes de estourar o capacitor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Será que essa sua bateria por acaso não está aberta. A bateria funciona??? ela consegue alimentar algo???

 

A penúltima tentativa que eu faria seria dessoldar a bateria do novo circuito para colocar no circuito velho. Ligar o mesmo controlando a tensão sobre a bateria que de modo nenhum poderia subir além daqueles 5 volts citados..

Cuide com a polaridade da mesma, ligue certo. Tudo que não necessitas ai é de mais defeitos

 

A última alternativa seria abandonar a tentativa de conserto e ir ler um livro, por exemplo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como posso testar a bateria sem ter de liga-la?


Agora sim fiquei confuso !!! , coloquei a bateria velha no circuito novo, o que estava funcionando, dai a medição foi aos 35v, e quase torrou a placa que funciona, dai tirei a bateria e coloque em um carregador de celular antigo que tenho aqui, e o resultado foi que esta carregando normalmente, com 5v, e nada de fritar a placa !!! alguém explica ??????????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bateria aberta. Ela não oferece resistência dai a tensão sobe e explode o capacitor.. Uma bateria aberta age de modo assemelhado a não ter bateria. A tensão dispara pois o restante do circuito age como fonte de corrente. Circuitinho prá lá de vagabundo, sem nenhuma proteção. No mínimo deveria ter um diodo zener em paralelo com a bateria, para que nessas horas não explodisse o eletrolítico de 25 Volts de isolação..

 

Na verdade você imagina que está carregando aquela bateria velha, por manter os 5 Volts do carregador de celular. Quem mantém esses 5 Volts é o carregador decente, que não é fonte de corrente, mas a bateria além de não estar carregando ela continua aberta..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

resumindo....perdi dias tentando arrumar os circuitos e o defeito era na bateria :mad: ,que coisa não....bom a solução seria a troca da bateria então né, o problema é que não se vende desse modelo em especifica de bateria.

Agradeço, e muito pela ajuda, foi realmente o que fez a diferença, mas se puder poderia me indicar algum modelo de bateira compatível com esse circuito?

Grato.   ​

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Penso que se encontrares uma bateria que caiba elétrica e mecanicamente ai no espaço que tens ela capaz de custar o preço de um desses novo..

 

Nas postagens de número 6 e 8 já deverias poder imaginar poder ser a bateria o problema..  O pessoal nem sacou que a bateria poderia estar com defeito, aberta no caso, pelo fato de teres confundido a lógica do teste dizendo ter tirado a bateria, desligado a mesma para testar..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, ainda bem que nesse caso o motor fica mais barato que o tanque. Já quanto a bateria, acho que por ser made in china, não tem inscrição nenhuma, até pra achar o positivo deu trabalho, eu achava ser 12v por causa dos leds que normalmente são 12v por serem fortes. mas testei com um lampião que estava funcionando e vi que é só 5v, já quanto a corrente não sei dizer, mas são duas baterias ligadas positivo com positivo e negativo com negativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...