Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre o filtro DPS Clamper Multiproteção e o fabricado pela Belkin.


Rodris
Ir à solução Resolvido por Wal SJC,

Posts recomendados

Boa tarde.

 

Fiquei sabendo que o DPS Multiproteção da Clamper aguenta surtos de até 300 joules, enquanto o da Belkin suporta até 1045 joules, procede a informação?

 

O Clamper é superior mesmo?

Inclusive fui muito bem indicado a comprar o DPS Clamper nesse fórum. :)

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa especificação (Joules) é apenas a diferença de capacidade do dispositivo.

Por exemplo: fonte de 430W e fonte de 1000W, ambas fazem a mesma coisa, mas a segunda tem maior capacidade e também custa mais caro.

Dependendo do seu caso, voce pode ficar bem servido por um DPS Clamper de 300 Joules.

Mas se estiver procurando de um dispositivo que aguente surtos de tensão mais fortes, sem ser danificado, vale a pena pagar pelo de 1045 Joules.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Geralmente essa quantidade da capacidade de absorção representa a soma das capacidades individuais de todos os varistores que compõem o filtro

Desse modo ai estão somados os varistores colocados:

- Entre fase e neutro;

- Entre fase e terra;

- Entre neutro e terra;

- Na linha da proteção da TV a cabo;

- Na rede telefônica..

 

Evidentemente que a soma disso não representa a capacidade de absorção que vai enfrentar o surto pois geralmente esse surto se apresenta em um e somente um daqueles cinco arranjos supra citados..

Mas como pode uma proteção da Belkin apresentar uma capacidade de absorção assim tão maior que a da Clamper por exemplo????

 

Simples se considerares que uma proteção típica da Clamper apresenta no filtro da rede elétrica somente três varistores enquanto a da Belkin, tipicamente, apresenta-se com 9 desses varistores:

Da Clamper, falo daqueles componentes azuis bem no topo da foto:

ClamperMultiProteoContadorSurto-Visointe

 

 

Já da Belkin falo desses 9 varistores de cor alaranjada:

07ProtetorBelkinVisodaplacadoladoco.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me engano, alguns modelos da Belkin passam dos 3000 joules.. São proteções de primeira linha..

 

Não sei se tem pra vender aqui.. Por acaso, você não estaria confundindo Joules e Watts??

Não RS, é joules mesmo, capacidade de absorção.

Falei com um técnico da Clamper por e-mail e ele informou realmente a Clamper produz para absorver até 300 joules.

Queria saber se posso ficar seguro, né? Se 300 joules aguenta os surtos que os aparelhos estão expostos.

Geralmente essa quantidade da capacidade de absorção representa a soma das capacidades individuais de todos os varistores que compõem o filtro

Desse modo ai estão somados os varistores colocados:

- Entre fase e neutro;

- Entre fase e terra;

- Entre neutro e terra;

- Na linha da proteção da TV a cabo;

- Na rede telefônica..

 

Evidentemente que a soma disso não representa a capacidade de absorção que vai enfrentar o surto pois geralmente esse surto se apresenta em um e somente um daqueles cinco arranjos supra citados..

Mas como pode uma proteção da Belkin apresentar uma capacidade de absorção assim tão maior que a da Clamper por exemplo????

 

Simples se considerares que uma proteção típica da Clamper apresenta no filtro da rede elétrica somente três varistores enquanto a da Belkin, tipicamente, apresenta-se com 9 desses varistores:

Da Clamper, falo daqueles componentes azuis bem no topo da foto:

ClamperMultiProteoContadorSurto-Visointe

 

 

Já da Belkin falo desses 9 varistores de cor alaranjada:

07ProtetorBelkinVisodaplacadoladoco.jpg

Faller, então, é verdade, no caso da Belkin realmente absorveria bem mais que o da Clamper, correto?

Levo isso em consideração na hora de escolher entre o de 300 joules da Clamper e o de 1045 joules da Belkin, por exemplo?

 

300 joules aguentaria qualquer surto que os meus aparelhos estão expostos? [isso é o que me preocupa] 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Dizer que alguma proteção aguentaria "qualquer surto" é temerário e a única resposta possível é: "Não".

Depende muito do quanto voce está exposto, da existência de outras proteções pelas quais o surto terá que passar antes de chegar até o seu clamper, da potência e da duração do surto e de diversos outros fatores que fogem ao seu controle.

Por exemplo: voce poderia ter uma excelente proteção contra furacões, mas ela não te protegeria de uma explosão nuclear;

voce pode ter um abrigo para te proteger de uma explosão nuclear, mas ele não vai te proteger de uma colisão de asteroide.

O número de Joules é a energia que o protetor "absorve" sem se danificar.

Um protetor de 300J te dá uma proteção indoor bem RAZOÁVEL, em termos de custo/benefício.

Em um condomínio com 200 apartamentos, se o surto vier pela entrada geral de energia, ele vai se dividir pelos 200 apartamentos, ou pelo menos entre aqueles que tiverem alguma coisa ligada nas tomadas.

Provavelmente um protetor de 300J neutralize o pico de tensão, sem ao menos voce se dar conta.

Se voce morar em uma residência individual, supondo-se que a potencia do surto seja a mesma, chegará no seu aparelho um pico de tensão bem mais potente. Esse pico poderá ultrapassar ou não a capacidade do seu protetor.

Se ultrapassar, irá danificá-lo e poderá até danificar mais alguma coisa junto.

Cada surto de tensão é diferente de outro e a duração também varia.

Capacidade de 300J já é uma boa proteção e 500J seria uma ótima proteção para uso indoor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

300 joules aguentaria qualquer surto que os meus aparelhos estão expostos? [isso é o que me preocupa] 

Sim, desde que garantas que esses surtos não ultrapassem esses 300 joules..

Como não é possível administrar a energia contida nos surtos de tensão que podem adentrar sua casa, essa resposta fica vazia, sem sentido..

 

Adote uma boa proteção, bem dimensionada e com boa topologia, como são as da Clamper, que já tem as tomadas adequadas aos seus equipamentos e seja feliz..

Torça para que os surtos de tensão ultrapassem aqueles 300 Joules..  Como já lhe disse anteriormente, os 1000 Joules da Belkin são um somatorio de todas as proteções em todas as linhas, repetindo:

 

Somatório da capacidade dos varistores nas linhas:

- Entre fase e neutro;

- Entre fase e terra;

- Entre neutro e terra;

- Na linha da proteção da TV a cabo;

- Na rede telefônica..

 

Seu surto adentrará uma e somente uma dessas linhas, desse modo a capacidade de cada linha individualmente não é de 1000 Joules..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...